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Novo Porsche 718 Cayman GT4 RS, o novo topo de gama feito para quem gosta de conduzir

By on 17 Novembro, 2021

O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS é a versão de topo do modelo e está equipado com o motor flat-six atmosférico que debita 500 cv e 450 Nm de binário.

A Porsche revelou o novo 718 Cayman GT4 RS, a nova versão de topo do modelo. Feito para quem gosta de conduzir, quer em circuito como em estrada, o GT4 RS é uma versão melhorada do já conhecido GT4. Para tal, está equipado com o mesmo motor central de seis cilindros “flat-six” atmosférico acoplado a uma transmissão automática PDK, mas debita 500 cv, mais 80 cv, e o binário subiu dos 430 para os 450 Nm. Feitas as contas, o desportivo consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 315 km/h, o que o torna no Cayman homologado para estrada mais rápido de sempre.

Mais potência, menos peso

O Porsche 718 Cayman GT4 RS também passou por uma “dieta”. De facto, o novo topo de gama pesa menos 35 kg do que o GT4, resultando num peso total de 1415 kg. Com estes números, o GT4 RS tem uma relação peso/potência de 2,83 kg/cv. Isto é conseguido através do uso de plástico reforçado com fibra de carbono em componentes como a asa ou capot. A Porsche foi de tal maneira ao detalhe que até os tapetes são mais leves, enquanto a o material de isolamento foi reduzido e a janela traseira é feita de vidro mais leve. Destaque ainda para painéis das portas com alças de abertura em tecido e redes nos compartimentos de armazenamento, medidas necessárias para reduzir todas as gramas possíveis.

Exterior focado na aerodinâmica

O Porsche 718 Cayman GT4 RS diferencia-se pela sua asa traseira fixa que, mais do que uma melhoria estética, tem também um papel importante nas questões aerodinâmicas. Em conjunto com as aberturas nos arcos das rodas dianteiras, difusor traseiro e difusor dianteiro configurável, o GT4 RS produzi mais 25% de downforce do que o GT4. Os clientes vão ainda ter na lista de opcionais o pacote Weissach que oferece capot, entradas de ar, capas dos espelhos e asa traseira em fibra de carbono, enquanto as saídas de escape passam a ser de titânio. No interior o RS conta com uma roll cage montada na traseira, igualmente em titânio. Dentro deste pacote os clientes podem optar por jantes de 20 polegadas em magnésio, mas as mesmas terão um custo adicional.

Capacidade demonstrada

Apesar dos números no papel indicarem que GT4 RS é mais impressionante do que o GT4 base, a verdade é que a Porsche decidiu comprová-lo em pista. No circuito de Nürburgring, com Jörg Bergmeister ao volante, o Porsche 718 Cayman GT4 RS percorreu os 20,832 km em 7:09.300, enquanto na versão mais curta do traçado, com 20,6 km, o tempo foi de 7:04.511, ou seja, uns impressionantes 23,6 segundos mais rápido do que o GT4. Por fim, o Porsche 718 Cayman GT4 RS vai ser mostrado ao público pela primeira vez no Salão Automóvel de Los Angeles e as primeiras entregas estão previstas para dezembro.

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