Nissan: Plano global conta com 30 novos lançamentos nos próximos três anos
Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

Nissan MID4: o modelo que estabeleceu as bases para o nascimento do GT-R (c/vídeo)

By on 25 Fevereiro, 2019

Muitos não devem conhecer este modelo, pois foi um “nado morto” que a Nissan juntamente com a divisão Nismo, criou para ser rival dos desportivos de culto da Ferrari e da Porsche. Foi liquidado à última da hora, mas pavimentou o caminho para o aparecimento do GT-R.

Quem recuperou a memória deste modelo foi o canal oficial da Nismo no youtube, lembrando que o modelo era inovador pelas tecnologias embarcadas, absolutamente impressionantes para época. O conceito do MID4 não sobreviveu, mas muitas das tecnologias que oferecia esculpiram o futuro dos desportivos da Nissan.

O primeiro MID4 foi revelado no Salão de Frankfurt de 1985, há 34 anos, tendo como ideia base um chassis com motor central traseiro, tração integral e o sistema de quatro rodas direcionais HICAS, sendo a potência servida pelo bloco 3.0 litros V6 atmosférico nuns razoáveis 245 CV. A caixa era uma unidade manual de cinco velocidades.

As reações foram interessantes e a Nissan continuou a desenvolver o carro nos anos seguintes, surgindo em 1987 a segunda geração do MID4, mostrado no Salão de Tóquio. O protótipo exibido parecia estar pronto para receber um par de matrículas. Esta segunda versão do MID4 estava equipada com o famoso motor VG30DETT, o V6 3.0 litros duplo turbo com 330 CV. Não se lembra? Era o motor do Nissan 300 ZX!

O MID 4 Mark II continuava a ter tração integral com um repartidor de binário que colocava 33% da força nas rodas da frente e 67% nas rodas traseiras. A primeira versão do sistema Attesa AWD que a Nissan apresentou mais tarde instalado nos Skyline R33 e R34 GT-R. O MID4 Mk1 tinha 4150 mm de comprimento, 1770 mm de largura e 1198 mm de altura, com 1230 quilos de peso. Já o MK2 tinha as mesmas dimensões, mas pesava mais 170 quilogramas de peso.

Infelizmente, o carro desenhado por Shinichiro Sakirai nunca chegou à produção pois surgiu numa época em que a economia tinha dado um tombo, respirava com dificuldades e a Nissan entendeu que era demasiado gastar tanto dinheiro num desportivo. Sobreviveu muita da sua tecnologia nos modelos dos nossos dias.

Ficam algumas questões: e se a Nissan tem construído o MID Mk2? Teria ele mudado a história dos supercarros como a conhecemos, da mesma forma como a Honda, com o insuspeito NSX, obrigou a Ferrari a elevar o nível para abafar o rival? Quem sabe…

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)