Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Mercedes e Tesla poderão ser afetadas com a tragédia de Baltimore

Novo Mercedes-AMG C 43 4MATIC Coupé e Cabriolet em detalhe

By on 23 Março, 2018

Logo após as versões Limo e Station, os modelos C 43 4MATIC Coupé e Cabriolet serão sujeitos a uma extensa atualização. As características estéticas partilhadas incluem a grelha do radiador AMG de dupla lamela, o musculado para-choques dianteiro e o novo para-choques traseiro com revestimentos redondos das duplas ponteiras de escape. O interior beneficia de um painel de instrumentos totalmente digital com os característicos ecrãs AMG e a nova geração de volantes AMG. O motor de 3.0 litros V6 biturbo produz agora 390 CV de potência. Juntamente com a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G de comando extremamente rápido e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC com distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro, foi possível aumentar ainda mais a dinâmica e a agilidade de condução. Veja a ficha técnica aqui.

Com um vasto conjunto de medidas meticulosamente coordenadas, os engenheiros de desenvolvimento na AMG aperfeiçoaram ainda mais a dinâmica de condução. O motor V6 de 3.0 litros produz agora 390 CV e portanto mais 23 CV do que o seu antecessor. O binário máximo de 520 Nm está disponível numa ampla faixa de rotação do motor, entre as 2500 e as 5000 rpm. O novo C 43 4MATIC Coupé acelera dos 0 aos 100 km/h em 4.7 segundos, enquanto a versão Cabriolet fá-lo em 4.8 segundos.A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 250 km/h.

Desportivo e distintivo: o design exterior

O exterior dos modelos C 43 4MATIC Coupé e Cabriolet é consideravelmente mais expressivo, identificando ainda mais os novos modelos como membros da família. As novas características distintivas incluem a grelha do radiador AMG com dupla lamela na cor prata irídio mate e o para-choques dianteiro esculturalmente imponente com aplicações estéticas adicionais. As grelhas das entradas de ar laterais no para-choques dianteiro ajudam a orientar de forma ideal o escoamento de ar na secção dianteira. As lamelas horizontais e o elemento de revestimento do repartidor dianteiro têm acabamento cromado prateado.

Quando observados de lado, as características atraentes incluem as saias laterais desportivas e as novas jantes de liga leve AMG aerodinamicamente otimizadas. O aro exterior e a geometria dos raios das jantes especificamente desenhados para os modelos, que foram aperfeiçoados com recurso a um túnel de vento, ajudam a melhorar o escoamento do ar em torno das jantes e a aumentar desta forma a eficiência aerodinâmica. Os engenheiros de desenvolvimento concentraram-se ainda na ótima combinação da aerodinâmica com o peso, o arrefecimento dos travões, máximo desempenho e redução do consumo de combustível.

A secção traseira também transmite uma sensação de estética desportiva, com as duplas ponteiras de escape circulares com acabamento cromado brilhante. O para-choques traseiro com grelhas de ventilação laterais e o difusor significativamente mais expressivo melhoram as características de escoamento do ar na traseira. O spoiler traseiro na tampa da bagageira é pintado na cor da carroçaria.

O opcional pack AMG acrescenta elementos de destaque que são ainda mais desportivos: o repartidor dianteiro mais expressivo, o spoiler, as aplicações mais abrangentes nas saias laterais e as aplicações estéticas no para-choques traseiro com acabamento em preto brilhante. As opções adicionais de equipamento incluem o Pack Fibra Carbono II, no qual os alojamentos dos espelhos exteriores e o spoiler da tampa da bagageira possuem um acabamento em fibra de carbono preta. O Pack Night contém elementos de cor preto como os alojamentos dos espelhos exteriores, as linhas dos ombros e as calhas de revestimento das borrachas dos vidros.

