i5 Flow NOSTOKANA: O BMW que muda de cor
BMW Série 5 Touring 2024 – Um Mundo de Inovação Elétrica

“Nos próximos 10 anos, vai haver mais mudanças na indústria automóvel do que nos últimos 30”

By on 6 Setembro, 2023

A rápida evolução dos padrões e expectativas dos consumidores está prestes a desencadear transformações revolucionárias na indústria automóvel, sendo que a rapidez com que tudo se desenvolve também será maior. Segundo se prevê… três vezes mais rápida.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou recentemente que o BMW Group escolheu a AWS como o fornecedor preferencial de cloud para a sua plataforma de condução automatizada. O BMW Group irá desenvolver o seu sistema avançado de assistência ao condutor (ADAS) de próxima geração utilizando a AWS para inovar com novos recursos para a sua próxima geração de veículos: a ‘Neue Klasse’ – que tem lançamento previsto para 2025.
O novo sistema, baseado na cloud, irá desenvolver-se sobre o Cloud Data Hub pré-existente da BMW na AWS e utilizará os recursos de computação, inteligência artificial generativa (IA generativa), Internet das Coisas (IoT), Machine Learning (ML) e armazenamento da AWS para ajudar a acelerar a entrega de veículos altamente automatizados da BMW.

“Na próxima década, os hábitos e as expectativas dos consumidores vão impulsionar mais mudanças na indústria automóvel do que aquelas a que assistimos nos últimos 30 anos”, afirmou o Dr. Nicolai Martin, senior vice president of Driving Experience do BMW Group. “Este é apenas o início de uma nova era de condução altamente automatizada, alimentada por inovações em tecnologia e engenharia. Ao colaborar com a AWS, o BMW Group, em parceria com a Qualcomm Technologies, está a construir a nossa nova plataforma de condução automatizada numa infraestrutura AWS, de escala, segura e fiável. Estamos a tirar partido da capacidade da AWS para potenciar a próxima geração de funções de condução e estacionamento automatizados da BMW.”

O ADAS apoia atualmente os condutores com sistemas de alerta precoce e funcionalidades que tornam a condução mais segura e mais confortável. Estes sistemas utilizam software avançado e sensores de bordo para fornecer avisos ao condutor, travagem automática e funções de direção concebidas para ajudar a melhorar o desempenho de um veículo na estrada. Ao desenvolver a plataforma ADAS de próxima geração com a AWS, os engenheiros do BMW Group respondem mais rapidamente às exigências dos clientes e fornecem novas funcionalidades que melhoram a experiência de condução. Esta competência, suportada pela cloud, ajudará a BMW a continuar a inovar nas funcionalidades da sua ‘Neue Klasse’ de veículos e a manter os condutores concentrados na experiência na estrada.

O BMW Group também se juntou à Qualcomm Technologies, Inc., para desenvolver em conjunto sistemas de condução automatizados de próxima geração, baseados na plataforma aberta e modular Snapdragon Ride. Os sistemas correm sobre Ride Vision integrada, que permitir uma perceção de 360 graus para o veículo. Juntamente com a AWS e a Qualcomm Technologies, os engenheiros do BMW Group têm acesso a hardware líder, software de visão e recursos de cloud numa plataforma de desenvolvimento de condução automatizada end to end. Colocar a plataforma de condução automatizada do BMW Group na cloud ajuda a quebrar os silos de desenvolvimento dentro das equipas de software de veículos no BMW Group e promove uma maior colaboração global com os fornecedores para acelerar a inovação da condução automatizada.

“À medida que a indústria automóvel evolui para uma nova arquitetura de veículos, definida por software de alto desempenho, baixo consumo de energia e altamente escaláveis, estamos orgulhosos por manter a nossa cooperação estratégica de longa data com o BMW Group. Estamos a desenvolver tecnologias de assistência ao condutor alimentadas por IA, mais seguras, e em escala”, disse Nakul Duggal, senior vice president and general manager of Automotive and Cloud Computing at Qualcomm Technologies, Inc. “A solução Qualcomm® Cloud AI 100 e as plataformas Snapdragon Ride vão fornecer inovação automóvel ao BMW Group e a marcas líderes em todo o mundo. Este relacionamento estratégico com a AWS e a BMW reúne tecnologias de ponta de cada um dos respetivos setores, e propícia um ambiente moderno de desenvolvimento de software originário da cloud.”

O BMW Group também está a trabalhar com a AWS para escalar a sua capacidade de gerir grandes aumentos na criação de dados, e uso dos mesmos, no desenvolvimento de recursos de condução automatizada. À medida que os fabricantes de automóveis implementam funções de condução automatizada de nível superior, como o cruise control adaptativo, a assistência ao estacionamento e a condução autónoma, os veículos criam mais dados para as equipas de engenharia analisarem e utilizarem no desenvolvimento de futuras funcionalidades. Esta infraestrutura, baseada na cloud, ajudará a fornecer, ainda mais rapidamente, a base para que o BMW Group desenvolva e forneça novas funções para os seus veículos, tais como a assistência à saída da faixa de rodagem, mudança de faixa automatizada ou funções de condução mãos-livres.

A AWS ajuda a alimentar esta nova plataforma de condução automatizada e escalável, que tem por base uma arquitetura de referência comum, que acelera o ciclo de vida do desenvolvimento e o alarga aos modelos BMW. Por exemplo, a plataforma fornece a estrutura necessária para processar, catalogar e armazenar milhões de quilómetros de dados de condução em tempo real no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3). Os engenheiros e cientistas de dados podem, então, pesquisar, identificar e visualizar cenas de condução relevantes para desenvolver e treinar modelos utilizando o Amazon SageMaker, o serviço da AWS para criar, treinar e implementar modelos de Machine Learning na cloud e com inúmeras vantagens. Os engenheiros também podem desenvolver simulações de verificação, de grande escala, em instâncias de computação da AWS. Com esta abordagem, o BMW Group pode testar e validar novas versões de software de forma mais eficiente, garantir a segurança do sistema e reduzir o tempo de colocação no mercado.

“A condução automatizada é mais do que apenas conveniência, tem também como objetivo fornecer tecnologia de assistência ao condutor que ajude a prevenir acidentes e a salvar vidas”, afirmou Wendy Bauer, general manager of Automotive and Manufacturing da AWS. “A implementação destes sistemas, por parte do BMW Group, à escala internacional requer uma abordagem que processe e analise grandes quantidades de dados, que aprenda e inove, para que os fabricantes de automóveis possam desenvolver sistemas automatizados, e ADAS, mais seguros e fiáveis. Ao trabalhar com a AWS e a Qualcomm Technologies, o BMW Group tem as ferramentas necessárias para ajudar a tornar a sua visão em realidade: fornecer funções de condução seguras, de qualidade superior, de alto desempenho e altamente automatizadas aos seus clientes.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)