SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Novo SEAT Ibiza chega em junho a partir dos 15.355€

By on 15 Maio, 2017

A quinta geração do SEAT Ibiza chega ao mercado no próximo mês, recheada de tecnologias, com muito mais espaço interior e uma gama de motores bem escalonada – estará disponível a partir dos 15.355 euros, para já apenas com carroçaria 5 portas, confirmando o fim da versão coupé SC de 3 portas.

Representante da SEAT no muito competitivo segmento B de automóveis utilitários, o mais importante na Europa e em Portugal, o Ibiza é um modelo estratégico para a marca. É não só o modelo mais vendido da marca, como um dos três pilares do seu plano de crescimento, a par com o Leon e com a nova gama de SUV.

A partir de junho, os SEAT 1.0 e 1.5 TSI estarão disponíveis a partir 15.355 euros. As versões Diesel chegarão mais para o final do ano com o 1.6 TDI a partir dos 20.073 euros. Entre os seus principais rivais contam-se o Renault Clio, Peugeot 208, o novo Citroen C3, VW Polo, Opel Corsa, Toyota Yaris ou os coreanos Hyundai i20 e Kia Rio.

Desde o lançamento da primeira geração, em 1984, o Ibiza soma já 5,4 milhões de unidades vendidas, sendo o modelo de maior sucesso na história da marca.

ProEXR File Description =Attributes= CameraFilmApertureHorizontal (float): 1 CameraFilmApertureVertical (float): 0.562756 CameraFocalLength (float): 1.58286 arnold/AA_samples (int): 5 arnold/auto_transparency_depth (int): 10 arnold/bounds_max_x (float): 6357 arnold/bounds_max_y (float): 3577 arnold/bounds_min_x (float): 0 arnold/bounds_min_y (float): 0 arnold/camera/far_clip (float): 7000 arnold/camera/near_clip (float): 10 arnold/diffuse_depth (int): 3 arnold/diffuse_samples (int): 5 arnold/glossy_depth (int): 3 arnold/glossy_samples (int): 5 arnold/host/hw (string): "2 x Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2640 0 @ 2.50GHz (12 cores, 24 logical) with 32738MB" arnold/host/name (string): "Mento" arnold/host/os (string): "Windows 8 Professional (version 6.2, build 9200)" arnold/reflection_depth (int): 10 arnold/refraction_depth (int): 10 arnold/refraction_samples (int): 5 arnold/sss_samples (int): 0 arnold/stats/date (string): "Wed Jan 18 00:05:58 2017" arnold/stats/geo/curve_segments (float): 0 arnold/stats/geo/triangles (float): 2.70848e+007 arnold/stats/memory/peak (float): 22974 arnold/stats/memory/start (float): 14825.7 arnold/stats/rays/all/pixel (float): 496.625 arnold/stats/rays/all/total (float): 1.20178e+010 arnold/stats/rays/camera/pixel (float): 24.2452 arnold/stats/rays/camera/total (float): 5.86709e+008 arnold/stats/time/render (float): 3638.68 arnold/stats/time/setup (float): 27.4117 arnold/texture_max_memory_MB (float): 2048 arnold/threads (int): 24 arnold/total_depth (int): 10 arnold/version (string): "Arnold 4.2.16.0 windows icc-14.0.2 oiio-1.7.7 rlm-12.0.2 2016/11/22 13:25:15" arnold/volume_depth (int): 0 arnold/volume_samples (int): 0 capDate (string): "2017:01:18 0:05:58" channels (chlist) compression (compression): Zip16 cryptomatte/0/conversion (string): "uint32_to_float32" cryptomatte/0/hash (string): "MurmurHash3_32" cryptomatte/0/manifest (string): "{"BRACKET_LEFT_7_shell_0Shape":"75e90e27","BRIDA_2__VW_3D0_971_838_H_3_shell_0Shape":"745013e7","BRIDA_

Exteriormente, o novo Ibiza segue a linha de design estreada com o Leon, apresentando-se com um indisfarçável ar de família, sobretudo quando visto de frente. Uma das novidades são as luzes dianteiras LED.

Está disponível nos habituais quatro níveis de equipamento da marca: Reference, Style, XCellence e FR.  O FR é o nível mais dinâmico e tecnológico, distinguindo-se pelo difusor traseiro e pelo seu para-choques dianteiro específico, a que soma uma suspensão desportiva mais dura e regulável com dois modos de condução (Normal e Sport) e um pack interior exclusivo em preto. O topo de gama XCellence tem como objetivo cativar clientes que gostam de carros recheado de equipamento e valorizam um ambiente mais elegante e luxuoso. Em linha com o seu posicionamento, oferece também dois modos de condução, neste caso o normal e o confort. Os dois níveis têm preços equivalentes, apesar de se dirigirem a públicos bem diferentes.

Tecnologia importada dos segmentos superiores

O Ibiza importa ajudas ao condutor do Leon e do Ateca, algumas delas pouco comuns no seu segmento. Da lista fazem parte os sistemas anti colisão frontal e anti atropelamento de peões, o arranque e travagem automático no trânsito em cidade, o cruise control adaptativo, o acesso sem chave com botão de arranque, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e a câmara de visão traseira.

SEAT IBIZA 3

No interior, destaque para carregador de smartpnhoes sem fios, por indução, com amplificador de sinal GSM. O sistema de informação e entrenimento integra um enorme tablet central de 8 polegadas, com opção Mirror Link, que transfere para o ecrã os conteúdos e as aplicações de smartpnhoes externos, através do Apple Car Play e Android Auto, bluetooth e rádio digital.

Para os verdadeiros melómanos, a SEAT tem a opção do sistema de som BeatsAudio, com um processador digital (DSP), sete colunas Premum e amplificador de 8 canais e com uma potêncioa de 300 watts.

Motores de 95 a 115 cv

A gama de motorizações contempla o bloco 3 cilindros gasolina turbo 1.0 TSI, declinado em versões de 95 e 115 cv e o turbodiesel 1.6 TDI disponível com 80, 95 e 115 cv. Os modelos menos potentes têm acoplada uma caixa manual de 5 velocidades. Nos restantes a caixa é a manual de 6, podendo, como opção, dispor da transmissão automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades. Para mais tarde está prometida a chegada do novo 1.5 TSI de 150 cv, com caixa de 6 velocidades.

Em Portugal, a aposta da marca para o segmentos dos particulares será a versão com motor 1.0 TSI 115 cv, com o nível de equipamento FR. Para frotas, o coração de gama será o 1.6 TDI.

O Ibiza estreia a nova plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen, a mesma que servirá de base aos novos VW Polo e Skoda Fabia e aos SUV do segmento B, como o SEAT Arona, o Vokswagen T-ROC e Skoda Karoq.

SEAT IBIZA 1

Esta nova plataforma garante um espaço interior maior, bem visível no Ibiza 2017, que apesar de 2 milímetros mais curto que o modelo anterior. é mais largo 87 mm, oferecendo mais 35 mm de espaço para as pernas, mais 24 mm de largura ao nível da cabeça à frente e 17 mm atrás e mais 42 mm de largura para os bancos. A distância entre eixos aumentou 95 mm, para 2564 mm e a capacidade da bagageira cresceu 63 litros, para um total de 355, quase ao nível de 380 litros do Leon, valor que a SEAT reclama como o melhor da categoria.

Graças à nova plataforma, a rigidez torsional aumentou 30% e como é mais largo e ligeiramente mais baixo que o modelo anterior, tem agora um comportamento dinâmico muito mais equilibrado.

Álvaro Mendonça

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)