Nissan Leaf não escapa à moda dos SUV
Nissan dá uma pequena aula sobre as diferenças dos seus sistemas eletrificados

Nissan Leaf com autonomia até 250 Km

By on 15 Março, 2016

A Nissan volta a fazer subir a fasquia, colocando a autonomia do novo Leaf nos 250 Km. Tal como é hábito relativamente aos elétricos ‘europeus’ (a norma norte-americana é bem mais ‘real’ que a europeia), a ‘verdadeira’ autonomia não é essa, mas a verdade é que, comparativamente ao anterior Leaf, a diferença é grande, e na prática, podemos contar com cerca de mais 50 Km. Sem grandes preocupações de andar demasiado devagar, foi possível irmos de Lisboa a Montejunto, subir e descer a Serra, e chegar a Lisboa com cerca de 70 Km ‘nas baterias’.

Segundo a Nissan, trata-se de um aumento de 25% na autonomia do Nissan LEAF (até 250 km – Valor do NEDC/Novo Ciclo de Condução Europeu – a ser confirmado), com a marca japonesa a introduzir no segmento a tecnologia de baterias de 30 kWh. Naturalmente, a maior autonomia é cabeça de cartaz, mas o Nissan Leaf tem muitas outras atualizações.

Desta forma, os horizontes alargam-se para o Leaf e com dois carregadores rápidos montados em Aveiras e Pombal, já é possível ir e vir ao Porto com duas paragens na AE para “beber um café” e carregar o Leaf. Mas esta nova bateria de 30 kWh é ‘apenas’ o item em destaque num conjunto de atualizações que vão permitir consolidar a posição do Nissan Leaf de 30 kWh do ano de 2016 como um veículo elétrico bem mais versátil. Para Paul Willcox, Presidente da Nissan na Europa, comentou: “O Nissan LEAF, o veículo elétrico mais vendido na história, acaba de se tornar melhor. Uma autonomia de até 250 km abre o mundo dos veículos elétricos para milhares de condutores por toda a Europa que não estavam completamente confiantes em que um veículo elétrico fosse a melhor opção para eles. Esta autonomia extra vai tornar a aquisição de um Nissan LEAF uma escolha fácil para muitos mais condutores”.

Nova bateria, nova tecnologia… a mesma facilidade de utilização

A nova bateria de 30 kWh do LEAF permite uma maior autonomia mas sem comprometer a configuração interna. Disponível nos graus de equipamento Acenta e Tekna, possui exatamente as mesmas dimensões interiores que as unidades de 24 kWh existentes e o aumento de peso é de apenas 21 kg. O resultado? Um automóvel que vai significativamente mais longe enquanto oferece o mesmo aspeto prático e facilidade de utilização que as versões anteriores.

O fator-chave para o alto desempenho da nova bateria é uma atualização ao design interno e à química utilizada. O recurso a um cátodo de alta capacidade melhora o desempenho, enquanto a alteração da disposição das células também contribui para esse ganho. A Nissan está tão confiante quanto ao desempenho e fiabilidade desta sua nova tecnologia que a bateria de 30 kWh terá uma garantia de oito anos ou 160.000 km.

Recarregar a nova bateria do Nissan LEAF de 30 kWh é tão fácil e simples como carregar a atual unidade de 24 kWh: os clientes poderão recarregar a partir das suas residências, carregadores públicos ou de uma rede de Carregadores Rápidos (trifásicos, 400 V) que se está a expandir rapidamente pela Europa e que é já a melhor rede de carregamento rápido para veículos elétricos disponível.

Uma das funcionalidades mais aclamadas e úteis do Nissan LEAF é a sua capacidade para interagir e ser controlado remotamente pelo seu proprietário através do Carwings. Desde a possibilidade de verificar o estado de carregamento ao pré-aquecimento do habitáculo nos dias frios de inverno, proprietários do Nissan LEAF por todo o mundo utilizam esta telemática através dos seus smartphones e afirmam que lhes facilita a utilização do seu LEAF. O Carwings não só permite maior conforto mas também aumenta a autonomia de condução graças à capacidade de pré-aquecer ou refrigerar o habitáculo sem utilizar a energia da bateria.

O Nissan LEAF de 30 kWh passa a dispor de uma atualização significativa desta tecnologia única com um novo sistema NissanConnect EV, específico para veículos elétricos, que substitui o sistema Carwings. Retém todos os reputados elementos deste sistema original, mas acrescenta novas funcionalidades, um processo de ativação muito simplificado e um novo design. Uma das várias melhorias do sistema NissanConnect EV é o novo mapa de carregamento que é capaz de indicar quais os postos de carregamento que se encontram disponíveis e quais estão a ser utilizados.

Concebido para possibilitar uma integração sem problemas com a nova geração do sistema de infotenimento NissanConnect EV, inclui um sistema de navegação completamente revisto, alertas de manutenção e uma funcionalidade de localização do veículo.

Todas as versões Nissan LEAF Acenta e Tekna do ano 2016 estarão equipados com a mais recente evolução do reputado sistema NissanConnect, específico para veículos elétricos da marca. Possuindo uma nova interface e recetor de rádio digital, disponibiliza também um ecrã tátil de 7 polegadas que permite aos utilizadores ampliarem e reduzirem mapas e percorrer entre menus apenas com o toque no ecrã. O Nissan LEAF de 30 kWh apresenta também algumas úteis alterações ao design exterior e uma nova cor Bronze. A produção do Nissan LEAF de 30 kWh vai continuar na fábrica da Nissan em Sunderland no Reino Unido, com as vendas Europeias a começar em Janeiro de 2016. Os preços finais e as especificações para cada mercado serão anunciadas em breve.

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