Nissan testa pintura que evita desgaste do sol… sem o sol!

By on 4 Janeiro, 2019

Chama-se “Climómetro de Xénon” (Xenon Weather Ometer) e é uma ferramenta que a Nissan desenvolveu e utiliza para testar pinturas que evitam o desgaste e os danos do sol sem utilizar o sol.

É um bocadinho como fazer omeletas sem ovos, mas a verdade é que a Nissan, com este “Climómetro de Xénon” permite que cerca de 100 amostras diferentes podem ser testadas ao mesmo tempo, reduzindo assim o desperdício e economizando tempo precioso.

Outra vantagem é a possibilidade destes testes serem feitos ao longo de todo o ano, mesmo no dia mais curto do ano (o Solstício de Inverno), seja em que local for. Esta ferramenta avalia a durabilidade do material em diferentes condições climáticas, utilizando uma lâmpada de xénon de 4 mil watts.

Esta lâmpada coze cerca de uma centena de amostras com os mesmos raios que o sol. As ditas amostras giram em redor da lâmpada para imitar a órbita da terra e como o sistema funciona 24 horas por dia, os testes duram metade do tempo. Depois, os engenheiros observam as amostras através de uma série de ciclos para investigar as alterações.

Esta utilização não é inédita, já que a Nissan usa uma câmara climática acelerada XWO para replicar, em laboratório, condições que sucedem em ambiente natural. Estas células de teste expõem vários tipos de amostras de materiais a uma ampla gama de condições que o veículo poderá enfrentar numa utilização normal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)