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Novo M5 CS, o BMW mais potente alguma vez feito

By on 27 Janeiro, 2021

Depois do BMW M2, M3 e M4, chegou a vez do BMW M5 receber a sigla

CS, a primeira vez na história do modelo. Começando pelo motor, a nova berlina

está equipada com o já conhecido V8 de 4.4 litros biturbo que passa a debitar

635 cavalos e 750 Nm de binário, ou seja, mais 10 cv do que o M5 Competition.

Isto é possível graças a dois turbos otimizados, melhorias introduzidas na

lubrificação e arrefecimento e uma nova pressão máxima de injeção de

combustível. Tudo isto traduz-se numa resposta à aceleração dos 0 aos 100 km/h

em 3 segundos, três décimas mais rápido do que o M5 Competition. Relativamente

à velocidade máxima, o M5 CS chega aos 305 km/h, porém, limitado

eletronicamente. Embora disponha de sistema de tração integral M xDrive, o M5 CS dispõe

também de um modo que replica o funcionamento de um modelo de tração traseira,

ao entregar a potência apenas ao eixo traseiro. Isto é acompanhado por

um som de escape amplificado que garante um carácter mais emotivo.

“Dieta” em prol da condução

Mais do que aumentar os valores de potência, a BMW não descorou

uma melhoria na condução. Assim, o novo BMW M5 CS conta com molas, suspensão e

barras estabilizadores mais rígidas quando comparado com o M5 base. Para além

disso, “emagreceu” 70 kg, para um novo total de 1825 kg de peso. Destaque ainda

para uma altura ao solo sete milímetros inferior, bem como a promessa de uma

melhoria no conforto a velocidades de cruzeiro em autoestrada. Ao nível da

“borracha” utilizada, também aqui há mexidas. De facto, o M5 CS recorre aos

Pirelli P Zero Corsa (275/35 R20 na dianteira e 285/35 R20 na traseira”, que

são quase pneus de competição. Estes encontram-se montados nas jantes M

Forjadas com raios em Y que “escondem” os travões cerâmicos de série.

Visual ainda mais desportivo

No que diz respeito a estética, recebe de série algumas soluções específicas

como é o caso das cores especiais mate, faróis laser em amarelo, apêndices

aerodinâmicos em fibra de carbono, grelha duplo rim com acabamento em bronze

dourado (a mesma cor utilizada no logo M5 CS) e um capot mais agressivo com

duas entradas de ar. Quanto ao interior o principal destaque é a inclusão de

quatro bacquets individuais, com as dianteiras feitas em carbono, e os encostos de

cabeça contam com o desenho do circuito alemão de Nürburgring Nordschleife, no

qual o M5 CS também foi desenvolvido. Ao centro do tablier encontramos

um ecrã de 12,3 polegadas com o sistema de infotainment da BMW que, em conjunto

com o head-up display, recebem informações próprias para esta versão. Falamos do

conta-rotações M, luzes de passagem de caixa, pressão do turbo, temperatura do

líquido de arrefecimento, estado dos pneus e aceleração.

BMW M5 CS chega na primavera

Relativamente a personalização, além da pintura cinzenta metalizada

Brands Hatch estão ainda disponíveis cores matizadas da BMW Individual em

cinzento Frozen Brands Hatch e verde metalizado Frozen Deep. Por fim, o

novo BMW M5 CS vai ser lançado no mercado na primavera de 2021, tendo um preço

de 180 400€ na Alemanha, valor esse que deve ser superior a 200 mil euros

em solo nacional.

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