Renault Grand Kangoo: Mais e melhor
Renault Kangoo Equilibre TCe 130 – Ensaio Teste

Novo KANGOO Z.E. – Melhorias na autonomia e carregamento

By on 4 Julho, 2017

O novo Kangoo Z.E. propõe uma autonomia aumentada em mais de 50 %: 270 km NEDC, em vez dos anteriores 170 km. Uma nova bateria associada a um novo motor, bem como uma bomba de calor, permitem obter a melhor autonomia disponível no mercado dos veículos comerciais ligeiros elétricos.

O novo Kangoo Z.E. carrega-se mais rapidamente e com toda a simplicidade. Um novo carregador, duas vezes mais potente, permite uma recarga completa em cerca de 6 h (ou seja, bem menos de uma noite). Os novos serviços conectados (Z.E. Trip e Z.E. Pass) simplificam o carregamento nos terminais públicos na Europa, para facilitar o quotidiano dos clientes dos veículos comerciais ligeiros elétricos.

O Kangoo Z.E. é a furgoneta elétrica líder do mercado europeu, com mais de 25.000 unidades vendidas desde o seu lançamento, em outubro de 2011.

O Kangoo Z.E. estará disponível em Portugal a partir de setembro com os mesmos preços da geração anterior (com aluguer de bateria). Nesta nova geração passa a estar disponível a comercialização com a bateria incluída por um valor adicional de 7.626€.

 

O Novo Kangoo Z.E. oferece a mesma diversidade de versões que o modelo anterior, com uma grande variedade de carroçarias, de níveis de equipamento e de opções (2 comprimentos 4,28 m e 4,66 m, 2 ou 5 lugares, cabina prolongada, 4 variantes). O Novo Kangoo Z.E. dispõe, assim, de um volume de carga de 3 a 4,6 m3 e de uma carga útil de 650 kg e pode também ser transformado à medida das necessidades.

Nova bateria com uma densidade energética reforçada

  • O novo Kangoo Z.E. propõe uma autonomia reforçada, graças à nova bateria«Z.E. 33» de 33 kWh.
  • Esta nova bateria, fruto da competência técnica da Renault e da LG Chem, foi desenvolvida com base numa importante inovação: o aumento da densidade energética, que aumenta a capacidade de armazenamento da bateria, mantendo as dimensões e preservando assim o volume útil do automóvel. A otimização não foi conseguida pela adição de mais módulos, mas graças ao desenvolvimento da química das células da bateria para aumentar a sua densidade energética.
  • Esta evolução foi obtida sem o mínimo impacto na fiabilidade e na segurança de utilização, nem qualquer redução da carga útil.
  • Novo motor com uma elevada eficiência energética
  • O Kangoo Z.E. beneficia, igualmente, de um novo motor de elevada eficiência energética e de uma gestão eletrónica otimizada da bateria. Esta combinação de tecnologias limita o consumo elétrico do veículo em andamento, mantendo a sua potência.
  • O motor R60 de 44 kW e 60 cv deriva do motor R90 do ZOE e é de conceção 100% Renault.

Bomba de calor: estreia num comercial ligeiro elétrico

  • O Novo Kangoo Z.E. está equipado com uma verdadeira novidade no mundo dos comerciais ligeiros elétricos: uma bomba de calor, ligada ao ar condicionado, que preserva a autonomia com tempo frio.
  • Esta bomba de calor permite melhorar a autonomia com tempo frio, porque diminui o recurso a resistências elétricas, grandes consumidoras de energia e de autonomia.
  • Com o sistema de pré-climatização (o horário de arranque é ajustável através dos comandos no volante), é possível aquecer ou arrefecer previamente o automóvel quando este está ligado (se estiver equipado com ar condicionado).

Carregamento mais rápido e mais fácil

O Novo Kangoo Z.E. carrega-se mais rapidamente, graças a um novo carregador duas vezes mais potente, e com uma maior simplicidade, graças a uma enriquecida oferta de serviços conectados que facilita o quotidiano dos clientes. O novo carregador, duas vezes mais potente, permite uma recarga completa em 6 horas*. Os novos serviços conectados do Renault Easy Connect (Z.E. Trip e Z.E. Pass) permitem simplificar o carregamento nos terminais públicos europeus.

  • O Novo Kangoo Z.E. está equipado com uma nova geração do carregador de 7 kW AC – 32A, monofásico e corrente alternada de 230V.
  • O Novo Kangoo Z.E. recarrega-se completamente em cerca de 6 horas* numa WallBox de 7,4 kW, ou seja, menos 1h30 do que anteriormente, para obter mais 50% de autonomia.
  • O Novo Kangoo Z.E. dispõe, de série, de um cabo para carregamento numa WallBox ou num terminal público. De série ou em opção (consoante os países) é também disponibilizado um cabo para carregamento numa tomada doméstica ou de segurança.

(*Para os países e infraestruturas que admitem 32A monofásico.)

 

O Kangoo Z.E. propõe novos serviços conectados e inovadores: o Renault Easy Connect: Z.E. Trip e o Z.E. Pass. Estes serviços facilitam o acesso aos cerca de 80.000 postos de carregamento públicos na Europa. Os serviços conectados estão a ser progressivamente implementados durante o ano de 2017.

Z.E. Trip: localização do conjunto dos postos a partir do sistema de navegação R-LINK.

