VW ID. Buzz Cargo e Caddy Cargo com boa nota nos testes Euro NCAP
SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos

Novo Seat Ibiza recebe 5 estrelas nos testes Euro NCAP

By on 6 Julho, 2017

O SEAT demonstrou, nos exigentes testes Euro NCAP, o elevado nível de segurança que oferece em todos os seus modelos: desta feita foi o novo Ibiza, construído em Barcelona sobre a nova plataforma MQB A0, que conquistou a pontuação mais elevada possível: as cinco estrelas. Desta forma, os três pilares da marca espanhola – o Ateca, o Leon e o Ibiza -, alcançaram os melhores resultados possíveis nos testes de segurança Euro NCAP.

Desde há uns meses, todos os veículos lançados no mercado são sujeitos a um crescente número de testes, e que estes se têm tornado muito mais exigentes. É por esta razão que a obtenção das cinco estrelas nestes prestigiados testes independentes tem muito mais mérito. Também merece ser destacado que, para obterem resultados fiáveis, os testes de proteção de crianças utilizam nos crash-tests manequins que simulam a estrutura humana entre os 6 e os 10 anos de idade.

Testes de colisão lateral ou contra um poste a 75 graus são também muito violentos. São igualmente adicionados testes de colisão frontal contra uma barreira rígida. O número e tipo de manequins utilizados nestes testes são agora em maior número, e a fidelidade biológica foi amplamente melhorada para refletir, da forma mais objetiva possível, as consequências de um acidente em condições reais.

Em cada uma das secções avaliadas pelos testes de segurança Euro NCAP, o novo SEAT Ibiza obteve excelentes resultado, destacando-se em particular nas áreas de avaliação da proteção de adultos, com um resultado de 95%. Os resultados obtidos nas áreas de proteção de crianças e de peões, bem como nos sistemas de assistência à condução, são também impressionantes.

A eficiência do Sistema de Travagem Autónoma de Emergência (Front Assist) destacou-se na área dos sistemas de assistência. Ao recorrer à tecnologia de Radar e em conjunto com a evolução do ABS e do ESC, não só deteta e reage à presença de outros veículos como também à dos peões. Graças a todos estes sistemas, o veículo consegue parar em segurança na menor e mais rápida forma possível.

Os testes de segurança Euro NCAP ficaram muito mais exigentes a partir de 2016, não apenas em relação à segurança ativa, mas também em relação à segurança passiva. No que diz respeito a este último ponto, o novo SEAT Ibiza recebe agora pré-tensores e limitadores de esforço não apenas nos cintos de segurança dianteiros, mas também nos cintos instalados nos lugares traseiros.

Isto traz muitas vantagens nas condições de segurança mais exigentes de adultos e de crianças, uma vez que os pré-tensores reduzem a folga natural dos cintos de segurança nas zonas do peito e pélvis no instante imediatamente anterior ao impacto, assegurando a retenção mais eficaz de adultos como de crianças.

Os pontos de fixação Isofix e Top Tether nos bancos traseiros fazem parte do equipamento de série no SEAT Ibiza, bem como o limitador de velocidade, o terceiro encosto de cabeça, o sistema de aviso de uso de cinto de segurança em todos os lugares e os 6 airbags. E em combinação com o Cruise Control Adaptativo e a transmissão de dupla embraiagem DSG, o SEAT Ibiza pode vir equipado com Stop&Go, um sistema que trava e acelera automaticamente consoante o fluxo de trânsito.

O novo SEAT Ibiza vai além das exigências médias de equipamento Euro NCAP, oferecendo de série: controlo Hill hold, Luzes automáticas, Travagem Multicolisão, sistema de monitorização de pressão de pneus e Luzes de Dia.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)