Mercedes prepara-se para apresentar protótipo inspirado no C111
A BMW está a produzir uma série muito limitada do iX5 movido a hidrogénio

Nissan revela Navara Dark Sky Concept

By on 19 Setembro, 2018

Aproveitando o Salão de Hannover de veículos comerciais, a Nissan mostrou uma versão muito modificada da Navara, espécie de lado cientifico da pick-up da marca japonesa.

Pensada e desenhada para transportar astrónomos da ESA (Agência Europeia do Espaço) até zonas remotas para análise do espaço durante a noite, a Nissan Navara Dark Sky Concept destaca o sistema Propilot de condução semi-autónoma da Nissan, bem como um sistema melhorado de monitorização do ângulo morto e monitores que asseguram a visibilidade 360 graus em redor do veículo, particularmente quando o modelo está a rebocar, tendo em conta o tamanho adicional com o reboque, feito especialmente para a ESA.

O “Towing Hitch Alingment”, sistema que automaticamente alinha o carro com o reboque antes deste ser agarrado ao veículo através do gancho de reboque, também é oferecido. De referir que o sistema tem capacidade para travar, acelerar e mover a Navara, para chegar ao reboque sem mais dificuldades.

Quanto ao reboque utilizado pela Navara Dark Sky Concept, possui um tejadilho de abertura mecânica que protege um poderoso telescópio Planewave e outro equipamento levado pelos astrónomos de ESA. Para que não exista falta de energia, tanto o carro como o reboque têm unidades auxiliares que permitem usar computadores portáteis e outro equipamento cientifico sem gastar a bateria do veículo. A Navara Dark Sky Concept funciona, ainda, como “hotspot” WiFi de internet com capacidade de transmissão vídeo.

A base mecânica é a mesma da Navara (motor 2.3 litros turbodiesel com 190 CV) mas para este protótipo, a distância ao solo aumentou 140 mm, as rodas são maiores com jantes de 20 polegadas e de 16 polegadas no reboque. O que faz um conjunto deveras interessante. As luzes do interior passaram de brancas a vermelhas (isto porque a luz vermelha afeta menos o olhar humano) e quase todo o habitáculo está forrado com material refletor que permite aceder a quase tudo sem necessidade de ligar luzes ou usar uma lanterna.

Tudo o que está neste protótipo não chegará á produção em série, exceção feita ao sistema de ajuda ao engate do reboque que, num futuro ainda desconhecido, poderá ser utilizado. O sistema Propilot já está em utilização e será expandido a toda a gama Nissan.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)