Mercedes Classe E 300 e Limousine – Ensaio Teste
Novo Mercedes-Benz Classe G: A tradição ainda é o que era

Novo Mercedes-Benz Classe G apresentado em Detroit

By on 15 Janeiro, 2018

A Mercedes-Benz revelou finalmente o novo Classe G no Salão de Detroit. É muito semelhante ao modelo que substitui, mas conta com mais tecnologia e um interior completamente revisto, o que o torna significativamente mais confortável.

Exterior

Muitos detalhes distintivos mantêm-se, como por exemplo os puxadores das portas e o som que eles emitem ao serem fechadas, a faixa protectora, a roda suplente exposta e as protuberantes luzes de pisca. Apesar das semelhanças com o modelo actual, a Mercedes-Benz afirma que a qualidade da superfície exterior foi melhorada, está mais precisa, os arcos dos guarda-lamas e os pára-choques do novo modelos estão totalmente integrados na carroçaria, já não transmitem a sensação de serem extras adicionados numa fase secundária do processo de produção.

O novo Mercedes-Benz Classe G mede 4715 mm de comprimento e 1881 mm de largura, é 53 mm mais comprido e 121 mm mais largo que o seu antecessor. A distância entre eixos é superior em 40 mm. A incorporação de alumínio na carroçaria e um chassis modificado originam uma redução de peso de 170 kg.

Interior 

As alterações interiores e tecnológicas são as mais evidentes. O novo Classe G procura promover mais conforto aos seus ocupantes e disponibilizar tecnologia de ponta sem comprometer o pragmatismo original que o tornou num ícone.

À semelhança do interior do Classe E, o do Classe G inclui um volante multifunções com controlos sensíveis ao toque que permitem operar o novo sistema de infoentretenimento, um travão de mão eléctrico e um selector de velocidades rotativo colocado na coluna central. Destaque para os dois ecrãs TFT de 12,3 polegadas e assistente de voz MBUX. Os característicos três botões associados aos bloqueios de diferencial mantém-se. O novo Classe G confere mais espaço aos passageiros traseiros, uma resposta a uma das principais críticas ao modelo antecessor.

Condução

Outra grande alteração está relacionada com a condução, o novo modelo exibe um melhor comportamento em estrada e fora dela. De acordo com a Mercedes, um dos seus principais objectivos relacionava-se em melhorar a qualidade de condução em estrada e todo-o-terreno. Segundo Dieter Zetsche, CEO da Mercedes, “O novo Classe G é instantaneamente reconhecido, no entanto está melhor a todos os níveis. Nunca houve um G tão capaz em todo-o-terreno e é o mais seguro, eficiente e confortável de sempre.” Destaque para a nova suspensão dianteira independente com triângulos duplos desenvolvida pela AMG.

É possível optar entre 5 modos de condução. Os modos “Comfort”, “Sport”, “Individual” e “Echo”, que estão disponíveis na maior parte dos vários modelos das Mercedes, permitem modificações ao nível do motor, transmissão, suspensão e direcção. O 5º modo, o “G-mode”, está destinado à condução todo-o-terreno, incorpora os três bloqueios de diferencial e redutoras; adapta a aceleração e direcção de forma a evitar mudanças de velocidade desnecessárias, conferindo controlo e maximizando as capacidades fora de estrada.

Motor

O novo Mercedes Classe G está equipado com um motor V8 de 4 litros capaz de debitar 422 cv e produzir 610 Nm de binário entre as 2000 e 4750 rpm. Integra uma caixa automática G-Tronic de nove velocidades com conversor de binário. O preço para o mercado alemão é cerca de 107 000 euros.  Uma versão de entrada 350d está prevista para 2019, estará equipada com um motor diesel de 2.9 litros que debitará 285 cv.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)