Novo Dacia Duster – Primeiro ensaio
Novo Dacia Duster: Preços e primeiras entregas

Novo Dacia Duster alia acessibilidade, conforto e capacidade off-road

By on 20 Dezembro, 2017

O Novo Dacia Duster exibe um design exterior 100 % novo e um interior totalmente renovado. Uma aliança perfeita entre conforto e as capacidades todo o terreno de um verdadeiro SUV… sempre com o mesmo preço imbatível.

Com um design exterior completamente revisto, o Novo Duster exibe um estilo decisivamente robusto. O interior foi profundamente renovado e foi dada uma particular atenção à qualidade percebida. Dotado de novos sistemas de ajuda à condução e novos equipamentos, o Novo Duster revela-se um autêntico SUV, polivalente e confortável para o dia a dia. Devido à legislação que taxa as viaturas nas portagens nacionais, ainda não está definida a data de comercialização, mas o novo Dacia Duster vai ser vendido em Portugal e já com as alterações técnicas, que permitirão que seja taxado como Classe 1 com Via Verde.

Um design 100% novo

A dianteira do Novo Duster foi redesenhada para reforçar o carácter e robustez. A grelha dianteira foi alargada até aos faróis que, por sua vez, se alongam até às extremidades da face dianteira, acentuando assim a largura percebida da carroçaria. O Novo Duster adota uma nova assinatura luminosa, que inclui faróis diurnos com LED repartidos em três segmentos. O capô, mais horizontal e de linhas salientes, confere-lhe uma imagem ainda mais robusta.

O perfil acentua o espírito SUV. O Novo Duster exibe uma cintura de carroçaria mais alta que reforça a perceção de robustez e de proteção. O para-brisas mais inclinado, cuja base avançou 100 mm, aumenta a impressão de volume no interior. As novas barras de tejadilho em alumínio, tão características dos SUV, surgem no prolongamento do para-brisas e reforçam a sensação de dinamismo da carroçaria. As novas jantes de 17 polegadas conferem ao Duster um perfil ainda mais imponente.

Na traseira, o Novo Duster adota a assinatura luminosa da Dacia formada por 4 quadrados vermelhos e os faróis foram empurrados para as extremidades do veículo. As proteções inferiores (dianteira e traseira), com dimensões alargadas, realçam o espírito de evasão do Novo Duster.

Habitáculo totalmente redesenhado, confortável e de excelente qualidade

O renovado painel de bordo de grandes proporções é característico do universo dos SUV. A consola central foi dotada de um ecrã MediaNav Evolution, instalado numa posição mais elevada (74 mm), sendo assim ainda mais acessível e legível (a distância entre os olhos e o ecrã é das mais curtas do mercado). No prolongamento da consola destaque para uma nova localização da alavanca do travão de mão, novos espaços de arrumação e o comando 4X4.

Dacia Duster

A posição de condução oferece um extraordinário conforto, com a possibilidade de múltiplas regulações. O volante é regulável em altura (40 mm) e em profundidade (50 mm). O banco do condutor dispõe, agora, de apoio de braço, de regulação lombar e de um novo mecanismo de regulação em altura de 60 mm (ou seja, uma melhoria de + 20 mm). O comprimento do assento foi aumentado em 20 mm para oferecer uma melhor retenção.

O Novo Duster oferece um interior ainda mais cuidado, graças aos materiais minuciosamente selecionados. Logo ao primeiro olhar, o habitáculo revela uma imagem de excelente qualidade: O painel de bordo é valorizado por uma superfície mais suave de aspeto “mate”, os painéis das portas integram novos puxadores e apoios de braço em espuma com um revestimento mais agradável ao toque, os novos estofos de malha 3D em relevo, com pesponto, aliam conforto e modernidade e a alavanca de velocidades, mais curta, integra inserções em cromado acetinado.

O Novo Duster dispõe de 27,2 litros de espaços de arrumação distribuídos pelo habitáculo, entre eles, uma nova gaveta situada sob o banco do passageiro, com a capacidade de 2,8 litros. O volume de porta-bagagens sob a prateleira traseira é de: 445 dm3 VDA (478 litros) na versão 4×2 e 411 dm3 VDA (467 litros) na versão 4×4. O volume máximo, com o banco traseiro rebatido, pode atingir 1478 dm3 VDA (1623 litros).

O isolamento acústico foi também alvo de particular atenção. No habitáculo, o nível sonoro foi dividido por dois, graças ao tratamento dos ruídos de rolamento com materiais mais insonorizantes: aumento de 20% a 50% das superfícies de absorção, tanto no habitáculo como no compartimento do motor e à frente, aumento de 0,35 mm da espessura dos vidros.

Um SUV autêntico e confortável «on e off road»

O Novo Duster integra novos equipamentos para facilitar todas as manobras, tanto na cidade como nos trilhos mais difíceis.

