Audi Q6 e-tron: Encomendas abertas – conheça os preços
Novo Audi S3: Mais potente do que nunca

O novo Audi A6 em detalhe (com vídeo)

By on 1 Março, 2018

Com o novo A6, a Audi apresenta a oitava geração da sua bem-sucedida limousine, propondo numerosas inovações para o segmento. Seja em termos de digitalização, conforto ou desportivismo, o dinâmico e elegantemente esculpido Audi A6 é o multifacetado talento da categoria de luxo. O sistema MMI touch response, totalmente digital, proporciona uma operacionalidade intuitiva e personalizada.

Sistema MMI touch response – personalizado e intuitivo

O sistema operacional MMI touch response do novo Audi A6 estabelece novos padrões. Com inúmeras opções de personalização, o veículo é ajustado ao condutor: o sistema, totalmente digital, permite que as funções centrais do veículo sejam inseridas na posição desejada no ecrã MMI, utilizando “drag-and-drop” – semelhante ao que acontece com apps em smartphones. Os atalhos e os botões favoritos constituem a base ideal para preferências individuais e excelente facilidade de utilização.

Ideal para condutores frequentes e clientes frotistas: até um total de sete condutores podem armazenar as suas configurações preferenciais em perfis de utilização individual e configurar até 400 parâmetros. Graças à estrutura lógica do menu, o sistema oferece acesso rápido às funções do veículo. Os botões favoritos configurados ajudam a adaptar o sistema às preferências do utilizador. Como opção, os botões de iluminação e multifunções podem ser equipados com tecnologia de resposta ao toque (touch response).

As instruções de voz com linguagem natural transformam o novo Audi A6 num parceiro de diálogo inteligente e companheiro de viagem: processa perguntas e comandos de duas maneiras, com dados armazenados e também – em conjunto com o MMI de navegação plus – com o conhecimento detalhado presente na “cloud”. O sistema operacional MMI touch response com feedback háptico e acústico proporciona uma operação intuitiva: um clique táctil e audível confirma a ativação de uma função assim que o dedo pressiona o visor.

O condutor controla o sistema de infotainment no ecrã superior de 10,1 polegadas, se o veículo estiver equipado com o MMI de navegação plus. O visor inferior de 8,6 polegadas, localizado na consola central, é utilizado para o controlo da climatização, outras configurações de conforto e inserção de texto, sendo que pode ser regulado com o pulso do condutor colocado na alavanca seletora da transmissão automática. O condutor também pode controlar muitas funções através dos comandos no volante. O opcional head-up display projeta informações no para-brisas. O sistema de navegação MMI plus também inclui o Audi virtual cockpit, com um ecrã de 12,3 polegadas.

MMI de navegação plus e Audi connect – mais infotainment na classe premium

O novo Audi A6 oferece uma ampla gama de soluções de conetividade para maior segurança, conveniência e personalização. A configuração de série inclui o sistema de MMI navegação. O MMI navegação plus – um “hub” de media com um novo design – está disponível como opção. O módulo de transferência de dados de última geração utiliza o novo padrão LTE Advanced.

Sistemas de assistência ao condutor

Ainda mais conforto, estabilidade e segurança em deslocações urbanas ou em viagens de maior duração – o novo A6, com modernos e completos sistemas de assistência ao condutor, estabelece novos padrões na categoria premium. Estes incluem o parking pilot e o garage pilot, que irão aumentar a listagem de equipamentos disponíveis ao longo do ano: orientam de forma autónoma a Limousine dentro e fora de um espaço de estacionamento ou garagem. O condutor pode sair do automóvel antes de ativar o sistema, e monitorizar o processo no seu smartphone, utilizando a app myAudi. Para isso, deve manter pressionada a tecla da função relevante.

Tecnologia Mild-hybrid – Todos os motores eletrificados (MHEV)

Todos os motores do novo A6 vêm com a nova tecnologia mild-hybrid da Audi. Com os motores V6, utiliza um sistema elétrico primário de 48 volts; nas versões de quatro cilindros opera com base em 12 volts. Em ambos os casos, o alternador (BAS) funciona em conjunto com uma bateria de iões de lítio. O Audi A6 pode desligar por completo o motor entre 55 e 160 km/h, em função do sistema “roda livre”. O sistema start-stop funciona entre 7 e 22 km/h. O motor é reiniciado de forma preventiva assim que o veículo na frente do Audi A6 inicie o andamento. Durante a desaceleração, o BAS recupera até 12 kW de energia nos motores V6. Em condições reais de condução, a tecnologia MHEV reduz o consumo de combustível até 0,7 l/100 km.

