Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas

Novo Porsche 911 GT3 estreia com 510 cavalos

By on 16 Fevereiro, 2021

Depois de vários teasers, a Porsche apresentou o novo 911 GT3. Desenvolvido com o apoio da divisão de competição, Porsche Motorsport, o resultado é um desportivo emotivo de alta performance para um tipo de cliente que gosta de conduzir, não só em circuitos, mas também no dia a dia.

Ao nível estético, apresenta-se com uma carroçaria mais larga, jantes de maiores dimensões e com elementos técnicos adicionais, mas tudo isto sem aumentar em demasia o peso quando comparado com o antecessor. Assim, o novo 911 GT3 pesa 1418 kg (caixa manual) ou 1435 kg (caixa automática). Igualmente importante para a contenção de peso foi a inclusão de um capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono, vidros mais ligeiros, discos otimizados e jantes forjadas. Tudo isto é acompanhado por uma asa e difusor ajustáveis manualmente, originários do 911 RSR de competição, para ter a melhor pressão aerodinâmica possível em circuito.

510 cavalos atmosféricos

O novo Porsche 911 GT3 está equipado com o motor boxer seis cilindros de 4.0 litros que debita 510 cavalos e 469 Nm de binário. A motorização pode estar associada a uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática PDK. Com estes números é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima situa-se nos 320 km/h (318 km/h com caixa PDK).

Ainda ao nível mecânico, encontramos a influência na competição no eixo dianteiro que recorre a uma configuração de triângulos sobrepostos, tal como o 911 RSR. De referir ainda um sistema de escape desportivo com válvulas ajustáveis eletricamente para que o condutor possa escolher que tipo de “banda sonora” pretende ouvir.

No interior, o 911 GT3 está em linha com a atual geração do modelo, mas com alguns detalhes exclusivos. É o caso o ecrã track que, ao toque de um botão, reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central a informações necessárias como pressão dos pneus, óleo, temperatura do óleo, entre outros. Este inclui ainda um indicador de passagem de caixa com barras coloridas. Igualmente exclusivo é o cronógrafo que a Porsche Design oferece a quem comprar o 911 GT3 composto por titânio aligeirado.

Provas dadas

Para tirar todas as dúvidas de que o Porsche 911 GT3 é uma verdadeira máquina de alta performance, a Porsche anunciou que este novo desportivo tornou-se o primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos em Nürburgring com 6:59.927 segundos, tempo esse conseguido durante as últimas afinações na fase de testes. Por fim, o novo 911 GT3 começa a ser entregue aos clientes em maio de 2021 e o preço começa nos 221 811€ com transmissão manual, valor esse que sobe para os 222 072€ com caixa PDK.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)