Nova ronda de testes de segurança Euro NCAP dá 5 estrelas a cinco veículos

By on 9 Dezembro, 2020

Para estes últimos testes de 2020, a Euro NCAP trouxe uma nova “Mobile Progressive Deformable Barrier” que pretende avaliar a agressividade com que o carro embate em outro veículo de menores dimensões. Com este e os outros testes tradicionais, a Euro NCAP classificou cinco novos veículos com as cinco estrelas nos estes de segurança. Falamos do Audi A3, Land Rover Defender, Seat Leon, Kia Sorento e Isuzu D-Max.

Começando pelos dois modelos do Grupo Volkswagen, equipados com a plataforma MQB, não é de estranhar este resultado visto que o Golf, que utiliza a mesma base, também conseguiu as cinco estrelas em 2019. Já o Land Rover Defender melhorou significativamente as credenciais de segurança ao introduzir uma panóplia de assistentes à condução de última geração. Passando para o Kia Sorento, o SUV sul-coreano pode agradecer ao airbag central, o primeiro do construtor, para o resultado de cinco estrelas. Quanto à pick-up Isuzu D-Max, as cinco estrelas nos testes europeus de segurança reforçaram a boa performance conseguida na Austrália.

No entanto, nem todos os veículos deste teste Euro NCAP conseguiram as cinco estrelas. O elétrico Honda e ficou-se pelas quatro estrelas. A entidade afirma que não conseguiu a pontuação máxima devido à falta de alguns equipamentos de segurança que podem ser encontrados no “irmão” Honda Jazz. Por fim, o Hyundai i10, o mais pequeno nos testes, foi também o carro com a menor pontuação. O citadino sul-coreano ficou-se pelas três estrelas e, segundo a Euro NCAP, uma das principais causas prende-se pelo facto da pélvis do condutor ter “escorregado por baixo do cinto da cintura” no teste de embate frontal.

Para além disso, a Euro NCAP também avaliou quatro novas variantes eletrificadas de modelos já testados. Falamos do Renault Captur E-Tech, Peugeot 3008 hybrid, 508 hybrid e o novo 208 eletrificado.

Veja todos os testes:

Audi A3

Land Rover Defender

Seat Leon

Kia Sorento


Isuzu D-Max

Honda e

Hyundai i10

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)