Carroçaria e dimensões: mais espaço para as pernas na classe premium

A carroçaria do novo Audi A6 também aumenta a atmosfera descontraída vivida no interior. Um fator determinante é a avançada aerodinâmica: com um coeficiente de penetração com um valor Cx de apenas de 0,24, e graças aos baixos ruídos aerodinâmicos, a Limousine permanece silenciosa, mesmo a elevadas velocidades. Um segundo fator é a elevada rigidez da carroçaria: constitui a base para a sensação de qualidade superior e comportamento desportivo. A Audi utiliza uma inteligente construção mista de aço e alumínio na carroçaria. Componentes como a estrutura da suspensão dianteira são fabricados em alumínio, assim como as portas, a tampa da bagageira e os guarda-lamas.

Motores e transmissões

Para o lançamento nos mercados europeus, a Audi oferece o novo A6 com quatro motores: um bloco TFSI e três unidades TDI. Os eficientes motores debitam potências entre 204 cv (150 kW) e 340 cv (250 kW) e oferecem um binário máximo entre 400 e 620 Nm. Como tal, respondem a todas as expectativas em relação ao prazer de condução, equilíbrio e eficiência.

A unidade a gasolina é um bloco V6 3.0 TFSI, com uma potência de 340 cv (250 kW) e um binário máximo de 500 Nm; a sua velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h. O motor 3.0 TDI na versão de 286 cv (210 kW) proporciona um desempenho semelhante e oferece um binário de 620 Nm. O A6 45 TDI debita uma potência de 231 cv (170 kW) e um binário máximo de 500 Nm. O motor de quatro cilindros em linha no A6 40 TDI debita 204 cv (150 kW) de potência e 400 Nm de binário máximo.

Enquanto os dois motores diesel V6 estão sempre acoplados a uma caixa tiptronic de oito velocidades, os blocos 3.0 TFSI e o 2.0 TDI unem-se a uma caixa S tronic de sete velocidades. Todos os motores de 3.0 litros estão equipados de série com a tração integral quattro, cuja tecnologia varia de acordo com a configuração específica. As variantes com a caixa tiptronic incluem o diferencial central autoblocante; a caixa S tronic está associada ao eficiente sistema quattro com tecnologia ultra, que ativa instantaneamente as rodas do eixo traseiro, sempre que necessário. Todas as caixas de velocidades são automáticas.

Design exterior

Tal como os modelos A8 e A7 Sportback, o A6 é um eloquente embaixador da nova linguagem de design da Audi. Com superfícies alongadas, contornos elegantes e linhas marcantes, a nova limousine transmite inconfundivelmente o seu caráter: elegância, desportividade, elevada tecnologia e sofisticação. O A6 tem um comprimento de 4,939 metros, ou seja, mais 7 milímetros que o antecessor. A largura foi aumentada em 12 milímetros, para 1,886 metros, enquanto a altura de 1,457 metros é agora superior em 2 mm do que no modelo antecessor. A larga, ampla e baixa grelha Singleframe, os faróis planos e as proeminentes entradas de ar exaltam, num primeiro olhar, o caráter desportivo do A6.

A gama de cores para o novo A6 oferece uma escolha de 15 tonalidades, das quais oito são novas. Além da versão base, os clientes podem escolher entre as duas linhas Sport e Design, bem como o pacote exterior S line.

Design da iluminação

O design da iluminação enfatiza o caráter técnico do A6. A Audi oferece os faróis em três versões diferentes. Com o topo de gama, os faróis HD Matrix LED, onde cinco linhas horizontais formam a assinatura da luz diurna e enfatizam a largura da parte dianteira. Acima delas estão os módulos do feixe de luz dos “médios”, que se parecem com pupilas. Opcionalmente, a assinatura de iluminação das luzes traseiras é composta por uma única linha horizontal e nove segmentos verticais para cada unidade; a luz de travão preenche as áreas entre os mesmos. O indicador dinâmico está incluído neste equipamento de topo. Ao destravar e travar as portas, uma assinatura de “coming/leaving home” enaltece a combinação de design e tecnologia que é a marca registada da Audi.

Design interior

O interior do novo A6 apresenta um design de painel preto, um visual que expressa a capacidade técnica e o caráter digital desta limousine executiva e cria uma atmosfera informal, numa linguagem de design que transmite uma imagem minimalista. O elegante painel de instrumentos e a linha horizontal, serena e contínua, criam uma sensação arejada de espaço.

A consola central no novo Audi A6 está direcionada para o condutor. O display de topo do MMI touch response também é inclinado ligeiramente para a esquerda. Com a aparência do painel preto, quase que esta desaparece num recorte de alumínio quando desligado. O visor é ativado quando se abre uma porta; a interface gráfica do utilizador aparece reduzida, combinando com o design do interior.

O novo Audi A6 é produzido na fábrica de Neckarsulm (Alemanha) e será lançado no mercado português em setembro de 2018.

Vídeo: Novo Audi A6 em Detalhe.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)