Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
X-Trail, Qashqai e motorização e-Power colecionam prémios

Nissan Qashqai recebe motor 1.3 Turbo e mais novidades

By on 9 Outubro, 2018

São três as novidades do Qashqai, o modelo líder do segmento dos crossover: motor 1.3 Turbo a gasolina, uma caixa de dupla embraiagem e mais tecnologia e conectividade.

Brevemente o AUTOMAIS vai lhe oferecer as primeiras impressões sobre o Qashqai com o novo motor a gasolina, mas podemos adiantar-lhe que o novo bloco, já conhecido pois é fruto da colaboração entre a Aliança Renault Nissan Mitsubishi e a Mercedes, tem uma cilindrada de 1.3 litros e toma o lugar até agora ocupado pelos blocos 1.2 e 1.6 litros. Usado, por exemplo, no novo Classe A da Mercedes, este propulsor terá, no Qashqai, uma potência de 140 CV e outra variante com mais espigados 160 CV. Ambos estarão equipados com caixa manual de seis velocidades e tração dianteira, com a Nissan a oferecer a nova caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (a EDC da Renault) para a versão mais potente e como opção.

No que toca á eficiência, o motor 1.3 litros destaca emissões de 121 gr/km de CO2, com caixa manual e nas duas versões de potência, subindo esse valor para os 122 gr/km de CO2 na variante com caixa automática. Os valores de consumo de gasolina são de 5,3 l/100 km para ambas as versões.

Para a Nissan, este motor é uma enorme melhoria em termos de performances, agradabilidade na condução e na experiência de condução devido ao menor ruído e maiores intervalos de manutenção.

Esta alteração na motorização a gasolina ofereceu o pretexto para a Nissan lançar um novo sistema de info entretenimento, agora com Android Auto e Apple Car Play e melhor conectividade. O sistema oferece um ecrã de 7 polegadas sensível ao toque (aqui não há mudanças) e foram reduzidos os botões físicos, substituídos por comandos virtuais no ecrã.

Existe, também, uma nova aplicação Nissan para os “smartphones” chamada “Door to Door Navigation” que, de acordo com explicação da casa japonesa, inclui a possibilidade de desenhar um percurso no telemóvel e, depois, enviá-lo para o carro. Tudo isto será revelado dentro de semanas e estará em comercialização ainda antes do final do ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)