  • O Novo Duster dispõe de uma nova direção assistida elétrica, que adapta o nível de assistência à velocidade do automóvel, o que permite uma melhor estabilidade, nomeadamente, em autoestrada. Este novo sistema filtra de forma significativa as reações da direção, particularmente nos pisos fora do asfalto.
  • O sistema de câmara multivistas (quatro câmaras: uma frontal, duas laterais e uma instalada na traseira) permite ao condutor aperceber-se melhor do ambiente em seu redor. Ativa-se automaticamente ao engrenar a marcha-atrás. Ao engrenar rapidamente uma relação para a frente, a câmara muda de ângulo. Também pode ser acionado manualmente, carregando no botão «MVC» do conjunto de comandos. Simples de utilizar, o ecrã do sistema de navegação exibe a imagem captada por uma câmara de cada vez. O sistema desativa-se quando se prime o botão «MVC» ou logo que a velocidade ultrapassa os 20 km/h. As câmaras laterais, posicionadas sob os retrovisores, permitem visualizar diretamente as rodas dianteiras para conhecer com rigor a posição do veículo no terreno.
  • O sistema de controlo em descida (Hill Descent Control) permite controlar a velocidade de descida em piso fortemente inclinado. Ao atuar nos travões, este sistema assegura uma excelente estabilidade do veículo.
  • A ajuda ao arranque em subida (Hill Start Assist) e o sistema de controlo de descida facilitam, assim, a condução em piso acidentado.
  • Para os entusiastas de todo o terreno, o ecrã de informações 4×4 integra uma bússola e indica, em tempo real, os diversos ângulos de inclinação do automóvel.
  • Por fim, o Novo Duster beneficia de um sistema de cartão mãos livres que ativa automaticamente o destrancamento das portas quando o condutor se aproxima e o respetivo trancamento quando se afasta. Não é necessário pegar na chave para acionar o motor, graças ao botão start/stop.
  • O MediaNav Evolution, que integra o Driving Eco2, dispõe de uma função eco-coaching que permite ao condutor otimizar o seu estilo de condução.

O Novo Duster conserva as competências 4×4 que fizeram o sucesso do seu antecessor:

  • 4,34 m de comprimento;
  • 1,80 m de largura;
  • uma distância ao solo elevada (210 mm);
  • um ângulo de ataque de 30° e um ângulo de saída de 33° na versão 4X4 e 34° na versão 4X2;
  • um ângulo ventral de 21°.

Uma gama de motores comprovada:

Gasolina: SCe 115 (versões 4×2 e 4×4) e TCe 125 (versões 4×2 e 4×4) associados a uma caixa de velocidades manual.

Nas versões Diesel é proposto o motor dCi 90 para a versão 4×2 e o dCi 110 para as versões 4×2 e 4×4, combinados com uma caixa de velocidades de comando manual. O motor dCi 110 (para a versão 4×2) pode estar associado à caixa de velocidades automática EDC de dupla embraiagem. Está, igualmente, disponível uma oferta GPL, com o motor SCe 115.

Segurança melhorada

O Novo Duster está dotado de equipamentos que reforçam a proteção dos passageiros:

  • Novas longarinas com espessura aumentada;
  • Novos reforços estruturais (montante de enquadramento de para-brisas, longarinas sob o piso);
  • Novos elementos de segurança:
  • Novas estruturas de bancos;
  • Novos apoios de cabeça dianteiros com volume aumentado (tanto em superfície como em espessura), que oferecem uma melhor proteção em caso de colisão traseira;
  • Novos airbags tipo cortina;
  • Pré-tensores pirotécnicos com limitadores de esforço nos lugares dianteiros e laterais traseiros;
  • Fixações ISOFIX para instalação de cadeiras para criança nos lugares laterais traseiros;
  • Novo Seat Belt Reminder (SBR) traseiro com visualização, no quadro de instrumentos, do número de cintos de segurança traseiros não utilizados e alerta em caso de desativação de algum dos cintos em andamento;
  • Novo absorvedor de para-choques e nova conceção do capô, para aumentar a capacidade de absorção de energia em caso de impacto contra peão;
  • Os retrovisores exteriores, com uma superfície aumentada em 8 %, participam na melhoria da visibilidade do condutor.

O Novo Duster dispõe de sistemas de ajuda à condução úteis para reforçar a segurança:

  • Um alerta de ângulo morto constituído por quatro sensores ultrassónicos, instalados nos quatro cantos do automóvel. Estes sensores permitem detetar a presença de qualquer veículo na traseira ou lateralmente, numa zona de três a cinco metros. Um testemunho luminoso (LED) situado no retrovisor exterior assinala, automaticamente, o perigo. Com o pisca-pisca ativado, se algum veículo se encontrar na zona de ângulo morto, o testemunho luminoso LED do retrovisor pisca. Este sistema funciona quando o automóvel circula a uma velocidade entre 30 km/h e 140 km/h.

  • O Novo Duster oferece um sistema de ativação automática das luzes, um conforto suplementar para o condutor.

 

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