Type 135: Lotus aposta no mercado dos automóveis desportivos elétricos
Lotus Emeya: O novo GT Elétrico

Novo Lotus Emira estreia com motores Toyota e AMG

By on 7 Julho, 2021

O novo Lotus Emira vai estar disponível em versões com o motor V6 da Toyota, mas também com o quatro cilindros da AMG.

A Lotus está de regresso e, mais de 10 anos depois, lançaram um novo modelo de produção. Falamos do Lotus Emira, um coupé de dois lugares com motor central com uma aparência apelativa e que pode receber “coração” japonês ou alemão. Começando pelo exterior, o Emira mede 4412 mm de comprimento, 1985 mm de largura e 1225 mm de altura, enquanto a distância entre eixos é de 2575 mm, o que o deixa com dimensões ligeiramente superiores ao Evora. Ao nível de design o novo Emira tem várias parecenças com o Evija como é o caso das entradas de ar de grandes dimensões.

Já no interior, bem mais moderno do que todos os modelos da marca, encontramos um painel de instrumentos digital que surge atrás de um volante multifunções recortado. Ao centro, o tablier apresenta um ecrã tátil de 10,25 polegadas que inclui os típicos sistemas de conectividade Apple CarPlay e Android Auto de série.

Numa primeira fase será entregue numa versão especial de lançamento e apenas disponível com o motor de topo. Falamos do bloco V6 de origem Toyota que pode ser acompanhado por uma caixa manual ou automática. Numa segunda fase os clientes vão ainda ter disponível o motor quatro cilindros da AMG, mas que recebeu uma afinação específica para a Lotus. Neste caso é sempre acoplado à transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades. Para já a Lotus ainda não revelou os números de performance de nenhuma das duas versões.

Ao nível mecânico, a Lotus vai oferecer duas configurações de chassis. Em primeiro lugar, o Tour, vai permitir uma condução mais suave. Para quem quiser um pouco mais de “picante”, existe o opcional Lotus Driver’s Pack em que a suspensão fica mais desportiva, inclui launch control e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 de série. Por fim, o preço ainda não foi revelado, mas deverá ser superior aos modelos que compõe a atual gama, muito por culpa do salto qualitativo a que foi submetido, principalmente ao nível de tecnologia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)