Um sinal de alerta de Luca de Meo: 13 milhões de empregos em jogo em toda a Europa
Economia Circular: Renault aposta no recondicionamento de peças para elétricos

Novo Renault Clio chega em 2019 “carregado” com tecnologia diferenciadora

By on 26 Junho, 2018

Quando chegar ao mercado em 2019, o novo Clio será um dos modelos tecnologicamente mais avançados do segmento B. A Renault procurará assim diferenciar o seu best-seller dos concorrentes e contrariar a crescente popularidade dos SUVs.

A 5ª geração Renault Clio combinará um exterior refinado com um habitáculo totalmente redesenhado e estará dotada com funcionalidades de condução autónoma.

O design exterior evocará o do Megane e exibirá pormenores encontrados no protótipo Symbioz de 2017. Representará uma evolução e não uma revolução, manterá alguns elementos do visual do modelo actual, como por exemplo puxadores embutidos na moldura das portas traseiras. Tal como o exterior, o interior também será baseado no do Megane, será caracterizado por um painel de instrumentos digital e por um sistema de infoentretenimento integrado num ostensivo ecrã central, o que diferenciará o subcompacto francês dos seus concorrentes como o VW Polo e o Ford Fiesta, que contam com ecrãs convencionais de menores dimensões.

A tecnologia de condução autónoma também será um importante factor de distinção, aproveitando a tecnologia da Nissan, o novo Renault estará equipado com funcionalidades de condução autónoma de nível 1 e 2.

O próximo Clio assentará na plataforma CMF-B, uma versão actualizada da plataforma utilizada pelo modelo actual e pelo Nissan Micra. Na fase inicial de lançamento, a linha de motores será composta por um bloco diesel 1.5 dCi com uma potência máxima de 115 cv e dois blocos a gasolina de 1.0 e 1.3 litros, este último desenvolvido em conjunto com a Mercedes. Numa fase posterior será adicionada uma motorização diesel semi-híbrida. Em 2020, a Renault introduzirá no mercado uma versão híbrida plug-in e apresentará a versão desportiva RS.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)