Jeep Wrangler: cor Tuscadero de volta
Jeep apresenta concept cars no 58º Easter Jeep Safari

Novo Jeep Grand Cherokee está já em testes com a nova plataforma vinda da Alfa Romeo

By on 12 Junho, 2019

Finalmente a plataforma Giorgio sai da esfera da Alfa Romeo e o primeiro a beneficiar é o Jeep Grand Cherokee.

Se olharmos para o plano de produto da Jeep revelado por Sérgio Marchionne em 2017, está lá assinalado que o Grand Cherokee, já com oito anos de vida, será substituído em até 2021. Ora, o carro foi agora apanhado em testes e sabe-se que a base é uma versão adaptada às necessidades do modelo da plataforma Giorgio. 

Claro que com tanta camuflagem, pouco ou nada foi revelado, mas fica a ideia que o modelo está a ser ultimado e que a Jeep vai aumentar as dimensões do Volkswagen Touareg, Audi Q7, Mercedes GLC ou BMW X5. Também a distância entre eixos será maior e a traseira será desenhada de forma a que o carro possa albergar sete pessoas.

Para tudo isto, a plataforma Giorgio, como já referimos, será alterada e desviando, um pouco, daquilo que é o plano de lançamento de produtos, o Grand Cherokee terá mesmo sete lugares.

As alterações feitas à plataforma não incidem apenas no tamanho, mas também nas qualidades fora de estrada, olhando ao ADN da Jeep e do Grand Cherokee. Manterá as suspensões independentes nos dois eixos, mas receberá, pela primeira vez, motorizações eletrificadas. Para o Jeep Grand Cherokee, a FCA tem como plano oferecer híbridos com tecnologia de 48 volts e híbridos Plug In, além de motores de combustão interna como um V6. Mas não irá além disso, na Europa, estando a Jeep a equacionar deixar cair o V6 em favor de um motor de quatro cilindros. O V8 continuará reservado ao mercado norte americano e mercados onde as restrições de emissões seja menos exigente. 

O que o falecido Sergio Marchionne disse em junho de 2017 sobre o fim dos motores a gasolina e diesel nos Jeep a partir de 2020, não será cumprido, pois a maior fatia de vendas da Jeep continua a estar do lado dos gasolina e diesel e já se percebeu que não será para já que a mudança para a eletricidade será cumprida.

Entretanto, a Jeep tem planos para introduzir a autonomia de nível 3 (que requer a presença do condutor, mas tem já autonomia total em determinados percursos) que deverá já estar pronta para quando o Grand Cherokee for lançado, sendo de esperar que o modelo tenha disponível como opção e de série nos modelos de topo, esta tecnologia. O carro deverá ser revelado em 2020 e lançado em 2021, estando á venda nesse ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)