Visual desportivo com detalhes específicos do modelo: o design interior

Materiais desportivos como pele, microfibra DINAMICA e o alumínio com acabamento de elevada qualidade, dão continuidade ao exterior expressivo no interior. Os opcionais bancos AMG Performance fornecem um ótimo apoio lateral quando é adotado um estilo de condução dinâmico, graças ao design especial dos apoios laterais no assento e no encosto do banco. Como opção, em combinação com estofos em pele, os apoios laterais dos bancos podem ser perfeitamente ajustados através das câmaras-de-ar incorporadas. Os bancos Performance conferem ao interior um carácter ainda mais distintivo com o seu visual desportivo. Estão equipados com aquecimento e, em combinação com o revestimento em pele, também incluem controlo da climatização de três níveis. A versão Cabriolet também pode ser opcionalmente equipada com o sistema de aquecimento para a zona do pescoço AIRSCARF.

O revestimento de série em pele sintética ARTICO / microfibra DINAMICA em preto e com ponteado vermelho realça igualmente o carácter dinâmico do modelo. Para corresponder ao design dos bancos, os painéis centrais das portas e o tablier são revestidos em pele sintética ARTICO com ponteado vermelho. Os pedais desportivos em alumínio com aplicações de borracha pretas, os elementos de revestimento em preto lacado com alumínio de superfície em grão longitudinal fino, o revestimento do tejadilho em preto e os cintos de segurança vermelhos são elementos adicionais com toque desportivo.

Comprovado e potente: o motor AMG de 3.0 litros V6 biturbo

O motor V6 biturbo fornece uma elevada potência combinada com baixos níveis de consumo de combustível e de emissões. Entre outros fatores, a elevada potência é uma cortesia dos turbocompressores separados de grandes dimensões e a pressão de sobrealimentação de 1.1 bar. Os dois turbocompressores instalados junto ao motor fornecem uma resposta especialmente espontânea. O propulsor da AMG pode ser identificado através da tampa do motor com uma aplicação em alumínio na cor vermelho e da inscrição AMG.


Opções abrangentes de personalização

Está disponível como equipamento opcional uma vasta seleção de opções de personalização.No que diz respeito ao revestimento, a gama inclui madeira de freixo porosa com acabamento em preto/alumínio com grão longitudinal fino, alumínio com grão longitudinal (portas)/madeira de freixo porosa com acabamento em preto (consola central), limão castanho escuro brilhante, madeira porosa de carvalho com acabamento em antracite, madeira porosa de nogueira e ainda o revestimento AMG em fibra de carbono/alumínio de grão longitudinal fino e fibra de vidro prateada mate/alumínio de grão longitudinal fino.

Relativamente ao revestimento dos estofos, como opção, está disponível pele preta, cor preta com ponteado vermelho, vermelho mirtilo / preto, cinza magma / preto, castanho sela / preto e porcelana / preto.

Interior com inovador conceito de controlo e exibição

Quer seja com o touchpad e Controller, com os botões táteis no volante, ou através do controlo por voz, o sistema operativo do C 43 4MATIC é tão versátil como flexível. Todas as opções destinam-se a controlar as tarefas que se pretendem realizar, da forma mais confortável, rápida e apropriada às situações o quanto possível neste ambiente desportivo.

Igualmente flexível na mesma medida é o ecrã do opcional painel de instrumentos totalmente digital, com uma largura diagonal de 12.3 polegadas, que dá vida às funções do veículo com os três estilos de apresentação específicos da AMG, os quais incluem o “Classic”, “Sport” e o “Supersport”.

Um vasto conjunto de informação adicional da AMG

Através do menu específico AMG, o condutor poderá aceder a um vasto conjunto de informação adicional, como o Aquecimento do Motor, a Configuração da Força G, o Cronómetro de Corrida ou os Dados do Motor, para tornar a sua experiência de condução ainda mais desportiva. Além disso, existe um indicador digital da velocidade instantânea e da mudança atualmente engrenada. O modo manual da caixa de velocidades é identificado por um “M” amarelo. O modelo está ainda equipado com uma indicação de recomendação de engrenamento de uma mudança superior quando é atingida a rotação máxima do motor, um toque inspirado pelo mundo da Formula 1. As apresentações no ecrã central de multimédia permitem igualmente a utilização de mais funções do veículo agora com uma maior qualidade, por exemplo, com apresentações animadas da assistência à condução, do veículo e dos sistemas de comunicação.

