BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Novo BMW M5 oficialmente apresentado

By on 22 Agosto, 2017

BMW M5

O novo BMW M5 foi oficialmente apresentado e vem equipado, pela primeira vez, com o sistema de tracção M xDrive. É um sistema dinâmico que confere grande versatilidade em todos os tipos de condução. À semelhança dos seus antecessores, o novo M5 foi concebido enquanto uma luxuosa berlina de elevada performance.

O novo M xDrive, desenvolvido pela BMW M GmbH, é um emocionante sistema de tracção. Funciona através de uma caixa central de transferência com embraiagem multi-disco e distribui a tracção de forma dinâmica entre o eixo traseiro e frontal, em função das exigências das condições de condução. Outro componente envolvido na excelente tracção do novo BMW M5, em qualquer estrada e condição climatérica, é o diferencial activo M do eixo de trás, que funciona de forma variável e permite um bloqueio entre os 0 e 10 por cento.

A funcionalidade do M xDrive pode ser ajustada em função de preferências pessoais. O condutor pode escolher entre 5 diferentes configurações, tendo em consideração os modos DSC (DSC on, MDM, DSC off) e M xDrive (4WD, 4WD Sport, 2WD). Na configuração básica com o DSC (Dynamic Stability Control) ligado e com tracção às quatro rodas (4WD), o sistemas permite pequenos deslizes das rodas traseiras ao acelerar enquanto se saí de uma curva, o que atribui ao novo M5 uma agilidade desportiva. No modo M Dynamic (MDM, 4WD Sport), o sistema M xDrive facilita a execução de drifts facilmente controlados. Os três modos M xDrive com o DSC desligado foram concebidos para satisfazer o apetite dos condutores  mais puristas e para serem usados em circuito. Desta forma, o condutor pode escolher entre três configurações, incluindo tracção traseira exclusiva (2WD), o que certamente agradará aqueles que gostam das emoções fortes normalmente associadas à condução em contexto de competição.

Para tirar total proveito de um sistema de tracção tão emocionante como o M xDrive, o novo BMW M5 vem equipado com um potente motor V8 bi-turbo de 4,4 l, que inclui tecnologia M TwinPower Turbo. Compressores turbo recentemente desenvolvidos, um sistema ultra-eficiente e indirecto para arrefecimento do ar e um aumento da pressão a que o combustível é injectado, ajudam extrair mais potência do motor, nomeadamente binário. O novo M5 tem 600 cv às 5600-6700 rpm e um monumental binário de 750 Nm entre as 1800 e 5600 rpm. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 11,1 segundos. A velocidade máxima está limitada nos 250 km/h, mas o opcional M Driver’s Package permite que o veículo atinja os 305 km/h. O consumo combinado é de 10,5 l/100 km e as emissões de CO2 são da ordem de 241 g/km.

A potência do impressionante motor bi-turbo de 600 cv. é canalizada através de uma caixa de transmissão de 8 velocidades  M Steptronic Drivelogic, especialmente adaptada. O condutor pode escolher entre o modo totalmente automático ou manual sequencial. Para passar de uma mudança para outra é possível usar a alavanca na consola central ou patilhas montadas no volante. A função Drivelogic permite ajustar as características da transmissão em função do gosto pessoal.

A carroçaria do novo BMW M 5 é diferente da carroçaria utilizada nos modelos da série 5 regular. Na secção frontal, os guarda-lamas são mais largos, o capô é feito a partir de alumínio e o para-choques exibe largas entradas que fornecem ar aos sistemas de arrefecimento e travões. Na parte traseira, o destaque vai para o novo difusor e as quatro saídas de escape, que reflectem a potência do veículo. O condutor pode utilizar um botão para ajustar o barulho do motor.

A capacidade de travagem está adequada à capacidade de desempenho e fica encarregue a travões compósitos, que são mais leves que os tradicionais. Opcionalmente é possível escolher os travões M, em carbono e cerâmica, que são mais resistentes e tornam o BMW M5, 23 kg mais leve. A envolver os travões, estão umas jantes em liga leve de 19 polegadas e pneus frontais 275/40 R19 e traseiros 285/40 R19. Jantes de 20 polegadas são opcionais. Os assentos estão revestidos por cabedal Merino e ajustam-se electricamente.

O novo BMW M5 pode ser encomendado a partir de Setembro e as primeiras entregas serão realizadas na Primavera de 2018. Irá também estar disponível uma versão especial BMW M5 First Edition, limitada a 400 unidades.

Edição Especial BMW M5 First Edition

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)