Espace F1: Quando a Renault colocou um V10 num monovolume
Leilão de automóveis antigos no Mónaco será um dos mais incríveis de sempre

Nissan renova protótipo BladeGlider

By on 4 Agosto, 2016

A Nissan apresentou uma evolução do concept car BladeGlider, agora incorporando elementos técnicos que lhe permitem circular na estrada. Esta nova encarnação do protótipo japonês, ainda inspirada no modelo construído pela DeltaWing, demonstra o interesse da Nissan em construir automóveis de vários tipos com motores que tenham poluição zero em circulação. Para tornar o BladeGlider capaz de andar na estrada, a Nissan trabalhou em conjunto com a Williams.

Foram precisos dois anos de estudos para tornar o concept car num modelo pronto para circular. O carro mantém o eixo dianteiro estreito e um habitáculo com um arco de segurança, enquanto as portas em asa de gaivota abrem para trás. O chassis inclui vários elementos de controlo eletrónico, incluindo sensores em cada roda, para medir velocidade e uso da energia, e um controlo de binário para melhorar o comportamento em curva.

O sistema de baterias, criado em conjunto com a Williams, inclui dois motores de 130 kW, para, em conjunto, chegarem 200 kW (272 cv) de potência às rodas. Com o peso do conjunto a ficar nos 1300 kg, demora menos de cinco segundos para chegar aos 100 km/h, mas deixa de acelerar aos 190.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)