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Nova Opel Insignia Country Tourer disponível em Portugal a partir de 37.730 euros

By on 20 Novembro, 2017

A nova geração Opel Insignia, recém-lançada com a berlina de cinco portas Grand Sport e ‘station wagon’ Sports Tourer, alarga a sua gama com a variante Country Tourer.

Baseada na carroçaria ‘station wagon’, com elementos de ‘design’ inspirados em ‘off-road’ e disponível com tração integral com vectorização de binário, a nova Opel Insignia Country Tourer acrescenta um lado aventureiro às elogiadas qualidades da Sports Tourer. Graças à suspensão especial que aumenta a distância ao solo em 25 mm, a Country Tourer consegue enfrentar estradões sem alcatrão e levar condutor e passageiros em passeios por locais menos visitados. Esta nova variante do modelo topo de gama da Opel é lançada em novembro e tem preços a partir de 37.730 euros.

Tal como a Insignia Sports Tourer, a variante Country Tourer tem para oferecer um habitáculo invulgarmente espaçoso. Assente numa arquitetura completamente nova, o recurso a materiais leves torna esta ‘station wagon’ especial muito ágil e dinâmica. Além de eficiência e conforto, o condutor pode contar com uma longa lista de sistemas avançados de apoio à condução que faz jus à condição de topo de gama.

O ‘design’ da Country Tourer inclui proteções de carroçaria a toda a volta, nomeadamente nos arcos das rodas e nos para-choques dianteiro e traseiro. Quem pretender níveis superiores de personalização pode recorrer ao programa Opel Exclusive, que oferece escolha ilimitada de cores.

Alta tecnologia em motores e chassis

À saída da fábrica, a nova Opel Insignia Country Tourer oferece à escolha potentes motores a gasóleo e a gasolina. No topo da linha turbodiesel está o novo 2.0 BiTurbo D, debitando 210 cv de potência máxima e 480 Nm de binário máximo, logo a partir das 1500 rpm. Este desempenho é possível graças à articulação em sequência de dois turbocompressores. O consumo de combustível, medido de acordo com a norma NEDC, é de 8,9 l/100 km em ciclo urbano, 6,0 l/100 km em extraurbano e 7,2 l/100 km em ciclo misto. As emissões de CO2 em ciclo misto situam-se em 191 g/km. Do lado da gasolina, o topo é ocupado pelo potente 2.0 Turbo de 260 cv (consumo NEDC: urbano 11,5 l/100, extraurbano 7,3 l/100 km, misto 8,9 l/100 km, 203 g/km de CO2. Estes dois propulsores, que não estarão disponíveis em Portugal na fase de lançamento, surgem acoplados a caixa de velocidades automática de oito velocidades e ao avançado sistema de tração integral Twinster.

Opel Insignia Country Tourer

A maior altura ao solo, resultando de suspensão elevada em 25 milímetros, ao que se junta a inovadora tração integral com vetorização de binário e a suspensão traseira independente com cinco ligações, são características essenciais para um bom desempenho fora de estrada. E quando se trata de sair do alcatrão, assume especial destaque a tração integral e as suas duas embraiagens multidiscos que conseguem variar a potência que é entregue a cada uma das rodas traseiras, independentemente das condições da estrada e da meteorologia. Para contrariar a normal tendência de subviragem em traçados sinuosos, o sistema envia mais potência para a roda exterior à curva, dependendo do ângulo do volante e da posição do acelerador.

O processo decorre de forma contínua, atuando em frações de segundo e dispensando a intervenção do condutor. O objetivo primeiro é estabilizar o automóvel. Mas o Insignia também se torna mais ágil nas curvas, com maior precisão e resposta mais rápida aos comandos do condutor. O resultado é, na essência, um comportamento dinâmico neutro, tornando o automóvel mais estável e manobrável, seja qual for a situação.

O chassis FlexRide foi melhorado face à anterior geração. O sistema ajusta a pressão dos amortecedores, a assistência da direção, o curso do pedal de acelerador e os pontos de troca de velocidades nas caixas automáticas, de forma automática ou programada de acordo com três modos de funcionamento: ‘Standard’, ‘Sport’ ou ‘Tour. Estes modos podem ser selecionados pelo condutor. O novo ‘software’ do módulo de comando ‘Drive Mode Control’ está no centro do funcionamento deste chassis adaptativo, analisando continuamente dados enviados por múltiplos sensores, e sendo até capaz de reagir perante uma alteração no padrão de condução.

