Aiways lança movimento #LoveYourDrive… e começa por Portugal
Aiways U6 no ECAR Show

Nova marca Aiways já está em Portugal, representada pelo Grupo Astara

By on 21 Abril, 2022

A Aiways é uma nova marca, fundada há cinco anos, mas não apenas de automóveis e sim de novas soluções de mobilidade, entre elas, automóveis. Elétricos, claro.

Com origem em Shangai e fábrica em Shangrao, na China, a Aiways foi criada em 2017 já com uma grande ambição de marcar presença em mercados como o europeu, ao qual chegou em maio de 2020. Atualmente, já se encontra disponível em dez países e um dos últimos é mesmo Portugal, onde é representada pelo Grupo Astara.

Para desenvolver a sua gama de modelos, a Aiways desenvolveu uma nova plataforma destinada apenas a soluções 100% elétricas, mas com a qual poderá desenvolver e produzir cerca de 15 modelos, com uma partilha de componentes em torno dos 90% e, consequentemente, com um tempo de I&D muito mais reduzido.

O primeiro modelo da Aiways a chegar ao mercado nacional é o U5, um SUV de visual muito familiar e com um tamanho que o encaixa perfeitamente no mesmo segmento de modelos como o Skoda Enyaq ou o Volkswagen ID.5. Inclui uma motorização totalmente elétrica, com 204 cavalos de potência e 310 Nm de binário, mas também uma bateria de 63 kWh, com a qual consegue percorrer cerca de 400 quilómetros num percurso combinado e mais de 500 se os trajetos forem efetuados em ambiente urbano.

Disponível apenas com um nível de equipamento (Prime), o novo U5 já inclui elementos como as jantes de 19 polegadas ou o sistema de iluminação totalmente em LED. A bordo, além de muito espaço disponível, há um enorme ecrã central de 12,3 polegadas, assentos em couro com aquecimento e uma área para carregar o telefone sem fios, tudo bem iluminado pelo teto de abrir panorâmico que oferece um ambiente mais agradável ao habitáculo.

O início da comercialização do Aiways U5 está prevista para o mês de junho, com preços a partir dos 46.728 euros, mas a gama começará já a crescer no outono deste ano, pois já há outros modelos a serem desenvolvidos. E há também propostas mais apelativas para clientes empresariais e até um desconto como oferta de lançamento.

Aliás, como surpresa para o final do evento, a equipa da Aiways tinha escondido o U6 Ion Concept, destinado ao segmento dos D-SUV e que deverá chegar ao mercado ainda este ano. Conta com um visual mais desportivo e arrojado do que o U5 e esperemos que a sua versão final não fique muito diferente do Concept, mas para sabermos mais detalhes sobre esta nova opção, ainda teremos de esperar mais uns meses.

Para já, o U5 é o único modelo da marca em comercialização, mas para um futuro muito próximo já está prevista a chegada deste novo U6ion, um SUV com formato de coupé e também o U7ion, um monovolume de maiores dimensões que fará as delícias de qualquer família.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)