Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan apresenta a nova geração do X-Trail, ainda mais dedicado à família

By on 6 Setembro, 2022

Depois do Qashqai, da renovação do Juke e do original Ariya, o X-Trail é o modelo que se segue na nova família de SUV eletrificados da marca nipónica, o único com sete lugares.

A renovada família de modelos eletrificados da Nissan continua a crescer. E agora, é a vez da quarta geração do X-Trail ser oficialmente apresentada num novo formato digital e capaz de chegar mais rapidamente e a mais pessoas, antes da sua introdução no mercado, prevista para o outono.

Com mais de duas décadas de história no mercado, o Nissan X-Trail já viu produzidas quase sete milhões de unidades, que foram vendidas um pouco por todo o mundo. Com a nova geração deste modelo, no entanto, é claro que o maior destaque será a nova solução E-Power, da Nissan, que estará disponível em versões de duas ou quatro rodas motrizes. Com este sistema, a locomoção será sempre elétrica, sendo que o motor térmico existente, com 1,5 litros de capacidade, serve apenas como gerador de energia para o motor elétrico. Com a versão e-4ORCE, com um motor elétrico em cada eixo e, por isso, quatro rodas motrizes, estão disponíveis 211 cavalos de potência e 330Nm de binário no eixo dianteiro, mais os 195Nm que estão encarregues de dar uma ajuda no eixo posterior e tudo é gerido da melhor forma usando uma bateria de 1.8 kWh, que dispensa o carregamento externo, como acontece em sistemas híbridos plug-in. E para dar uma ajuda nos trajetos mais urbanos, onde também se vão registar médias de consumo muito comedidas devido à ajuda da eletrificação, está também disponível o sistema e-Pedal, que permite conduzir usando apenas o pedal do acelerador, jogando com a força da regeneração de energia do sistema elétrico para ir travando o carro.

Por fora, o novo Nissan X-Trail destaca-se pelo seu visual de família, mas com linhas mais robustas e vincadas, onde se destaca a nova solução com grupos óticos individuais na secção dianteira, em conjunto com uma grelha dianteira semelhante ao dos restantes modelos da marca nipónica. As luzes de condução diurna estão resumidas a dois traços em LED do género “sobrancelha zangada”, que contribuem para um desenho mais agressivo do conjunto. Na secção lateral, são mais visíveis os traços robustos junto das cavas das rodas, mas também linhas mais fluídas da carroçaria na zona inferior das portas.

Uma vez a bordo, a grande prioridade são mesmo as famílias, principalmente quando estas começam a ser mais numerosas e, apesar da segunda fila de assentos não contar com três lugares individuais, há um bom espaço disponível em largura e para as pernas, mas também dois assentos extra lá mais atrás, uma vez que um dos grandes trunfos do Nissan X-Trail continua a ser a sua lotação de sete lugares. Além disso, estes não se destinam apenas a crianças, e na apresentação foi referido que poderá receber passageiro com uma altura ideal até 1,60 metros. Um pouco mais atrás, e quando os assentos da terceira fila não estão a ser utilizados, há um maior compartimento de carga, com melhores medidas em comprimento e largura, mas com um acesso muito semelhante ao do seu antecessor, não faltando o comando elétrico para a abertura e fecho da porta que dá acesso a este espaço.

Para uma maior dose de conforto e acesso nos lugares traseiros, há pequenos detalhes e soluções que são perfeitas para quem tem crianças, tais como as cortinas de enrolar nas janelas laterais, as portas traseiras com um ângulo de abertura de quase 90 graus, controlos independentes do ar condicionado e tomadas USB destinadas ao carregamento de dispositivos portáteis. E para oferecer um ambiente a bordo melhorado, também não falta um teto de abrir panorâmico, que permite a entrada de mais luz no habitáculo.

Ainda no habitáculo, mas nos lugares da frente, é onde nos vamos aperceber das novidades tecnológicas mais recentes integradas no novo X-Trail. Um dos elementos mais visíveis é o novo painel de instrumentos totalmente digital com um monitor de 12,3 polegadas e que é bastante personalizável, para que fique mais ao gosto de cada pessoa. E mesmo à nossa frente, está um head-up display com uma área de 10,8 polegadas, onde são projetadas as informações mais essenciais, tais como a velocidade a que circulamos e o limite na zona em que nos encontramos, mas também as informações da navegação, caso estejamos a utilizar esse sistema.

No topo da consola central e do tablier, o monitor tátil de 12,3 polegadas também é bastante personalizável e inclui as informações do sistema de navegação, do sistema de som e as mais variadas configurações dos sistemas existentes no Nissan X-Trail. E felizmente, os botões físicos não foram totalmente dispensados, nem na consola, nem no volante, ficando as funções mais comuns disponíveis com um simples premir de botão. Entre os assentos dianteiros, a consola central inclui o comando da caixa e o seletor dos modos de condução, mas também uma zona destinada ao carregamento do telemóvel por indução e a ligação deste ao sistema do carro, através de Apple CarPlay ou Android Auto, sem fios, claro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)