Olá Renault 5 elétrico, adeus Zoe…
Zoe já terá data para a “reforma”

Novo Renault Zoe terá autonomia de 400 km

By on 11 Outubro, 2018

A segunda geração do Zoe já está a realizar os ensaios de desenvolvimento em estrada, com modelos altamente camuflados que podem esconder diversas alterações ao estilo do modelo. A novidade, porém, é a extensão da autonomia para os 400 km.

O novo Zoe só deve chegar ao mercado no final de 2019 ou primeiras semanas de 2020 e será inteiramente novo, apoiado numa plataforma nova dedicada aos modelos elétricos e partilhada por todos os membros da Aliança Renault Nissan Mitsubishi.

Abandona assim a base comum com o Nissan Leaf, pois desta forma consegue-se utilizar baterias maiores, logo, mais autonomia. Que, segundo o protocolo WLTP, será de 400 quilómetros, um bom salto face ao atual Zoe R110 que, segundo o protocolo NEDC, chega aos 300 km. Na vida real a coisa é ligeiramente diferente, mas ainda assim há mais de 250 km de autonomia no Zoe.

Como referimos, os protótipos utilizados no desenvolvimento estão, ainda, muito camuflados. Porém, fica evidente que a volumetria do carro será, essencialmente, a mesma do atual. Certamente que a Renault irá tentar aproximar o Zoe da sua gama de produtos com uma frente que espelhe a linguagem de estilo da marca, o mesmo se passando na traseira, recorrendo à tecnologia LED.

Já no interior, espera-se que seja muito semelhante ao do novo Clio, com um aumento da qualidade face ao modelo atual. Haverá mais tecnologia e a conectividade será reforçada, mantendo a mesma habitabilidade, até porque não haverá aumento de dimensões. Para diversificar a oferta, a Renault poderá lançar uma série de equipamento diferentes, bem como variantes com vários tipos de motores elétricos, abrindo desta forma o leque de compradores, desde os que procuram o melhor negócio até aqueles que desejam o melhor.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)