Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Novo Ford KA+ inclui versão crossover

By on 5 Fevereiro, 2018

A Ford acaba de revelar o novo KA+ que, pela primeira vez, estará também disponível numa versão crossover, designada KA+ Active. Face ao actual modelo, a nova gama apresenta maiores níveis de conforto e conveniência, e mais tecnologias de assistência ao condutor, bem como um estilo interior e exterior mais apelativo.

Oferecendo um generoso espaço para cinco adultos e uma ampla bagageira, os novos KA+ e KA+ Active estão disponíveis com tecnologias como sistema de comunicação e entretenimento SYNC 3, limpa-vidros com sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.

Outra importante estreia dos novos KA+ e KA+ Active consiste na oferta de motores a gasolina e diesel. No primeiro caso destaca-se o novo propulsor Ford 1.2 Ti-VCT (Twin independent Variable Camshaft Timing) de três cilindros, com 70 ou 85 CV, e, no segundo caso, o bloco Ford 1.5 TDCi de 95 CV, concebido para satisfazer as necessidades dos condutores que efectuam quilometragens elevadas.

Quanto ao novo KA+ Active, trata-se de uma proposta que acentua, ainda mais, os atributos deste modelo compacto de cinco portas, com um estilo exterior mais robusto, maior distância ao solo e uma afinação do chassis dedicada, grelha com design específico, acabamentos interiores exclusivos e um elevado nível de equipamento de série.

Como refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas & Serviço, Ford Europa, “No ano passado, as vendas de SUVs Ford na Europa ultrapassaram as 200.000 unidades, e a procura por modelos SUV e crossover nunca foi tão elevada. Este ano, o nosso novo Ford KA+ Active vai tornar o conceito crossover mais acessível a um número ainda maior de clientes, graças ao estilo cativante e às tecnologias sofisticadas, argumentos que esses mesmos clientes apenas esperam encontrar em carros mais dispendiosos.”

“Desde a sua introdução no final de 2016, a Ford já vendeu mais de 61.000 KA+ e agora estamos a oferecer aos clientes ainda mais opções de escolha com o nosso primeiro KA+ com motor diesel para uma melhor eficiência em consumos e desempenho, e uma nova motorização a gasolina com maior resposta em cidade, todos respeitando as mais recentes normas de emissões.”

O KA+ foi lançado para os clientes na Europa como um modelo de pequenas dimensões que se apresenta espaçoso, bem equipado e com uma excelente relação qualidade/preço. Além disso, proporciona baixos consumos de combustível e uma dinâmica divertida, tudo por valores bastante acessíveis.

crossover KA+ Active é a segunda proposta de uma nova gama de modelos Active que a Ford vai disponibilizar, surgindo a seguir ao Fiesta Active que vai ser lançado no final deste ano. Os modelos Active apresentam um estilo de inspiração SUV, maior distância ao solo e protecções de carroçaria adicionais, conciliando estas características com a versatilidade do formato de cinco portas e um prazer de condução tipicamente Ford.

Elegante e bem equipado

Proposto nos níveis de equipamento Essential e Ultimate, a que se junta a nova versão Active, o novo KA+ apresenta uma grelha trapezoidal mais elevada e ópticas dianteiras rasgadas e de maiores dimensões, em linha com a mais recente linguagem de design da Ford.

O novo desenho da grelha inclui uma moldura cromada, enquanto que as luzes de nevoeiro e as luzes diurnas (ambas de série) são realçadas por um detalhe específico cromado em forma de “C”, que é reproduzido em ambos os cantos do pára-choques traseiros. O redesenho dos pára-choques dianteiro e traseiro contribuem para a assertividade do novo visual.

O KA+ Active apresenta uma distância ao solo aumentada em 23 milímetros e um estilo exterior marcado por protecções de carroçaria adicionais nas embaladeiras e guarda-lamas, acabamento exclusivo, em preto, nas grelhas superior e inferior dianteiras, e barras de tejadilho para transportar bicicletas e equipamento desportivo, indispensáveis em estilos de vida activos.

