A transformação mais ambiciosa da história da SEAT
Seat Arona 1.0 TSI 110cv DSG Xperience – Ensaio Teste

Novo Leon já inclui a nova linguagem de estilo da Seat estreada no Tarraco

By on 18 Outubro, 2018

As “mulas” de teste da Seat voltaram aos testes em redor de Barcelona e mostram que a linguagem de estilo estreada no Tarraco já está a ser implementada em outros modelos.

A quarta geração do Leon está ser preparada com muito cuidado, pois o modelo conseguiu ultrapassar o Ibiza como o modelo mais vendido da casa espanhola mas está ameaçado pelos SUV Arona, Ateca e, agora, o Tarraco. Olhando para as fotos, percebe-se que ao contrário do que sucede até agora, a frente está muito mais horizontal, os faróis são mais rasgados e o avanço dianteiro maior que no atual modelo. Na traseira, as mudanças são menores com os LED a desenharem as formas já conhecidas na Seat, formando uma assinatura já conhecida. Por fora, as diferenças serão estas com um ou outro detalhe, mas será no interior que as diferenças serão maiores.

Primeiro, o Seat Leon será o primeiro modelo do grupo VW a receber a mais recente evolução do sistema de info entretenimento. Esta nova versão terá capacidade de atualização “over the air”, ou seja, através da internet e da nuvem, terá uma interface muito melhorada com um controlo por voz mais sofisticado e que, ainda não está confirmado, terá serviço de mordomo como o Mercedes Me, ou o sistema da BMW. Os botões desaparecem quase todos da consola central, pois (quase) tudo irá migrar para dentro do ecrã de generosas dimensões e com sensibilidade ao toque e possibilidade de apontar e redimensionar.

A base do novo Leon será, naturalmente, a plataforma MQB atualizada, que é mais leve graças ao incremento do uso de materiais leves. Os motores vão incluir versões “mild” híbridas aproveitando a arquitetura elétrica de 48 volts, tendo por base o motor 1.5 TSI a gasolina. O Leon será o primeiro Seat a oferecer uma motorização híbrida Plug In com uma autonomia elétrica de 50 km. A Seat não vai acabar com as opções diesel na gama do Leon, mas restritos a um par de motores.

Como já se sabia, a quarta geração do Seat Leon só terá versões de cinco portas e carrinha, mas haverá uma novidade com a gama a receber uma versão “allroad” da carrinha, à imagem da Leon XPerience, mas com uma altura ao solo incrementada, estilo mais rústico e maiores capacidades fora de estrada. O modelo será apresentado no Salão de Genebra de 2019.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)