Nissan: Plano global conta com 30 novos lançamentos nos próximos três anos
Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

Nissan apresenta tecnologia inovadora que reduz o ruído

By on 10 Janeiro, 2020

Foi durante o Consumer Eletronics Show (CES) 2020 que a Nissan apresentou ao mundo uma nova tecnologia que ajuda a reduzir de forma evidente o ruído.

O novo material leve de isolamento sonoro, conhecido como meta-material acústico, vai ajudar a tornar os habitáculos dos automóveis mais silenciosos, ao mesmo tempo que reforça a eficiência energética. A composição do novo material é simples. A combinação de uma estrutura reticular e película plástica controla as vibrações do ar para limitar a transmissão de ruído de banda larga (frequências 500-1200 hertz), tal como o ruído da estrada e do motor.

Atualmente, a maior parte dos materiais utilizados para isolar esta banda de frequências consiste principalmente numa placa de borracha, pesada. Este novo metamaterial acústico desenvolvido pela Nissan pesa um quarto do peso para o mesmo tipo e grau de isolamento.

Por ser de estrutura simples, o custo deste material em termos de produção em série é quase o mesmo, ou até melhor, do que os materiais utilizados hoje em dia. Isto são boas notícias para os utilizadores de automóveis que, por uma questão de custos e de peso, vêm a utilização de materiais de isolamento sonoro limitada.

A Nissan começou o caminho da investigação em 2008. Nessa altura, o meta-material era utilizado em antenas de alta sensibilidade usadas em investigação de ondas eletromagnéticas. A Nissan trabalhou para aumentar a aplicabilidade da tecnologia de meta-material para incluir barreiras a ondas sonoras, o que resultou na invenção bem-sucedida do meta-material acústico.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)