Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan revela o ‘concept’ Hyper Tourer

By on 17 Outubro, 2023

A Nissan revelou hoje o Nissan Hyper Tourer, o terceiro ‘cencept’ da sua série de veículos eléctricos (EV) que serão apresentados no Salão da Mobilidade do Japão, a partir de 25 de outubro. O Nissan Hyper Tourer será apresentado fisicamente no salão.

Depois do Hyper Adventure e do Hyper Urban, a Nissa revela este monovolume totalmente elétrico. O ‘concept’  Nissan Hyper Tourer combina a essência do omotenashi (hospitalidade japonesa) com várias tecnologias avançadas, incluindo a condução autónoma. A funcionalidade V2X (Vehicle-to-Everything) e a bateria de elevada capacidade também permitem o fornecimento de eletricidade a casas, lojas e escritórios, em viagem e em várias situações de negócios.

O exterior é composto por painéis de carroçaria suaves e linhas de carácter acentuadas que demonstram a beleza tradicional japonesa, e a sua aparência imponente harmoniza-se com a paisagem circundante. Os lados fluem diagonalmente da frente para o guarda-lamas traseiro para um melhor desempenho aerodinâmico e a impressão de uma condução suave resultante da combinação de VE e condução autónoma. A linha de cintura branca serve de farol e de luz de assinatura, enquanto as jantes com padrão kumiko e a linha suave e rectilínea da carroçaria criam uma sensação de qualidade superior à classe do ‘concept’.

O interior espaçoso é possível graças à Nissan EV Technology Vision, que consolida componentes compactos e baterias de alta densidade energética de estado sólido para criar um pacote inovador para o automóvel. O resultado é um centro de gravidade ultra-baixo, que, quando combinado com o avançado sistema de controlo de todas as rodas e-4ORCE do veículo, produz uma aceleração e desaceleração suave e plana. A consola superior e a iluminação apresentam padrões tradicionais japoneses kumiko e koushi que criam uma sensação de luxo, enquanto o painel plano de LED no chão apresenta imagens do leito de um rio e do céu, ajudando a criar um espaço relaxante onde o digital e a natureza se fundem.

A condução totalmente autónoma permite que quem está no lugar do condutor se concentre na interação com os restantes passageitos. Os bancos dianteiros podem rodar 360 graus, permitindo que os passageiros dos bancos dianteiros e traseiros tenham conversas frente a frente. Os passageiros dos bancos traseiros podem utilizar um ecrã portátil para ver e operar a navegação e o áudio no ecrã central do banco da frente, criando uma sensação de unidade entre todos os ocupantes. Além disso, um sistema inovador de IA pode monitorizar os seus sinais biométricos – incluindo ondas cerebrais, ritmo cardíaco, respiração e transpiração – e selecionar automaticamente música complementar e ajustar a iluminação de acordo com a sua disposição.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)