Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Nissan: tecnologia Brain-to-Vehicle promete automóveis que aprendem com o condutor

By on 4 Janeiro, 2018

A Nissan acaba de revelar uma tecnologia única no mundo e que vai permitir aos automóveis interpretar sinais do cérebro do condutor, redefinindo a forma como as pessoas interagem com os seus automóveis.

A tecnologia Cérebro ao Automóvel (B2V – Brain-to-Vehicle) promete diminuir os tempos de reação dos condutores e vai levar a automóveis que se adaptam constantemente para tornar a condução mais divertida.

A B2V é o mais recente avanço para a Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da empresa para transformar a forma como os automóveis são conduzidos, alimentados e integrados na sociedade e a Nissan vai demonstrar as capacidades desta sua tecnologia exclusiva no CES 2018 em Las Vegas.

“Quando a maioria das pessoas pensa em condução autónoma, tem uma visão muito impessoal do futuro, na qual os humanos deixam o controlo às máquinas. No entanto a tecnologia B2V faz o oposto, utilizando sinais do próprio cérebro do condutor para tornar a condução mais excitante e divertida”, diz Daniele Schillaci, Vice-presidente Executivo da Nissan. “Através da Mobilidade Inteligente da Nissan, estamos a criar um mundo melhor para as pessoas, através de uma maior autonomia, eletrificação e conectividade”.

Esta inovação da Nissan é o resultado de uma investigação sobre a utilização de tecnologia de descodificação da atividade cerebral para prever as ações do condutor ou detetar desconforto:

Prever: Ao detetar sinais de que o cérebro do condutor está a programar um movimento – como por exemplo, rodar o volante ou pressionar o pedal do acelerador – as tecnologias de assistência ao condutor podem iniciar essa ação mais rapidamente, diminuindo assim os tempos de reação e melhorando a condução manual.

 Detetar: Ao detetar e avaliar o desconforto do condutor, a inteligência artificial pode alterar a configuração de condução ou o estilo de condução quando se encontra em modo autónomo.

Outras utilizações possíveis incluem o ajuste do ambiente interno do veículo, disse Lucian Gheorghe, investigador sénior de inovação no Centro de Investigação Nissan no Japão e responsável pela investigação em B2V. Por exemplo, a tecnologia pode utilizar a realidade aumentada para ajustar o que o condutor vê e criar um ambiente mais relaxante.

“As potenciais aplicações da tecnologia são incríveis”, disse Gheorghe. “Esta investigação vai agir como um catalisador para mais inovações da Nissan para os nossos automóveis nos próximos anos”.

A tecnologia B2V da Nissan é o primeiro sistema no mundo do seu género. O condutor utiliza um dispositivo que mede a atividade das suas ondas cerebrais, as quais são analisadas por sistemas autónomos. Ao antecipar os movimentos pretendidos, os sistemas podem iniciar ações, como por exemplo, rodar o volante ou abrandar o automóvel, 0,2 a 0,5 segundos mais rápido que o condutor, mantendo-se no entanto maioritariamente impercetíveis.

A Nissan vai utilizar um simulador de condução para demonstrar alguns elementos da sua tecnologia B2V na CES e Gheorghe estará disponível para responder a perguntas. O espaço da Nissan vai estar no stand 5431 no Hall Norte do Las Vegas Convention Center.

Vídeo: Introducing Nissan’s Brain-to-Vehicle Technology at CES 2018

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)