Interior Inovador: Como a luz define o CUPRA DarkRebel
CUPRA Tavascan: Testado nas condições gélidas da Lapónia

Novo Cupra Ateca, o primeiro modelo da Cupra enquanto marca própria

By on 22 Fevereiro, 2018

Em Janeiro, a Seat anunciou que a designação “Cupra” se tornaria numa sub-marca dedicada a desenvolver versões desportivas dos seus modelos. Hoje, numa cerimónia especial que decorreu em Barcelona, o construtor espanhol revelou o primeiro veículo de sempre da Cupra enquanto sub-marca, o Cupra Ateca.

De acordo com a Cupra, o novo SUV desportivo é único no seu segmento, é praticamente um modelo premium. É o crossover mais potente de sempre da Seat, está equipado com um motor turbo de 2.0 litros com 300 cv de potência associado a uma caixa automática DSG de dupla embraiagem e 7 velocidades.

O Ateca Cupra conta com tracção integral controlada por um sistema adaptativo que analisa as condições da estrada em tempo real de forma a transferir potência para cada roda em função das exigências do momento. O sistema monitoriza a velocidade do veículo, a velocidade de rotação de cada roda, a posição do volante e o estilo de condução para conferir o melhor binário possível e consequentemente optimizar a tracção.

Segundo o que foi anunciado, o novo Ateca acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 245 km/h. O condutor pode optar entre 6 modos de condução, “Normal”, “Individual”, “Sport”, “Snow”, “Off-Road” e “Cupra”. Este último diminui o tempo de resposta do motor e adapta a suspensão para tornar a condução mais dinâmica e desportiva.

O Cupra Ateca apresenta uma distância ao solo inferior em 20 mm comparativamente com o modelo base. Assenta numas jantes de liga leve de 19 polegadas e disponibiliza travões Brembo como opção. O interior é marcado por tecido Alcântara e pormenores em cor de cobre (a nova cor estandarte da marca). Pacotes opcionais que adicionam elementos interiores e exteriores em fibra de carbono serão eventualmente oferecidos.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)