Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Nova função da Ford ajuda a recuperar veículos roubados através de tecnologias conectadas

By on 7 Outubro, 2021

A denominada Stolen Vehicle Services avisa o condutor que o veículo está a ser roubado e entra em contacto com um call center dedicado, que pode ajudar a polícia a localizar o veículo.

Se já chegou à porta de sua casa e percebeu que o seu carro tinha sido roubado, sabe que é uma das piores sensações que existem. Contudo, a Ford desenvolveu um novo sistema que pretende ajudar os clientes a terem uma maior possibilidade de reaverem o seu veículo. A denominada Stolen Vehicle Services (Serviços para roubo de veículos) é uma função incorporada na aplicação de smartphone, FordPass, que alerta o condutor caso seja detetada uma tentativa de roubo do veículo. Mas afinal, como funciona esta funcionalidade?

O primeiro passo é a detenção da tentativa de roubo. Para além da SecuriAlert, o sistema utiliza os sensores do veículo para detetar uma série de eventos que possam indicar que o veículo está a ser roubado. Se um dos sensores for ativado, o condutor recebe uma notificação no smartphone. A aplicação mostra o estado recente do veículo para que o condutor possa perceber se o mesmo foi movido do local onde se encontrava ou se alguém está a tentar entrar no veículo. Caso seja “falso alarme” o condutor tem à sua disposição um comando para desativar a funcionalidade.

Se for mesmo um roubo, o próximo passo passa pelo contacto. A app FordPass começa por identificar o número de contacto das autoridades policiais locais, permitindo-lhe reportar o veículo como roubado e obter um registo da ocorrência. A app também fornece uma útil caixa de texto que permite registar esse número, bem como qualquer outra informação relevante, guardando-a automaticamente para posterior referência.

Permite depois ao proprietário telefonar para o call center dos Serviços para Roubo de Veículos, fornecendo o registo da ocorrência e demais informações relevantes. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o call center dos Serviços para Roubo de Veículos ativa remotamente o “modo de roubo”, desativando, de forma segura, algumas características do veículo para tornar mais eficiente o rastreio e recuperação do veículo pela polícia.

Quais os Ford disponíveis com esta tecnologia?

Esta tecnologia ainda só está disponível no novo Ford Mustang Mach-E GT, contudo, o objetivo é passar a fazer parte da restante gama da marca da oval azul. Os serviços para roubo de veículos fazem parte do pacote de subscrição Ford Secure, sendo disponibilizado gratuitamente durante um período experimental. Por fim, chegará ao Reino Unido ainda este ano, com extensão para o resto da Europa apenas em 2022.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)