Nova geração de volantes AMG

O design extremamente desportivo, as zonas de apoio das mãos com contornos extremamente pronunciados e uma utilização intuitiva são os atributos principais do novo volante AMG revestido em pele nappa, instalado de série. A secção inferior é achatada e as zonas de apoio das mãos são perfuradas. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado apoiam um estilo de condução desportivo ao permitirem o comando manual da caixa de velocidades. Como equipamento opcional, está também disponível com revestimento em pele nappa / microfibra DINAMICA e também em pele nappa combinada com revestimento lacado preto.

Os botões táteis incorporados são uma nova característica – podem ser utilizados para controlar as funções do painel de instrumentos (esquerdo) e o sistema multimédia (direito) através de movimentos horizontais e verticais de um dedo. O Active Distance Assist DISTRONIC e o controlo da velocidade de cruzeiro são ajustados nos painéis de controlo do lado esquerdo. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz e o telefone, e para regular o volume do som, a seleção de músicas e outras funções do sistema multimédia.

 

Caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G com tempos de passagem de caixa extremamente curtos

O C 43 4MATIC está equipado com a caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT TCT 9G, que os engenheiros da Mercedes-AMG afinaram especificamente para uma experiência de condução dinâmica. Esta caixa de velocidades inclui uma aplicação de software específica do motor para alcançar tempos de passagem de caixa extremamente curtos.

A função de múltipla redução de caixa permite rápidas variações de velocidade, enquanto a função de duplo desembraiar nos programas da transmissão “Sport” e “Sport Plus” tornam a experiência de condução ainda mais emocional. Os ajustes definidos da ignição também permitem rápidas passagens de caixa nos outros modos. Em todos os modos, o início da marcha do veículo processa-se em primeira velocidade de modo a garantir sempre uma experiência de condução dinâmica.

O modo “Manual” pode ser selecionado através de um botão separado na consola central. As passagens de caixa são realizadas com base no programa da transmissão selecionado e o condutor pode agora comandar a caixa de velocidades através das patilhas de mudanças no volante. Adicionalmente, a transmissão mantém a velocidade selecionada e não passa para uma velocidade superior quando o limite de rotação do motor é atingido.

Características com o simples toque de um dedo: AMG DYNAMIC SELECT

Com os comprovados programas da transmissão “Comfort”, “Sport”, “Sport+” e “Individual” do sistema DYNAMIC SELECT, as características do C 43 4MATIC podem ser personalizadas com o simples toque de um dedo. A gama disponível varia desde uma configuração eficiente e confortável a uma configuração extremamente desportiva. Este sistema permite modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor, o funcionamento da caixa de velocidades ou o comportamento da suspensão e da direção. Independentemente dos programas de condução do DYNAMIC SELECT, o condutor pode pressionar o botão “M” para passar diretamente ao modo manual, no qual as passagens de caixa são realizadas exclusivamente através das patilhas de mudanças no volante. As regulações da suspensão também podem ser selecionadas especificamente conforme pretendido.

O quinto modo “Slippery” é uma nova característica e é identificado através do símbolo floco de neve. A moderada entrega de potência está especificamente programada para uma condução em condições de estrada escorregadia ou coberta de neve.

Tendencialmente traseira e ágil: sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC

O sistema de tração integral de série AMG Performance 4MATIC é caracterizado por uma distribuição de binário tendencialmente para o eixo traseiro com uma repartição de 31:69. Esta configuração permite uma melhor dinâmica de condução, maiores acelerações laterais e uma melhoria da tração durante a aceleração. A caixa de transferência de relação simples do sistema de tração integral é ligada por flange à caixa de velocidades, na forma de sistema separado.

Esta configuração facilita a modificação da variação da repartição do binário para cada modelo, permitindo características ainda mais individuais para os respetivos modelos. O seu design compacto significa que não implica quaisquer restrições de espaço para os passageiros ou para a bagagem.