O equipamento exclusivo do KA+ Active inclui também jantes de liga leve de 15 polegadas e a cor exterior bronze metalizado Canyon Ridge, ambas específicas do modelo.

O interior do KA+ apresenta um acabamento granulado no painel de instrumentos e revestimentos resistentes num elegante padrão em antracite escuro. Nas zonas do habitáculo mais visíveis e mais frequentemente tocadas pelos utilizadores, como as pegas das portas, a consola central e as saídas da ventilação, foram adoptados elementos decorativos específicos com acabamentos cromados.

O habitáculo do KA+ Active é reforçado por embaladeiras com a inscrição Active em relevo e um volante (específico da versão) revestido a cabedal e costuras em Castanho Sienna, e com comandos integrados do controlo de velocidade. Os bancos dianteiros e traseiros apresentam revestimentos em tecido com faixas e costuras em Castanho Sienna. No habitáculo e na bagageira, os tapetes para todas as estações do ano protegem o interior da sujidade trazida do exterior, como é o caso do calçado com lama.

 Tecnologia conveniente

Estão também disponíveis novas tecnologias de conforto, conveniência e de assistência ao condutor, que proporcionam uma experiência de condução mais descontraída, requintada e confiante a todos os clientes do novo KA+ e KA+ Active.

O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 permite aos condutores controlar as funções de áudio e os smartphones conectados através de comandos por voz ou do ecrã táctil tipo tablet de 6,5  polegadas e a cores. Naturalmente, é 100% compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto™.

Outras tecnologias disponíveis para facilitar a condução, incluem limpa-vidros com sensores de chuva e acendimento automático dos faróis (em função do nível de luminosidade exterior), bem como o sistema de aquecimento do pára-brisas Ford QuickClear, para um desembaciamento rápido e perfeito nas manhãs gélidas. Também são propostos bancos dianteiros aquecidos, Controlo Electrónico Automático de Temperatura e sensores de estacionamento traseiros.

Todas as versões KA+ e KA+ Active oferecem um extenso equipamento de série, incluindo vidros dianteiros eléctricos, retrovisores eléctricos, fecho central com comando, Assistência de Arranque em Subida, Limitador de Velocidade, e Ford Easy Fuel (sistema inteligente de abastecimento de combustível). O arranque do motor é feito por botão e, em resposta ao feedback dado pelos clientes, o compartimento de bagagem é agora mais fácil de aceder através de um botão no portão, além do comando de abertura interior junto ao banco do condutor.

A protecção dos ocupantes é assegurada por seis airbags, Controlo Electrónico de Estabilidade (ESP) e Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus. Disponível também, a tecnologia Ford MyKey permite aos proprietários definir limites máximos de velocidade e de volume de áudio, e assegura que os sistemas de segurança não são desactivados quando o KA+ é conduzido por condutores jovens e inexperientes.

O interior espaçoso acolhe, com todo o conforto, um passageiro de 2 metros de altura que se sente atrás de um condutor com a mesma estatura. A versatilidade interior é reforçada graças ao rebatimento assimétrico (60/40) dos bancos traseiros, de forma a acomodar objectos de maiores dimensões.

 O poder da escolha

Os novos KA+ e KA+ Active oferecem agora pela primeira vez aos clientes o poder de escolha, com uma disponibilidade de económicos motores a gasolina e diesel que cumprem as exigências da mais recente norma de controlo de emissões, Euro Fase 6, contando, de série, com a tecnologia Auto Start-Stop.

O novo motor Ford 1.2 Ti-VCT de três cilindros, a gasolina, partilha uma arquitectura de base com o bloco 1.5 EcoBoost de 200 CV montado no novo Ford Fiesta ST, disponível no final deste ano, e apresenta emissões estimadas em 114 g/km CO2.

