Nissan: Plano global conta com 30 novos lançamentos nos próximos três anos
Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

Nissan e-NV200 destaca-se na parceria entre a Nissan e a Logic

By on 18 Setembro, 2019

A Logic, empresa especializada em entregas “last mille” ou último quilómetro, encetou uma parceria com a Nissan e tem utilizado a e-NV200 de forma intensa.

Contas feitas, são mais de 10 mil quilómetros cumpridos, média de 130 km por dia e 16 entregas efetuadas, o que permite uma poupança de 4.500 euros nos custos de utilização e menos 4,5 toneladas de CO2 lançadas na atmosfera.

Foram três meses de teste exigente às qualidades do e-NV200, com o modelo a ser sujeito a uma utilização real dentro do modelo de negócio da Logic, não tendo sido feito qualquer ajuste na carga transportada, nos percursos a cumprir, nem no número de quilómetros a cumprir. E neste particular, a Nissan fez questão de deixar claro que não foi necessário fazer nenhuma carga rápida na rede púbica de carregadores. Esta menção permite destacar os 301 km de autonomia anunciados são mais que suficientes para uma empresa de logística.

Com uma “Wall box”, a noite era escolhida para recarregar a bateria, suficiente para no outro dia cumprir a média de 130 km e 16 entregas na zona da grande Lisboa, com um pico onde foram feitos 230 km e 24 entregas com uma só carga de bateria.

Antonio Melica (Nissan Portugal) e Isabel Viçoso (Logic)

Antonio Melica, diretor-geral da Nissan em Portugal, referiu que “esta parceria revelou-se muito importante para provar que a Nissan e-NV200 é perfeitamente adequada para uma empresa de entregas com estas características. Um dos desafios que inicialmente se colocava era a autonomia e, como pudemos observar ao longo do teste com a LOGIC, os 301km anunciados revelaram ser mais do que suficiente para as tarefas que lhe foram exigidas e nunca colocaram qualquer tipo de constrangimento à empresa. Outro ponto importante é saber que o teste foi feito em condições reais de utilização e resultaram numa poupança significativa para a empresa.”

O responsável máximo da Nissan em Portugal referiu ainda que “para a Nissan, o objetivo passava por demonstrar, em concreto, que o que anunciámos em relação à mobilidade elétrica é uma realidade tangível e que não há razões objetivas para alicerçar as desconfianças em relação à autonomia dos nossos veículos comerciais 100% elétricos.” Por isso, para Antonio Mellica, “a Logic também comprova que o carregamento feito em período noturno é mais do que suficiente para garantir a autonomia necessária para cumprir as entregas diárias.”

Na opinião de quem esteve envolvido neste teste, Jorge Lemos, colaborador da Logic, “este teste foi uma revelação a todos os níveis. Não só foi a primeira vez que utilizei um comercial elétrico nas minhas funções, como fiquei quase de imediato rendido às suas virtudes, em especial ao conforto e silêncio de funcionamento, mas também à mobilidade acrescida que oferece em ambiente urbano. As dimensões compactas, aliadas à boa capacidade de carga, tornam a Nissan e-NV200 especialmente adaptada às entregas nas cidades. Nas zonas de Alfama, Mouraria ou Bairro Alto, por exemplo, nós conseguimos fazer entregas à porta que, com outro comercial, seriam impossíveis. E, para o tipo de entregas que fazemos (last mille), a autonomia da e-NV200 é 100% viável, até porque a capacidade da Nissan de regenerar energia é incrível. Sem dúvida que é o tipo de automóvel que gostaria de utilizar daqui para o futuro.”

Para Isabel Viçoso, Administradora da Logic, «os desafios que se colocam na economia 4.0 e as incertezas quanto ao futuro das entregas nos centros urbanos, obrigam a procurar respostas, a encontrar alternativas mais eficientes, rentáveis, ecológicas e sustentáveis. Com este teste, nós percebemos, e foi uma agradável surpresa, que conseguíamos reduzir 4,5 toneladas/ano nas emissões de CO2, o que faz uma grande diferença na diminuição da pegada ecológica da LOGIC. Além disso, esta experiência demonstrou que conseguíamos uma poupança efetiva de 4.500€ nos custos de utilização com a Nissan e-NV200, tanto nos gastos com combustível, como nas manutenções e até nos tempos de imobilização. Não tenho dúvidas nenhumas que este vai ser mesmo o futuro para este tipo de entregas.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)