Combustão, híbridos, elétricos, hidrogénio, e-fuels, etc: qual é o caminho? A resposta que é difícil de dar…
Hidrogénio: É ou não o combustível do futuro?

Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

By on 15 Março, 2024

A Honda e a Nissan anunciaram planos para colaborar no desenvolvimento de veículos elétricos (VEs) e software relacionado com VEs para combater a expansão agressiva da indústria automóvel chinesa e de outros intervenientes emergentes. O acordo antevê partilha de tecnologia de motores elétricos, baterias e outros componentes.

Segundo o comunicado lançado, as empresas “assinaram um memorando de entendimento no âmbito do qual darão início a um estudo de viabilidade de uma parceria estratégica nos domínios da eletrificação e da inteligência automóvel. O âmbito do estudo de viabilidade inclui plataformas de software para automóveis, componentes principais relacionados com os VE e produtos complementares”

Embora os pormenores da colaboração ainda estejam a ser trabalhados, ambas as empresas estão abertas a uma cooperação global, não apenas limitada ao Japão. Segundo a Reuters, o presidente da Honda, Toshihiro Mibe, admitiu que as partes interessadas ainda não decidiram os pormenores da potencial colaboração, mas o diretor-executivo da Nissan, Makoto Uchida, afirma que estão abertos a trabalhar em conjunto a nível global e não apenas no Japão.

Apesar da parceria existente entre a Nissan e a Renault e dos recentes laços com o fabricante de automóveis chinês Geely, Uchida garante que qualquer colaboração com a Honda não afetará o seu acordo com a Renault, que está focado principalmente no mercado europeu. A Honda, por outro lado, tem as suas próprias joint ventures, incluindo a utilização da tecnologia Ultium da GM nos EUA e um acordo separado com a Sony para desenvolver automóveis elétricos. Esta pode ser apenas mais uma porta aberta a plataformas comuns, o que poderá permitir uma poupança de custos a ambas as marcas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)