Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Pikes Peak: IONIQ 5 N de 650 cv em busca do recorde

Novo Hyundai Ioniq 5 estreia com 480 km de autonomia

By on 23 Fevereiro, 2021

A Hyundai revelou o novo Ioniq 5, o elétrico que vai ter o importante papel de ser o primeiro da nova submarca Ioniq. Curiosamente, a marca sul-coreana decidiu optar por um visual final bastante semelhante ao mostrado pelo concept 45 apresentado em 2019. Destaque para faróis LED em forma de pixel, puxadores embutidos e proteções de carroçaria nas cavas de roda e para-choques.

Ao contrário do que as fotos possam indicar, estamos perante um crossover e não um hatchback, construído sob a plataforma modular E-GMP. Assim, o Ioniq 5 apresenta-se com 4635 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1605 mm de altura. O principal ponto de interesse passa pelos 3 metros de distância entre eixos, valor esse que é 23 mm superior à conseguida pelo Santa Fe.

Tração traseira ou integral

Ao nível de motorização, o cliente vai ter mais do que uma solução. As versões de entrada, com a bateria de 58 kWh, podem estar equipadas com um ou dois motores elétricos. No caso de apenas um motor, montado no eixo traseiro, debita 170 cavalos e 350 Nm de binário. Com a bateria de menores dimensões existe ainda uma versão de tração integral, que conta com a adição de um motor elétrico no eixo dianteiro, e que aumenta a potência para os 235 cavalos e 605 Nm de binário.

Para quem quer um pouco mais de autonomia, existem, igualmente, duas variantes com a bateria de 72,6 kWh. Com tração traseira o Hyundai Ioniq 5 debita 217 cavalos e 350 Nm de binário. Já o topo de gama com tração integral chega aos 306 cavalos e 605 Nm de binário. Relativamente a performances, a velocidade máxima é limitada a 185 km/h em todas as versões e no topo de gama é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos.

No capítulo da autonomia, a Hyundai revela que a bateria de 72,6 kWh e tração traseira permite percorrer entre 470 e 480 quilómetros (WLTP). Quando chega a altura de carregar, o Ioniq 5 permite até 800 V. Isto significa que é possível conseguir 100km de autonomia em apenas cinco minutos com a potência máxima permitida.

Interior espaçoso e tecnológico

Tal como já referimos, os Hyundai Ioniq 5 garante três metros de distância entre eixos, valor esse que favorece o espaço no habitáculo. O design favorece uma filosofia minimalista, com praticamente todos os comandos a concentrarem-se no ecrã central de 12,3 polegadas que surge unido ao painel de instrumentos de iguais dimensões. A Hyundai revela ainda que foram utilizados materiais reciclados na criação do interior. Os bancos têm ajuste elétrico e são 30% mais finos do que os convencionais, algo que favorece o espaço na segunda fila de bancos. O tejadilho conta ainda com um sistema solar. Por fim, de referir que o novo Hyundai Ioniq 5 está disponível a partir do verão de 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)