E-5008: O SUV elétrico de sete lugares da Peugeot
Peugeot 3008 & E-3008: Nova geração chega em maio e já tem preços

Novo Peugeot 308 com edição especial “Style”

By on 9 Maio, 2018

A PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional uma nova versão do seu novo 308, a edição especial STYLE, que se destaca pelas soluções mecânicas de última geração, pelo conjunto de tecnologias embarcadas e por elementos de estilo e outros componentes que o demarcam da restante gama. Reflexo da subida em gama da Marca e tendo em mente a constante evolução das necessidades dos clientes, com uma aposta em produtos cada vez mais competitivos, o PEUGEOT 308 passa assim a apresentar este importante reforço no coração da sua gama.

O novo PEUGEOT 308 STYLE, naturalmente proposto nas carroçarias Berlina e SW, destaca-se ainda pelos conteúdos tecnológicos de última geração, seja em termos de conectividade, enriquecida com a chegada da navegação 3D conectada, o serviço de chamada de emergência eCall e o sistema Mirror Screen (Mirrorlink®, Android Auto™ e Apple Carplay™), ou da totalidade das ajudas à condução já presentes noutros modelos da Marca, garantindo-lhe um posicionamento ao melhor nível do mercado.

Mas é ao nível dos grupos propulsores que o novo PEUGEOT 308 STYLE se destaca, nomeadamente através do novo bloco diesel 1.5 BlueHDi de 130 cv e da inédita transmissão automática de 8 velocidades(EAT8), tecnologias que sublimam fortemente as suas qualidades dinâmicas. No domínio mecânico, recorde-se a elevada eficiência das novas motorizações da Marca, com a PEUGEOT a antecipar-se à introdução da norma Euro.6d, adotando novos sistemas de antipoluição para os seus motores (gasolina e diesel).

Caixa EAT8

A essência do novo bloco BlueHDi 130 com a nova caixa EAT8

O PEUGEOT 308 é o primeiro modelo do Groupe PSA a contar com o novo motor BlueHDi de 130 cv, um compacto, eficiente e potente quatro cilindros de 1.499 cc. 100% desenvolvido na esfera digital, que adota uma nova cabeça de 16 válvulas e regista performances e sensações de condução semelhantes a blocos superiores. É, também frugal, com ganhos de consumos entre os 4 e os 6% face ao motor BlueHDi de 120 cv que substitui, fruto da sua menor cilindrada, da adoção de um novo comutador de elevada eficiência e de um novo sistema de combustão, de geometria patenteada.

Destaque-se, também, o seu novo sistema de antipoluição que, com mais de 2 anos de antecedência face à regulamentação, vai ao encontro do futuro fator de 1,5 para o NOx (óxido de azoto, aplicável a partir de em 2020). A eficácia do tratamento de NOx na fonte e no escape foi melhorada, garantindo consumos otimizados, fruto de um único pacote para o catalisador, o SCR (Selective Catalytic Reduction) e o SCR no FAP (Filtro de Partículas), ao mesmo tempo que se suprime o aditivo, passando a manutenção a fazer-se com a colocação de AdBlue®, gerando menores custos de utilização para o cliente.

Este motor diesel BlueHDi de 130 cv pode ser acoplado a uma inédita transmissão automática EAT8 de nova geração, co-desenvolvida com os especialistas japoneses da Aisin, permitindo-se uma redução de consumos na ordem dos 7% face à transmissão EAT6, devido a:

– passagem para 8 relações,

– melhoria do rendimento com a extensão do Stop & Start até aos 20 km/h,

– ganhos de peso e dimensões (apenas 2 kg face à EAT6 de iso-perímetro).

O seu conforto de utilização é inegável graças à agradabilidade premium das passagens de caixa, fruto da otimização das trocas de binário com o motor, através de um conversor flexível de binário que garante um verdadeiro prazer de condução, conforto no arranque e nas manobras de estacionamento. Muito intuitiva, a nova caixa de velocidades automática Shift and Park by wire integra comandos no volante, para passagens de caixa em modo manual sem que se perca a função automática.