Comparado com o motor 1.2 Duratec a gasolina que agora sai de cena, o novo propulsor oferece até mais 10 por cento de binário entre as 1.000 rpm e as 3.000 rpm, para uma resposta optimizada na condução diária; no que respeita a consumos, prevê-se que seja quatro por cento mais económico em toda a faixa de rotações, o que reduz os custos de utilização.

A configuração de três cilindros reduz a fricção, enquanto que a utilização do alumínio na construção da cabeça e do bloco contribui para reduzir o peso e obter consumos mais baixos.

Outras tecnologias:

  • Duplo Sistema Independente de Variação da Distribuição: permite efectuar a sincronização das válvulas de admissão e escape de forma independente, resultando na resposta mais rápida do acelerador, melhor binário a baixo regime e menores consumos de combustível
  • Condutas de admissão integradas: optimizam o aquecimento do sistema de escape para reduzir as emissões
  • Bomba de óleo com capacidade variável de dupla fase, pistões com revestimento tipo diamante e correia primária em banho de óleo: em conjunto, contribuem para optimizar os níveis de fricção e melhorar o consumo de combustível

O requinte de construção do novo Ti-VCT de 1,2 litros é também fruto de uma nova concepção do off-set da cambota que produz o efeito de “contra-peso” no funcionamento dos três cilindros sem necessidade de veios de equilíbrio, um comando de válvulas optimizado para baixo ruído, e um sistema de isolamento acústico que reduz a intrusão do ruído do motor no habitáculo.

Tanto o KA+ como o KA+ Active dispõem do motor diesel Ford 1.5 TDCi de 95 CV – com um nível de emissões previsto de apenas 99 g/km CO2 – capaz de desenvolver 215 Nm de binário entre as 1750 e as 2500 rpm, ideal para uma condução sem esforço nas longas viagens.

O bloco TDCi de 1,5 litros possui uma câmara de combustão de desenho optimizado, sobrealimentação e um sofisticado sistema de injecção de combustível, para um funcionamento refinado. O Carregamento Generativo Inteligente melhora a economia de combustível ao accionar o alternador de forma selectiva e carregar a bateria quando o veículo se desloca em velocidade de cruzeiro, ou quando são accionados os travões.

Os grupos propulsores do novo KA+ e KA+ Active utilizam a nova transmissão Ford de cinco velocidades de baixo atrito, que proporciona melhores passagens de caixa, mais requinte de utilização e melhores consumos de combustível.  Os componentes internos desta transmissão são revestidos a Teflon, contando também com rolamentos de baixo atrito e marcha-atrás sincronizada, mais fácil de engrenar.

Concebido para os condutores europeus

Os novos KA+ e KA+ Active alargam o aclamado e cativante prazer de condução Ford a um número ainda mais amplo de clientes. O chassis foi especificamente desenvolvido para ir ao encontro das expectativas dos europeus, contando com um subchassis dianteiro único e elementos da suspensão (incluindo molas, amortecedores e barra de torsão traseira) optimizados para as estradas do Velho Continente. A vedação das portas, o isolamento acústico e a aerodinâmica foram melhorados de forma a reduzir a entrada de ruído no habitáculo, tanto o ruído proveniente da Estrada, como o que é produzido pelo vento.

Adicionalmente, o KA + Active possui uma maior largura de vias, uma barra anti-rolamento frontal maior e uma Direcção Assistida Electrónica com afinação específica, para um comportamento crossover optimizado. Os amortecedores revistos apresentam um batente de recuperação hidráulico para uma condução mais suave em pisos irregulares e a Prevenção de Capotamento Activa funciona integrada no sistema Electrónico de Controlo de Estabilidade para oferecer segurança adicional ao transportar cargas no tejadilho.

Para melhorar o comportamento em colisão, quase 50 por cento da carroçaria do KA+ é construída em aços de alta resistência, incluindo o piso, longarinas dianteiras e traseiras do chassis, pilares das janelas, pára-choques dianteiro e barras das portas dos passageiros.

Os novos KA+ e KA+ Active estarão à venda na Europa no final deste ano, com preços a partir de €11.000 em Portugal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)