  • A aplicação Z.E. Trip permite ao condutor localizar todos os postos de carregamento acessíveis ao público nos principais países europeus (*). O Z.E. Trip está acessível através do sistema de navegação Renault R-LINK, e permite selecionar um posto de carregamento e obter o trajeto direto até lá.
  • A aplicação Z.E. Trip indica a disponibilidade em tempo real de cada terminal para orientar o condutor para os postos de carregamento livres. Além disso, informa também sobre a potência do posto e a sua compatibilidade com o automóvel.
  • Para preparar antecipadamente o seu trajeto, o utilizador pode ainda consultar a rede de terminais de carregamento no portal de Internet da Renault ou diretamente no seu espaço MyRenault.
  • O Z.E. Trip pode ser transferido, desde 2015, por todos os clientes Kangoo Z.E., a partir da R-Link Store.

(*) Alemanha, França, países nórdicos, Suíça, Bélgica, Áustria, Países Baixos, Reino Unido, Irlanda, Portugal, Itália, Espanha, Polónia, Eslovénia e Hungria.

Z.E. Pass

A aplicação Z.E. Pass permite aceder aos terminais e pagar facilmente cada sessão de carregamento na maioria dos postos de carregamento públicos da Europa.

O condutor identifica os terminais acessíveis e a sua compatibilidade com o automóvel. Também pode comparar o preço das recargas nos terminais perto de si, diretamente no seu smartphone.

É possível aceder a um máximo de postos, sem multiplicar as assinaturas específicas a cada rede, e pagar o carregamento através da aplicação smartphone dedicada (iOS ou Android) ou com o cartão (de tecnologia RFID).

Desenvolvido em parceria com a Bosch, o Z.E. Pass está disponível na Alemanha, França, Bélgica,

Suíça e Áustria. Em breve, também poderá ser utilizado na Grã-Bretanha, Países Baixos e países nórdicos.

 O novo Kangoo Z.E. continua a dispor dos serviços que facilitam a utilização do automóvel elétrico:

My Z.E. Connect

Este serviço permite aceder aos dados do automóvel a partir de um smartphone ou de um computador ligado à Internet: estado da carga, autonomia com a carga atual, histórico dos carregamentos, programação das mensagens de alerta e conselhos de condução.

My Z.E. Connect Pro

My Z.E. Connect Pro é um web service de transmissão de dados em bruto, relativos aos veículos elétricos de uma frota. O serviço assegura a comunicação de dados em tempo real, como seja o nível de carga da bateria, a ligação a uma infraestrutura, a autonomia, etc., bem como o seu tratamento e a sua restituição para uma ferramenta do cliente.

Esta ferramenta facilita a utilização da frota no dia-a-dia, a gestão remota da autonomia e a integração dos dados nas ferramentas específicas das empresas.

My Z.E. Inter@ctive

Este serviço permite interagir com o seu veículo a partir de um smartphone ou de um computador ligado à Internet, de forma a programar o carregamento (para escolher a hora do carregamento, de modo a beneficiar das melhores tarifas energéticas ou da disponibilidade de um máximo de potência ou em função do custo e do balanço CO2 da eletricidade utilizada).

Nova autonomia, os mesmo preços

O Novo Kangoo Z.E. estará disponível a partir de Setembro nos Concessionários da rede Renault em Portugal. E, mesmo com um aumento de 50% da autonomia, o Kangoo Z.E. não terá qualquer acréscimo de preço estando disponível a partir dos 25.547€ (com aluguer da bateria).

Uma novidade introduzida nesta nova geração é a possibilidade, em todas as versões, de aquisição do automóvel com a bateria. O acréscimo de preço é fixo e tem o valor de 7.626€.

Replicação Smartphone

Através do Renault R-LINK Evolution com Android AutoTM (consoante o país e disponível no outono de 2017), o utilizador poderá aceder facilmente durante a condução, a partir do grande ecrã integrado do R-LINK, a aplicações Android compatíveis, bastando para isso sincronizar simplesmente o seu smartphone.

Modo Eco permanente

Permite tornar o modo ECO permanentemente ativo (ao contrário do modo ECO de série, ativável através do botão situado perto do travão de estacionamento), o que pode aumentar até 10% a autonomia do Novo Kangoo Z.E.

Espelho Wide View – Espelho retrovisor de ângulo morto

O Espelho Wide View, já disponível nos furgões Trafic e Master, equipará também o Novo Kangoo Z.E. e o Kangoo Express. Muito útil nos cruzamentos, este retrovisor de ângulo morto, situado na pala de sol do passageiro, é um verdadeiro trunfo em termos de segurança já que permite alargar o campo de visão lateral direito de um automóvel de caixa de carga fechada, fornecendo assim uma ampla panorâmica de todo o fluxo rodoviário.

Novo Kangoo Maxi Z.E. 6 m3:exemplo perfeito da oferta por medida da marca especialista Renault Pro+

O Novo Kangoo Maxi Z.E. 6 m3 ilustra todo o know-how da marca especialista Renault Pro+ para se adaptar às necessidades dos seus clientes. É o veículo ideal para a distribuição de encomendas em meio urbano.

 Este modelo oferece uma extraordinária manobrabilidade, graças ao raio de viragem e ao comprimento total. A largura total permite uma paragem rápida em segunda fila ou num lugar reservado a cargas e descargas. Além disso, a altura total, inferior a 2 metros, permite entrar nos parques subterrâneos. As portas facilitam as operações de carga e descarga, tanto pela traseira como pela lateral.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)