Realidade virtual: A autoestrada da inovação
E-5008: O SUV elétrico de sete lugares da Peugeot

Novo Peugeot 2008: Nova edição do Best-seller

By on 4 Maio, 2023

O 2008 foi lançando em 2019 e desde o seu lançamento que se tornou num do sucesso da Peugeot. Com 700 mil unidades vendidas na Europa. O 2008 assumiu papel de destaque, estando sempre no pódio das vendas do segmento B-SUV na Europa, tendo mesmo sido líder dessa tabela em 2021.

O seu sucesso deve-se, em particular, ao E-2008, pioneiro na eletrificação no seu segmento desde 2019, tendo hoje mais de 75.000 unidades produzidas.

Em 2022 foi responsável por 17,4% das vendas de todas as versões, colocando-se no pódio de vendas de B-SUV elétricos na Europa.

Em 2023 chegam novidades ao SUV da marca do leão, que vai desde a componente estética à componente técnica. Com uma gama baseada em três versões – ACTIVE, ALLURE, GT – e quatro motorizações, incluindo um novo propulsor 100% elétrico de 115kW/156 cv com 406 km de autonomia (ciclo combinado WLTP), a gama será alargada em 2024 com a chegada de uma nova motorização híbrida.

Por fora, a nova assinatura de iluminação na dianteira (que foi completamente repensada) e na traseira, novo design de jantes e nova paleta de cores para escolher.

Por dentro, temos direito a novos tecidos, um Um novo design para o painel de instrumentos digital, Touchscreen central de 10 polegadas em todas as versões (anteriormente de sete), sendo que nas versões ALLURE e GT, o ecrã central é de tecnologia HD, com as teclas tipo “piano” para acesso rápido às funções principais a serem mantidas, dado mais caráter ao interior.

O novo Peugeot 2008 está equipado com o sistema Grip Control, que permite aceder a três modos de condução: areia, lama e neve. Dependendo do país, esta solução de controlo de aderência é combinada com pneus “3PMSF” para todas as estações (all-season).

Motorizações

A gama do novo 2008 oferece várias opções de motores a gasolina e Diesel, permitindo que cada cliente encontre a versão que se adapta às suas necessidades:

− PureTech 100: motor a gasolina de 3 cilindros com 1,2 litros de capacidade e 100 cv, equipado com sistema Stop & Start, combinado com uma caixa

manual de 6 velocidades.

− PureTech 130: este motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros com 130 cv de potência, equipado com sistema Stop & Start, pode ser combinado com a

caixa automática de 8 velocidades EAT8 ou com uma caixa manual de 6

velocidades.

− BlueHDi 130 EAT8: motor Diesel de 1,5 litros com 4 cilindros e 130 cv, com

sistema Stop & Start, associado à caixa automática de 8 velocidades EAT8.

A gama eletrificada

O E-2008 é o pioneiro dos SUV 100% elétricos no segmento B, com o novo motor já adotado pelos E-208 e E-308. A potência máxima aumentou 15%, passando de 100 kW/136 cv para 115 kW/156 cv, e a capacidade da bateria aumentou de 50 kWh para 54 kWh. Este significativo esforço em matéria de eficiência permite ao aumento do desempenho ser complementado por um incremento da autonomia, que alcança agora um máximo de 406 km, contra os anteriores 345 km (ciclo misto WLTP).

No novo Peugeot E-2008 estão disponíveis dois tipos de carregadores de bordo, de forma a responder a todo o tipo de utilizações e a todas as soluções de carregamento: de série, um carregador monofásico de 7,4 kW e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.

Os tempos estimados de carregamento, de 20% a 80% da bateria, são de 30 minutos utilizando um ponto de carregamento público (100 kW), 4 horas e 40 minutos numa Wall Box (7,4 kW) e 11 horas e 10 minutos numa tomada reforçada (3,2 kW).

No início de 2024, o novo 2008 receberá o novo grupo motopropulsor 48V HYBRID, que consiste num motor a gasolina PureTech de nova geração com 136 cv, associado a uma nova caixa eletrificada de dupla embraiagem com 6 velocidades, a qual inclui um motor elétrico.

Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixos regimes e um consumo de combustível inferior até 15%. Em condução urbana, o novo 2008 equipado com o sistema HYBRID pode funcionar mais de 50% do tempo em modo 100% elétrico, com emissões zero.

Gama variada de assistência à condução

Para além das novas câmaras de alta-definição de assistência ao estacionamento, o novo 2008 oferece ao seu utilizador uma série de dispositivos que tornam a condução mais fácil e segura:

− Cruise Control adaptativo com função Stop and Go e com ajuste de distância entre veículos.

− Travagem automática de emergência com aviso de colisão: deteta peões e

ciclistas, de dia e de noite, entre os 7 e os 140 km/h.

− Reconhecimento alargado de sinais de trânsito com visualização no painel

de instrumentos digital: sinais de stop, sinais de sentido único, sinais de

proibição de ultrapassagem, sinais de fim de proibição de ultrapassagem,

para além dos sinais habituais relacionados com a velocidade.

− Aviso ativo de saída de faixa de rodagem com correção da direção.

− Alerta de atenção do condutor, que deteta a diminuição da atenção durante longos períodos de condução e a velocidades superiores a 65 km/h,

analisando os micro movimentos do volante.

− Monitorização do ângulo morto.

− Melhoria da tração com Grip Control, o qual permite aceder a três modos de condução: areia, lama e neve. Dependendo do país, esta solução de controlo de aderência é combinada com pneus “3PMSF” para todas as estações (allseason).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)