Robustez por fora e requinte por dentro

A ‘station wagon’ Insignia é de há muito elogiada pela elegância e pelas linhas marcadas. Na realidade, a nova geração Opel Insignia leva a filosofia de ‘design’ da marca a um novo estágio. A arquitetura de baixo peso é uma das razões principais para o desempenho muito dinâmico da Sports Tourer e da Country Tourer.

Opel Insignia Country Tourer

Na secção dianteira destaca-se a grelha proeminente, bem como os faróis alongados e, agora na Country Tourer, a proteção inferior do para-choques pintada em cor cinza. Nas laterais surgem proteções da parte inferior e das cavas das rodas. E, tal como à frente, a traseira acrescenta proteção inferior no para-choques e duas saídas de escape delgadas cujo efeito acentua a largura do automóvel.

A nova Opel Insignia Country Tourer é extremamente prática e versátil. Para facilitar as operações de carga e descarga a tampa da bagageira tem mecanismo elétrico de abertura e fecho que pode ser acionado com um simples movimento do pé sob o para-choques. A localização do sensor é denunciada por uma silhueta de luz projetada no chão. O banco traseiro pode rebater na proporção 40/20/40, permitindo que sejam encontradas variadas configurações para o transporte de pessoas e volumes. Os bancos traseiros rebatem automaticamente graças a comandos colocados junto da boca de carga. Por seu turno, as barras no tejadilho adotam um desenho cuidado, mas são também um contributo importante para a versatilidade da Country Tourer visto que conseguem suportar cargas até 100 kg de peso.

A distância entre eixos é 92 mm mais longa face à anterior geração Insignia. Este é um dos motivos por que o habitáculo é tão espaçoso, favorecendo especialmente os passageiros dos lugares traseiros. O ambiente de bem-estar é reforçado pelo tabliê envolvente, orientado na direção do condutor, pelos bancos ergonómicos com o selo AGR e pelo aquecimento dos lugares traseiros junto à portas. O para-brisas e o volante aquecidos constituem conforto adicional num habitáculo onde também sobressaem materiais de qualidade e acabamentos cuidados.

Tecnologia avançada: segurança, conforto e máxima conectividade

Tal como no Grand Sport e na Sports Tourer, a variante Insignia Country Tourer dispõe de tecnologia avançada de assistência à condução que eleva muito os padrões de conforto e de segurança. Um dos destaques neste domínio vai para a segunda geração de faróis de matriz de LED IntelliLux. Este novo sistema utiliza 32 segmentos de LED – 16 em cada farol – e possui várias funções programadas, nomeadamente as luzes de curva e um projetor de longo alcance que atinge 400 metros de distância. Na lista deequipamento mais sofisticado surgem também o ‘head up display’, a câmara 360º de apoio ao estacionamento, o programador de velocidade adaptativo com travagem de emergência, manutenção de faixa com correção automática da direção e deteção de tráfego atrás.

Faróis IntelliLux

A nova Insignia Country Tourer oferece os mais recentes aparelhos IntelliLink de informação e entretenimento, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto, garantido plena ligação digital com o exterior. O inovador sistema de apoio em viagem e em emergência OnStar disponibiliza um leque alargado de serviços, desde resposta automática em caso de acidente até localização em caso de roubo do automóvel, passando por ‘hotspot’ Wi-Fi 4G que permite ligar até sete dispositivos móveis. Das valências acrescentadas mais recentemente fazem parte a reserva de hotéis1 e a procura de estacionamento2. Estes serviços são prestados, de viva voz, por operadores baseados no centro de comando OnStar.

Opel OnStar

Country Tourer em Portugal

A nova variante da linha Insignia inicia comercialização em Portugal em novembro. Da gama para o mercado português fazem parte os motores 1.5 Turbo de 165 cv, a gasolina, e o turbodiesel 2.0 Turbo D de 170 cv. A transmissão automática de seis velocidades está disponível para 1.5 Turbo de 165 cv e a nova caixa automática de oito velocidades pode ser encomendada para o 2.0 Turbo D de 170 cv. A sofisticada tração integral com vetorização de binário é proposta numa versão com o 2.0 Turbo D.

Os preços iniciam-se em 37.730 euros, para a Insignia Country Tourer 1.5 Turbo, e 47.230 euros para a Insignia Country Tourer 2.0 Turbo D.

O equipamento de série de todos os Insignia inclui infoentretenimento IntelliLink com CarPlay e Android Auto, sistema de fechaduras sem chave ‘Open&Start’, travão de estacionamento elétrico e câmara dianteira ‘Opel Eye’, entre muitos outros. A câmara dianteira possui variadas funções, nomeadamente o aviso de saída de faixa com correção automática de direção, bem como deteção de peões, alerta de colisão iminente e travagem automática de emergência.

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