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Negócio Grupo PSA/Opel em números

By on 7 Março, 2017

O Grupo PSA foi protagonista de uma operação de nota no primeiro trimestre de 2017, com a aquisição da Opel/Vauxhall, transação que permite ao grupo francês posicionar-se no segundo lugar no mercado europeu. Uma operação que envolveu 2,2 mil milhões.

Mas para melhor se perceber os vários meandros deste valor, aqui ficam detalhadamente os números envolvidos disponibilizados pelo Grupo PSA. Em comunicado pode ler-se:

“As operações automóveis da Opel/Vauxhall irão ser adquiridas pela PSA pelo valor de 1,3 mil milhões de Euros. As operações europeias da GM Financial irão ser adquiridas conjuntamente pela PSA e pelo BNP Paribas, por um montante igual a 0,8 vezes o seu valor contabilístico pro-forma no fecho da transação, na ordem dos 900 milhões de Euros.

A operação representa um valor total de 2,2 mil milhões de Euros para as operações automóveis da Opel/Vauxhall e de 100% das operações europeias da GM Financial. O valor da transação para a PSA, incluindo Opel/Vauxhall e 50% das operações europeias da GM Financial será de 1,8 mil milhões de euros.

Como parte dessa operação, a GM e as suas afiliadas endossam a compra de warrants no valor de 650 milhões de Euros. Estes warrants têm uma maturidade de 9 anos e podem ser exercidos a qualquer momento, parcial ou totalmente, a partir de 5 anos a contar da data de emissão, de acordo com um preço de exercício fixado em 1 Euro. Com base num preço de referência de 17,34 Euros por ação PSA[1], os warrants correspondem a 39,7 mil milhões de ações PSA, ou 4,2 por cento do capital social numa base totalmente diluída[2]. A GM não terá nenhum direito de gestão ou de voto no que se refere à PSA e concorda em vender as ações PSA recebidas num prazo de 35 dias a partir do levantamento dos warrants.

A operação inclui as operações automóveis da Opel/Vauxhall, que incluem as marcas Opel e Vauxhall, 6 fábricas de montagem e 5 fábricas de produção de peças, 1 centro de engenharia (Russelsheim, Alemanha) e aproximadamente 40.000 colaboradores. A GM manterá para si o centro de engenharia de Turim (Itália).

Adicionalmente, a Opel/Vauxhall beneficiará sempre das licenças de propriedade intelectual da GM até a adaptação gradual dos seus veículos às plataformas da PSA nos anos vindouros. No âmbito desta operação, a GM irá registar um custo específico de 4 a 4,5 mil milhões de dólares, sem impacto de cash.”

[1] O curso de referência corresponde ao curso médio ponderado dos volumes de ações PSA a 20 dias, a 13 de fevereiro de 2017 (antes da abertura a 14 de fevereiro de 2017)

[2] Cálculo baseado em 907 mil milhões de ações inteiramente diluídas em circulação

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