Polestar: Redução nas emissões em 2023
OPINIÃO, mundo automóvel e sustentabilidade: a melhor solução é não renegar nenhuma

Normas de CO2: CLEPA ‘pede’ abordagem equilibrada e tecnologicamente aberta

By on 26 Março, 2023

Enquanto o Conselho Europeu se prepara para finalizar a sua posição sobre as normas de CO2 para automóveis e carrinhas, a CLEPA, a Associação Europeia de Fornecedores Automóveis, reafirma o seu empenho numa abordagem equilibrada e tecnologicamente aberta que promova soluções de mobilidade acessíveis e sustentáveis com impacto no mundo real, ao mesmo tempo que apoia a competitividade da indústria de abastecimento automóvel.

O Secretário-Geral da CLEPA, Benjamin Krieger, afirma “A mobilidade é uma parte essencial da nossa vida diária, e precisamos de encontrar uma forma de reduzir as emissões sem comprometer a acessibilidade dos preços, o emprego, a capacidade de inovar, e a competitividade da UE.

Ninguém questiona a transição da mobilidade verde, mas soluções paralelas e complementares neutras do ponto de vista climático apenas fazem sentido no atual contexto económico e político. Os preços da energia e o IRA são dois desafios fundamentais, mas não são os únicos”.

A electromobilidade desempenhará um papel dominante na mobilidade pessoal, mas isto requer condições de capacitação críticas, tais como infra-estruturas de carregamento, capacidade de rede adequada, uma profunda cadeia de abastecimento de baterias na Europa e acesso a matérias-primas, todas alimentadas por electricidade renovável e acessível.

Os fornecedores do sector automóvel defendem uma abordagem que encoraje a inovação e o investimento numa série de tecnologias neutras para o clima, tais como híbridos, hidrogénio e combustíveis renováveis sustentáveis, a par da electrificação.

Benjamin Krieger prossegue, “as soluções que permitem a diversidade tecnológica nos regulamentos e a conformidade dos veículos estão disponíveis”.

Estas considerações são importantes tanto para automóveis e camionetas como para veículos pesados”.

A CLEPA exorta os decisores políticos a adotarem uma abordagem equilibrada e pragmática que considere o impacto de uma via tecnológica estreita nos consumidores, nas empresas e na inovação.

A Europa necessita de um quadro político coerente e de apoio que incentive a produção e utilização de todas as tecnologias disponíveis que nos possam ajudar a atingir os nossos objectivos climáticos, dos quais são muitos.

A competitividade da indústria automóvel europeia está em jogo, e as medidas políticas da UE têm de corresponder à concorrência estrangeira a curto prazo, e a longo prazo é necessária uma política industrial holística que não distorça o mercado único, proporcione mais acesso ao financiamento e à mão-de-obra qualificada, reduza regulamentos onerosos, ao mesmo tempo que permite a inovação.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)