Garantia geral da Mazda nos automóveis novos passa de três para seis anos
Maserati apresenta um novo programa de garantia para os seus modelos

Nokian apresenta novo pneu com garantia de que pode fazer 130 000 quilómetros

By on 18 Janeiro, 2021

A Nokian Tyres, empresa de pneus fundada na Finlândia, apresentou um novo pneu que surpreende pela duração extraordinária. Apesar de ainda só estar disponível no mercado norte-americano, o denominado One tem uma longevidade de até 130 000 quilómetros com garantia de marca. Fabricados na fábrica em Dayton, Tennessee, mas também nos outros centros da marca na Europa, pretende cobrir 91% do mercado, incluindo carros todo o terreno.

Uma das inovações que permite chegar a este número incrível de duração é a tecnologia denominada Aramid Sidewall. Isto é uma base em fibra de aramida resistente a perfurações e que está incrustada nas laterais do pneu como reforço. Assim, protege o composto do pneu contra as irregularidades da estrada. Para além disso, também apresenta, segundo a marca, um comportamento superior em travagem, sem comprometer o conforto de rolamento.

Mais do que longevidade, o One melhora o comportamento em condições húmidas graças ao desenho do piso do pneu que se baseia num padrão simétrico e não direcional. A isto acrescenta-se um desenho em “zig-zag” na parte central. Por fim, a Nokian garante que é possível reduzir o consumo de combustível e está disponível nas medidas de 14 a 20 polegadas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)