Em prol da segurança, a função Park ativa-se automaticamente sempre que se desliga o motor, tal como a gestão do sentido da marcha, através das ajudas de condução Park Assist ou do Cruise Control Adaptativo com Função Stop, sem requerer qualquer ação do condutor.

Em termos de performances, o 308 STYLE explora o melhor da nova motorização 1.5 BlueHDi 130 e da nova transmissão EAT8. Considerando as versões Berlina e SW, alcança velocidades máximas de 206 e 205 km/h, reprises de 9,4 e 9,7 segundos e cumpre os primeiros 1.000 metros em 30,5 e 30,8 segundos.

O novo PEUGEOT 308 STYLE em pormenor

Assente no sucesso de vendas da geração anterior, a série especial STYLE regressa, assim, à gama 308, voltando a ter como base de equipamento o nível ACTIVE, mas acrescentando-lhe diversos equipamentos essenciais.

Mantendo elementos como faróis de nevoeiro, ajuda ao estacionamento traseiro, jantes em liga leve 16″ ‘Topaze’, vidros laterais traseiros escurecidos e ar condicionado automático bi-zona, o novo PEUGEOT 308 STYLE acrescenta os seguintes conteúdos:

– Navegação conectada 3D com reconhecimento vocal

– Peugeot Connect SOS com serviço de chamada de emergência eCall e Peugeot Connect Assistance

– Retrovisores rebatíveis eletricamente

– Barras de teto na SW

– Novos estofos pretos com tecido Meco preto e pespontos azuis.

O novo 308 STYLE apresenta-se no mercado português com uma variante a gasolina, o bloco 1.2 PureTech 130, e outra turbodiesel, com o novo 1.5 BlueHDi 130. Ambos estão acoplados a uma caixa manual de 6 velocidades (CVM6), podendo o segundo ser dotado da nova transmissão automática EAT8, de 8 velocidades. Adicionalmente, o cliente pode escolher a unidade 1.6 BlueHDi de 100 cv, que está associada a uma caixa manual de 5 velocidades (CVM5).

Em termos de consumos e emissões médias dos motores do novo 308 STYLE, registam-se os seguintes valores:

– 1.2 PureTech 130 (Euro 6.2d) CVM6: a partir de 5,0 l/100 km e de 116 g/km de CO2,

– 1.5 BlueHDi 130 (Euro 6.2d) CVM6: a partir de 3,5 l/100 km e de 93 g/km de CO2,

– 1.5 BlueHDi 130 (Euro 6.2d) EAT8: a partir de 3,7 l/100 km e de 98 g/km de CO2,

– 1.6 BlueHDi 100: a partir de 3,6 l/100 km e de 95 g/km de CO2.

Acrescente-se que o PEUGEOT 308 STYLE está disponível em 10 cores:

– 2 opacas (Cinzento Hurricane e Branco Branquise),

– 6 metalizadas (Cinzento Artense, Cinzento Platinium, Azul Encre, Azul Magnetic, Preto Perla Nera e Bege Pyrite) e

– 2 nacaradas (Vermelho Ultimate, herdado do 308 GTi, e Branco Nacré).

No interior, os estofos são exclusivos do nível STYLE, sendo em tecido ‘Meco’ Mistral preto, com pespontos azuis.

A gama 308 é composta pelos seguintes níveis: Business Line (vocacionado para clientes empresa), Style, Allure, GT Line, GT e GTi. Os preços para o novo PEUGEOT 308 STYLE iniciam-se nos 25.480 euros:

PEUGEOT 308 STYLE BERLINA SW
1.2 PureTech 130 CVM6 (Euro 6.2d) 25.460 € 26.800 €
1.6 BlueHDi 100 CVM5 27.490 € 28.830 €
1.5 BlueHDi 130 CVM6 (Euro 6.2d) 28.930 € 30.270 €
1.5 BlueHDi 130 EAT8 (Euro 6.2d) 30.740 € 32.080 €

Peugeot 308 Style

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)