Citroën C3: O modelo icónico, agora reinventado, a partir dos 14.990 €
Citroën prepara contra-ataque aos elétricos chineses: e-C3 pode custar menos de 25.000€

Novo Citroën C3 foi apresentado

By on 29 Junho, 2016

A Citroën apresentou em França um modelo muito importante na sua gama, o novo C3, um automóvel que estará à venda no mês de novembro. Quem esperava que o novo WRC da marca francesa pudesse dar algumas pistas do que seria o novo carro, não havia muito para antecipar, sendo claramente um carro totalmente diferente do que já foi visto no passado, mas com um estilo que já foi visto em alguns detalhes no C4 Cactus.

Os Airbumps do Cactus surgem agora mais pequenos, os faróis rasgados do C4 Cactus são agora uma extensão da própria grelha, a traseira do carro continua volumosa, num automóvel que aumentou um pouco de tamanho, passando agora a ter 3,99 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,47 metros de altura, com 2,54 metros de distância entre eixos, portanto, mais cinco centímetros de comprimento, 2,5 cm de largura e menos 6 cm de altura. De resto, o novo C3 tem mais espaço no seu interior, sendo que a bagageira tem 300 litros.

Há um detalhe fantástico, o ConnectedCam HD, que tem uma câmara com uma grande angular com 120°em alta definição, um GPS e uma memória interna de 16 GB. Situa-se atrás do retrovisor do para-brisas e tudo o que o condutor vê à sua frente. Com um simples clique, podemos tirar uma foto e imeditamente partilhar o seu conteúdo, ou simplesmente guardar em memória o que entender das suas viagens. Paralelamente, em caso de impacto, o registo de vídeo é automaticamente ativado e permite guardar antecipadamente 1m30s adicionais (os 30 segundos antes e os 60 segundos depois) num sistema muito útil para constituir elemento de prova em caso de acidente.

O carro surge também muito bem equipado, com o alerta para transposição da faixa de rodagem, monitorização do ângulo morto e os já habituais MirrorLink com a aplicação Apple Carplay e Android Auto. Tem ainda câmara de marcha atrás e sistema de alerta de sonolência. O sistema de navegação 3D também faz parte do equipamento.

Em termos de motorizações o C3 estará equipado com blocos a gasolina PureTech e gasóleo BlueHDi. Nas versões a gasolina, o C3 estará disponível com caixa manual com os motores de 3 cilindros PureTech de 68, 82 e 110 CV (Stop & Start) e diesel, também com caixa manual, os blocos BlueHDi de 75 e 100 CV (ambos com Stop & Start). Para além disso, o novo C3 estará também disponível, desde o seu lançamento, também com a caixa automática EAT6.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)