Novo Audi S3: Mais potente do que nunca
Audi R8 – O fim de um ícone: Produção do supercarro foi parada no final do ano passado

Nova Audi RS4 Avant: Regresso de um ícone

By on 14 Setembro, 2017

Audi RS4 Avant

A nova Audi RS4 Avant foi apresentada no Salão do Automóvel de Frankfurt. Combina performance com usabilidade adequada ao dia-a-dia.

De acordo com Stephan Winkelmann, director da Audi Sport GmbH, a Audi RS4 Avant é um ícone da gama RS com uma história incomparável. É um veículo útil e pragmático de grande potência. Na China, a nova RS4, enquanto única carrinha de alta performance no seu segmento, dará novo ímpeto ao crescimento da Audi.

Motorização, desempenho e componentes funcionais

Debaixo do capô da Audi RS4 Avant está um motor V6 biturbo TFSI de 2.9 litros, capaz de debitar 450 cavalos e com um binário de 600 Nm entre as 1.900 e 5.000 rpm. Consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 250 km/h. Com o package “RS Dynamic” a velocidade máxima aumenta para 280 km/h.

A Audi RS4 Avant está equipada com uma caixa Tiptronic de oito velocidades, configurada tendo em conta uma dinâmica desportiva. A tracção é integral e é possível optar por um bloqueio de diferencial para o eixo traseiro. O consumo médio é de 8,8 l/100 km e as emissões de CO2 são de 199 g/km, menos 17 g que a versão anterior. A nova RS4 Avant está 80 kg mais leve que a sua antecessora, pesando 1790 kg.

A suspensão RS coloca a nova Audi 7 mm mais próxima do asfalto relativamente à versão base da A4, equipada com suspensão desportiva. Como opção, está disponível uma suspensão RS sport plus com “Dynamic Ride Control” (DRC), travões de cerâmica e direcção dinâmica específica para a versão RS. O consumidor pode definir o a sua própria experiência de condução utilizando o sistema de gestão dinâmica “Audi Drive Select”.

Exterior

Os designers da nova RS4 Avant inspiraram-se em detalhes do Audi 90 quattro IMSA GTO. A frente é definida por grandes entradas de ar em formato de “colmeia” e uma grelha central achatada e íntegra.

Comparativamente com a  Audi A4 Avant, os arcos das rodas da nova RS são 30 mm mais largos.

A secção traseira é caracterizada por um difusor específico para a gama RS, escapes ovais, e um spoiler no tejadilho.

O efeito pérola da cor exterior “Nogaro blue” honra a primeira versão RS da carrinha A4, lançada em 1999. A nova RS4 Avant vem equipada com jantes de alumínio de 19 polegadas. Jantes de 20 polegadas são opcionais.

Interior

O habitáculo, em cor preta, realça o carácter desportivo da nova Audi RS4 Avant.

O logótipo “RS” está presente nos bancos desportivos, no volante multifunções revestido em pele, na alavanca das mudanças e na parte inferior da estrutura das portas.

Um display indica a força-g a que os ocupantes estão sujeitos, a pressão dos pneus e o binário. Através do programa exclusivo da Audi, é possível personalizar o interior da nova RS4 Avant em função de preferências pessoais do cliente.

A Audi RS4 Avant estará dispoível para encomenda na Alemanha a partir do Outono e chegará aos concessionários europeus no início de 2018. O preço base será de 79.800 €.

Vídeo

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)