Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era

Novo Mercedes-Benz Classe A foi finalmente apresentado

By on 3 Fevereiro, 2018

Depois de quase dois anos de desenvolvimento, o Mercedes-Benz Classe A foi finalmente apresentado num evento realizado em Amesterdão no dia 2 de Fevereiro. Chegará ao mercado português no início de Maio.

A quarta geração do Mercedes-Benz Classe A foi completamente redesenhada com base na plataforma MFA2, específica para modelos de tracção dianteira. Composta parcialmente por alumínio, permite integrar tecnologia semi-híbrida de 48V, fundamental para um funcionamento adequado de novas tecnologias e para uma maior eficiência no consumo de combustível.

Exterior e interior

O design exterior do novo Classe A exibe características encontradas nos novos modelos do construtor alemão, a dianteira assume um carácter desportivo e uma traseira mais inclinada atribui elegância. Comparativamente com o antecessor, o novo modelo é ligeiramente maior devido a um aumento de 30 mm na distância entre eixos, a secção dos bancos traseiros é mais espaçosa e a mala tem uma capacidade de 370 litros em vez de 340.

As alterações mais significativas encontram-se no interior. O novo compacto alemão integra avançada tecnologia de conectividade. À semelhança dos novos Classe S e Classe E, inclui um cockpit panorâmico de alta resolução caracterizado por 2 grandes ecrãs sensíveis ao toque, um colocado na consola central, associado ao sistema de infoentretenimento e outro que serve de painel de instrumentos para o condutor. O painel de instrumentos digital é totalmente personalizável. Serão disponibilizados 3 níveis de equipamento, “Style”, “AMG Line” e “Progressive”. De acordo com a Mercedes, o novo Classe A redefine o conceito de luxo no segmento compacto.

Tecnologia

O destaque vai para o MBUX (Mercedes-Benz User Experience), um novo sistema multimédia que inclui controlo por voz capaz de responder a linguagem simples e natural. Graças a tecnologia de inteligência artificial, o sistema consegue aprender e interpretar correctamente expressões naturais dos ocupantes. O MBUX permite controlar várias funcionalidades, incluindo as do sistema de infoentretenimento Comand Online.

Motorizações

A gama estará limitada a motores diesel e gasolina de 4 cilindros. Inicialmente serão disponibilizadas três opções: A180d com uma potência de 116 cv, a versão gasolina A200 com 160 cv e a mais potente A250 com 224 cv. As versões A180d e A250 estarão disponíveis apenas com uma caixa automática de 7 velocidades e dupla embraiagem, enquanto aqueles que quiserem a versão A200 poderão optar por uma caixa manual de 6 velocidades. Numa fase posterior serão adicionadas novas versões, incluindo uma com tracção integral. A nova caixa automática de 9 velocidades da Mercedes-Benz estará disponível até o fim do ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)