BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Nova atualização de software da BMW inclui 4,7 milhões de automóveis

By on 26 Janeiro, 2023

Desde funções de utilização prática, até às que nos fazem melhorar o estado de espírito ao longo do dia, são diversas as novas funções da atualização de software mais recente dos sistemas operativos da BMW.

Até há bem pouco tempo, uma atualização de software num automóvel era algo que obrigava a alguma logística. Em 4,7 milhões ficaria para além de um pesadelo e provavelmente não seria efetuada na grande maioria dos mesmos. Mas agora, com as atualizações OTA (over-the-air) tudo fica mais simples e basta fazer o upload para todos os automóveis em questão.

Neste caso específico trata-se de cerca de 4,7 milhões de unidades já equipadas com o sistema operativo BMW iDrive OS 7 e 8, com algumas melhorias para diversos dos seus sistemas, tais como os que aqui deixamos como exemplo.

Novas funções para a Chave Digital BMW

Numa das mais recentes atualizações, passou a ser possível partilhar a chave digital do carro entre dispositivos com iOS ou Android, mas sempre com a obrigação de manter uma chave física do carro no seu interior. Com esta nova versão, isso já não acontece, pois agora, uma Chave Digital BMW partilhada via smartphone pode ser ativada diretamente no veículo através da introdução de um código de ativação.

Estacionamento por controlo remoto

O sistema de estacionamento automático passa a poder ser usado através da My BMW App, mesmo fora do carro, mas uma distância máxima de seis metros. Ou seja, usando apenas o smartphone, poderá controlar remotamente o carro em manobras de estacionamento pré-definidas, com a ajuda do Manoeuvring Assistant. Ou então, comandar apenas a manobra para a frente e para trás, seja num estacionamento paralelo ou perpendicular.

Clientes da AT&T já podem usar o Personal eSIM

A atualização do software remoto da BMW permite aos clientes da operadora de rede móvel AT&T dos Estados Unidos a utilização do seu Personal eSIM, que fica integrado com o sistema operativo e com acesso à rede 5G, permitindo-lhe fazer chamadas telefónicas sem o seu smartphone no veículo, transmitir dados através do hotspot Wi-Fi e utilizar os serviços de vídeo diretamente no sistema do carro.

Além destas novidades, estão também presentes algumas funções novas, mas destinadas apenas a modelos específicos. Por exemplo, no BMW iX passa a ser possível parar de carregar e desbloquear a tomada de carga do sistema através da aplicação My BMW. Nos BMW iX, Active Tourer e X1 equipados com o Parking Assistant (SA 5DM), há agora uma assistência adicional na direção ativa ao fazer marcha atrás com um reboque acoplado. Para os BMW X7 comercializados na América do Norte, há agora um gráfico de luz mais moderno nos indicadores de direção e, finalmente, para os novos Série 7 e X1, fica também disponível o novo My Mode “Digital Art”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)