Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan Qashqai vai receber em breve uma versão híbrida menos convencional

By on 10 Março, 2022

Um dos SUV mais conhecidos do planeta vai receber em breve uma nova versão híbrida, mas com um sistema que, não sendo inédito, é pouco comum.

O Nissan Qashqai continua a ser um dos SUV mais desejados do mercado. A sua longa história neste segmento e o facto de sempre ter conseguido preencher os desejos da maioria dos seus clientes, tem feito com que este fosse um dos melhores sucessos da marca nipónica. Com a sua nova geração, o ritmo mantém-se, mesmo com uma mudança de atitude e a ausência de opções movidas a gasóleo, por exemplo, mas a maior das novidades é a que está prestes a chegar ao mercado.

O novo Nissan Qashqai e-Power é uma nova versão híbrida que combina um motor elétrico com um a gasolina, mas em que apenas o elétrico está autorizado a locomover o carro. O motor a gasolina funciona apenas como gerador de energia para o sistema elétrico, que nem sequer é dos que se tem de ligar à rede para carregar. Ou seja, nesta nova versão híbrida, fica presente um modelo de locomoção totalmente eletrificada, mas que é alimentado por um motor a gasolina.

As vantagens de utilização de um sistema deste género estão no facto de ainda ser muito mais conveniente abastecer um depósito de combustível do que aguardar pelo carregamento de uma bateria, ao mesmo tempo que a emissões poluentes deste sistema serão sempre muito mais comedidas, uma vez que é apenas a eletricidade e locomover o carro.

Ou seja, para fazer mexer o Nissan Qashqai e-Power, está presente um motor elétrico de 140 kW (190 cavalos), que já é conhecido de outros modelos, mas depois, estão também presentes um inversor e um segundo motor, a gasolina, com três cilindros e 1,5 litros de capacidade, que atua apenas como gerador. O resultado, é uma opção que consegue médias de consumo ligeiramente acima dos cinco litros para cada 100 quilómetros e um nível de emissões em torno dos 119 g/km, mas com as vantagens de condução de um automóvel elétrico em termos de resposta e eficiência.

Segundo Guillaume Cartier, Chairperson da região AMIEO da Nissan, “A introdução do inovador sistema e-POWER no novo Qashqai adiciona um pouco mais espírito pioneiro da Nissan ao segmento dos crossovers. Os clientes vão adorar a sensação de conduzir um carro elétrico, mas sem a preocupação dos carregamentos. Além disso, o sistema e-POWER representa um marco significativo na estratégia de eletrificação da Nissan”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)