Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Novo Nissan Leaf disponível pelo preço inicial de 31.800 euros

By on 19 Dezembro, 2017

A Nissan acaba de anunciar o início da produção do novo Nissan LEAF na sua fábrica europeia de Sunderland, no Reino Unido. Simultaneamente a Nissan Portugal anuncia a gama e preços para o mercado nacional.

A próxima geração do veículo elétrico mais vendido no mundo, está oficialmente em curso para os clientes europeus e a contagem decrescente começou agora para os primeiros clientes que vão receber os Nissan LEAF 2.Zero em fevereiro.

Personificando a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan, e já vencedor de prémios internacionais de inovação e tecnologia, este modelo totalmente novo foi reinventado para proporcionar uma maior autonomia, prestações dinâmicas melhoradas, tecnologias avançadas de assistência ao condutor e mais conectividade.

Gama para Portugal

A segunda geração do Nissan LEAF chega ao mercado em quatro graus de equipamento: Visia, Acenta, N-Conecta e Tekna.

O grau de entrada, Visia, inclui um vastíssimo leque de equipamento de série: Imobilizador; Assistência ao arranque em subida; Faróis com ativação automática; Sensores de chuva; Sistema de Controlo Inteligente de Trajetória; Escudo de Proteção Inteligente (Sistema Inteligente Anti colisão frontal com deteção de peões e travagem de emergência, Alerta Inteligente de Manutenção de Faixa, Sistema Inteligente de Faróis, Identificador de sinais de trânsito, Controlo Inteligente de ângulo Morto, Sistema Inteligente Anti colisão traseira, Detetor Inteligente de fadiga do condutor e Aviso sonoro para peões com opção de desativação); Chave inteligente I-KEY; e-Pedal com sistema regenerativo; NissanConnect EV; Luzes diurnas e faróis traseiros em LED; Espelhos retrovisores na cor da carroçaria, aquecidos, ajustáveis automaticamente; Ecrã TFT de 7″ e velocímetro analógico; Ar condicionado automático com temporizador; Vidros elétricos dianteiros e traseiros; Bancos traseiros rebatíveis (60/40); Cabo de carregamento 2,3 kW (tomada Shuko); Cabo de carregamento modo 3 de 6,6 kW; Carga Normal (2,3 kW – 10A, 3,6 kW – 16A e 6,6 kW – 32A); Carga Rápida (Tomada de carregamento rápido de 50 kW).

E se este é o grau de entrada, uma referência ainda mais especial merece o grau N-Connecta que, por 33.250 euros inclui, entre muitos outros equipamentos, o sistema de condução autónoma Nissan ProPILOT.

No topo da gama está o Nissan LEAF Tekna, (35.250 euros*) que adiciona o sistema de áudio BOSE® com 7 altifalantes, faróis LED automáticos autorreguláveis e com sistema “Follow me Home”, volante em pele aquecido e bancos dianteiros e traseiros em pele, aquecidos e, em opção, Nissan ProPILOT Park de estacionamento autónomo.

Kevin Fitzpatrick, Vice-Presidente da Nissan Europeia para a Produção, afirmou: “A Nissan liderou o caminho ao apresentar veículos elétricos à Europa em 2010 e desde então, é bem evidente que cada vez mais clientes partilham a nossa visão para o futuro da condução. Estamos entusiasmados por começar a produção na Europa e começar a entregar o novo Nissan LEAF aos clientes europeus a partir de fevereiro”.

O novo Nissan LEAF oferece uma autonomia de 378 km com um único carregamento, permitindo aos condutores desfrutar de viagens mais longas, apoiadas pela extensa rede de carregamento rápido CHAdeMO europeia. Em Portugal, a rede de carregamento rápida CHAdeMO – capaz de carregar 80% da bateria do novo LEAF em apenas 40 minutos – conta com mais de 50 estações públicas, distribuídas pelos principais eixos viários e cidades nacionais.

A tecnologia de vanguarda do novo Nissan LEAF inclui:

• O novo e-Pedal que permite que os condutores arranquem, acelerem, desacelerem e parem o automóvel aumentando ou diminuindo a pressão aplicada ao acelerador, fornecendo mais controlo e reduzindo o stress da condução. O e-Pedal também mantém a imobilização do novo Nissan LEAF numa descida e é disponibilizado como equipamento de série desde o grau de entrada Visia.

• O assistente de condução avançado Nissan ProPILOT atua em faixa única em auto-estrada controlando automaticamente a distância para o veículo da frente e mantem o LEAF centrado na faixa de rodagem. Esta função pode também melhorar a experiência de condução significativamente em situações de trânsito intenso.

• O ProPILOT Park é a tecnologia que permite estacionar o novo LEAF com o toque de um botão. Esta característica de estacionamento automático combina tecnologia de processamento de imagem avançada ao utilizar quatro câmaras de alta resolução e a informação de 12 sensores ultrassónicos para orientar o automóvel para um espaço de estacionamento.

O Nissan LEAF é produzido para os mercados europeus na Europa desde 2013, mas mais de 85.000 unidades já foram vendidas neste mercado desde 2011, quando as primeiras entregas começaram a partir da unidade fabril Oppama da Nissan no Japão. Seguido de um investimento inicial de 420 milhões de libras, a introdução do novo Nissan LEAF foi suportada por mais um investimento de 36 milhões de libras na unidade fabril da Nissan em Sunderland, proporcionando mais de 2.000 empregos na fábrica e na cadeia de fornecimento.

O início da produção segue-se aos primeiros grandes prémios internacionais que distinguiram o novo Nissan LEAF no mês passado, na cerimónia da CES (Feira de Eletrónica de Consumo) em Nova Iorque, apresentada pela Consumer Technology Association e onde foi:

• Vencedor do prémio CES “Best of Innovation” pela Inteligência de Veículos e Tecnologia de Auto-condução e

• Distinguido pelo CES como uma “Tecnologia para um Mundo Melhor”

O novo Nissan LEAF está a partir de hoje disponível para encomenda em toda a rede de concessionários da Nissan em Portugal.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)