VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
Euro NCAP vira-se contra os botões digitais: Pontuação de 5 estrelas poderá ser negada sem certos botões físicos

Nova “fornada” de testes de segurança Euro NCAP com algumas surpresas

By on 9 Dezembro, 2021

No último teste de segurança do ano, a Euro NCAP analisou 11 modelos e 7 deles conseguiram a pontuação máxima. Saiba quais.

A Euro NCAP levou a cabo o último teste de segurança de 2021 com uma “fornada” composta por 11 modelos. Falamos dos BMW iX, Genesis G70 e GV70, Mercedes EQS, Nissan Qashqai, Skoda Fabia, Volkswagen Caddy, MG Marvel R, Fiat 500e, Dacia Spring e Renault Zoe. Dos modelos em cima mencionados, nem todos tiveram a pontuação máxima, e houve quem surpreendesse pela negativa.

Nas cinco estrelas em cinco possíveis, a Euro NCAP classificou os BMW iX, Genesis G70 e GV70, Mercedes EQS, Nissan Qashqai, Skoda Fabia e Volkswagen Caddy. Destes, o elétrico da Mercedes obteve a melhor pontuação na categoria os ocupantes adultos (96%). Passando para a segurança das crianças, aqui houve um empate entre o Nissan Qashqai e, mais uma vez, o EQS (91%). No que diz respeito a segurança dos outros utilizadores da via pública, houve novamente um empate entre o EQS e o Genesis G70 (76%). Por fim, nos assistentes de segurança o melhor desta fornada foi o Nissan Qashqai.

Nas quatro estrelas ficaram os elétricos MG Marvel R e Fiat 500e, contudo, as classificações mais preocupantes foram as dos Renault Zoe e Dacia Spring, com zero e 1 estrela, respetivamente. “A Renault já foi sinónimo de segurança. O Laguna foi o primeiro carro a receber cinco estrelas, em 2001. Mas estes resultados dececionantes para o Zoe e o Dacia Spring mostram que a segurança tornou-se num dano colateral na transição do grupo para carros elétricos”, diz Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)