Com amortecimento adaptativo ajustável: suspensão AMG RIDE CONTROL

Com o seu sistema de amortecimento ajustável e controlado eletronicamente, a suspensão com molas helicoidais AMG RIDE CONTROL do C 43 4MATIC permite uma dinâmica de condução desportiva e ao mesmo tempo o elevado conforto típico da marca durante as longas viagens. A base para este resultado é formada pelo eixo dianteiro de 4 braços e a suspensão traseira independente multilink. A cinemática e a elastocinemática específica da AMG com componentes recém-desenvolvidos resulta numa grande estabilidade do ângulo de sopé durante a realização de curvas a elevada velocidade. A ligação axial dos travões no eixo dianteiro apoia o comportamento ágil e preciso.

O amortecimento ajustável adaptativo é um equipamento de série. Este sistema eletrónico de controlo totalmente automático ajusta o amortecimento em cada roda às condições de atuais condução. Isto permite melhorar a segurança e o conforto de condução. O amortecimento é ajustado individualmente em cada roda e em função do estilo de condução, da superfície da estrada e da configuração selecionada para a suspensão. O ponto de operação ideal pode ser selecionado em qualquer momento com base na extensa informação, por exemplo, relacionada com a aceleração ou a velocidade do veículo. Através de um interruptor na consola central, o condutor poderá selecionar entre três diferentes configurações de características de amortecimento, designadamente “Comfort”, “Sport” e “Sport+”, e personalizar desta forma a experiência de condução entre muito confortável e desportiva.

Direta e com resposta precisa: a direção progressiva AMG

A direção assistida progressiva eletromecânica tem uma relação de transmissão variável, que impressiona com a sua resposta extremamente precisa e autêntica. A assistência elétrica à direção é tanto menor quanto maior for a velocidade do veículo. Isto significa que, a baixa velocidade, será necessário aplicar um reduzido esforço no volante. Por outro lado, é possível manter o melhor controlo do veículo durante a condução a alta velocidade. A assistência elétrica à direção depende da configuração selecionada da suspensão. No modo “Sport”, é transmitida mais informação sobre as condições de condução.

Registador de dados para utilização em pista: AMG TRACK PACE

Como engenheiro de corrida virtual para registar os dados da condução em circuitos fechados, o AMG TRACK PACE fornece funções significativamente alargadas e ainda mais precisas. O TRACK PACE pode ser encomendado como opção para o sistema de informação e entretenimento COMAND Online.

Se esta função for ativada, mais de 80 conjuntos de dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) são registados dez vezes por segundo. Além disto existem indicadores dos tempos por volta, por setor e também a respetiva diferença para um tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são indicados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.

Os dados permitem analisar e melhorar a capacidade do condutor. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração podem ser medidos e gravados. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o TRACK PACE consegue, inclusive, detetar quando o condutor abandonou a pista. Os sensores disponíveis no veículo (de aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidade das rodas) são utilizados juntamente com os dados de GPS.

Os dados são indicados no ecrã multimédia, no painel de instrumentos e no head-up display. As pistas conhecidas, como por exemplo Nürburgring, já estão armazenadas. Além disso, também é possível registar os seus próprios circuitos. O ecrã do mapa pode ser comutado entre a visualização em 2D e 3D, e pode ser atualizado online.

Também pode ser ligada uma App para iPhone® através da WLAN. Os clientes poderão utilizá-la para partilhar os dados registados e as suas experiências em pista, com outros condutores de modelos AMG através do Facebook, YouTube ou do AMG Private Lounge.

Bem-estar em viagens longas: função de controlo de conforto ENERGIZING

O opcional sistema de controlo de conforto ENERGIZING também está disponível para o novo C 43 4MATIC. O sistema interliga vários sistemas de conforto no veículo e utiliza funções específicas do ar condicionado, dos bancos (aquecimento, ventilação), da iluminação ambiente e do sistema de som. Em função do estado anímico ou dos requisitos do condutor, o sistema cria um ambiente especial para aumentar o bem-estar e a condição física.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)