A Volvo revoluciona a segurança rodoviária com alertas de acidentes em tempo real
Volvo Public Charging: Acesso simplificado à rede MOBI.E

Novo serviço Volvo Cars Energy Solutions pretende apoiar a transição para a eletrificação automóvel

By on 21 Novembro, 2023

A Volvo Cars apresenta uma nova unidade de negócio que irá oferecer armazenamento de energia, tecnologias e serviços relacionados com o carregamento, designada por Energy Solutions.

Para ajudar a capitalizar o potencial das baterias dos automóveis elétricos – acreditando que podem fazer muito mais do que eliminar as emissões de gases de escape, possibilitando alimentar as casas, os eletrodomésticos ou mesmo devolver energia à rede elétrica – e apoiar a transição para uma rede energética mais inteligente, mais sustentável e mais eficiente, a Volvo Cars apresenta uma nova unidade de negócio, a Volvo Cars Energy Solutions, que irá oferecer armazenamento de energia, tecnologias e serviços relacionados com o carregamento, unindo assim os automóveis Volvo, a vida dos seus clientes, a utilização eficiente da energia e a sociedade em geral.

Por exemplo, o carregamento bidirecional é uma tecnologia que permite que um automóvel elétrico devolva energia extra da bateria a uma rede compatível, ajudando a equilibrá-la durante as horas de pico e a reduzir a necessidade de eletricidade gerada por combustíveis fósseis. O novo EX90 100% elétrico, será o primeiro automóvel Volvo equipado com todo o hardware e software necessários para permitir o carregamento bidirecional e o armazenamento direto de energia solar.

A Volvo Cars lança em Gotemburgo, em conjunto com a Göteborg Energi Nät AB, empresa de rede local, um dos primeiros programas-piloto de veículo para rede (V2G) que visa testar essas tecnologias num ambiente doméstico e com clientes reais. O projeto-piloto utiliza deliberadamente uma wallbox CA de baixo custo, porque ajudará a acelerar a adoção generalizada da tecnologia.

O projeto-piloto visa não só obter a aceitação de uma empresa de rede, mas também demonstrar a outras empresas que os programas V2G podem proporcionar benefícios concretos. Para além disso, a Volvo pretende criar um ambiente de testes para novas tecnologias que serão fundamentais para o futuro da empresa fora dos laboratórios.

A Volvo Cars tem o objetivo de ser uma empresa de automóveis totalmente elétricos até 2030, e por isso vai colocar milhões de automóveis elétricos nas estradas nos próximos anos. Os engenheiros da empresa calcularam que, a capacidade total da bateria dessa nova frota atingirá cerca de 50 GWh em meados da década. Embora estes automóveis utilizem vários TWh de eletricidade por ano, este consumo de energia é flexível e pode ser deslocado no tempo através de um carregamento inteligente. Ao mesmo tempo, os dados da frota Volvo mostram que, em média, a condução diária na Europa consome menos de 10 kWh, enquanto 90% de todas as viagens diárias consomem menos de 20 kWh. Isto significa que existe uma grande capacidade de reserva da bateria que pode ser utilizada para outros fins, com a possibilidade de benefícios financeiros para os clientes e para o clima.

É aqui que entra em jogo o carregamento bidirecional: uma tecnologia que permite aos clientes reutilizar a energia armazenada na bateria do seu Volvo elétrico numa fase posterior. O V2G é um desses cenários, pois permite que a energia seja devolvida à rede elétrica a partir da bateria de um automóvel elétrico quando a procura de eletricidade é maior – mediante compensação.

“Com a ajuda do carregamento inteligente é possível carregar o Volvo elétrico na melhor altura disponível do ponto de vista da sustentabilidade e da economia. Agora imaginemos poder utilizar essa energia mais tarde, talvez durante as horas de pico, quando os preços são mais elevados e o cabaz energético menos sustentável. A ideia de construir um ecossistema energético em torno do automóvel e das baterias permite poupar dinheiro e reduzir as emissões de CO2, enquanto as empresas de energia beneficiam de investimentos reduzidos na rede e de um menor impacto global no ambiente.”, acrescenta Alexander Petrofski.

A V2G é apenas uma das tecnologias que a Volvo Cars prevê como parte da oferta do ecossistema sob a alçada da Volvo Cars Energy Solutions onde se incluem ainda produtos vehicle-to-home (V2H) capazes de enviar energia de volta para casa e reduzir as faturas energéticas, bem como serviços vehicle-to-load (V2L) em que as baterias dos automóveis elétricos alimentam outros equipamentos.

Ao longo do tempo, prevê-se que, anualmente, a Volvo Cars Energy Solutions venha a gerar novas receitas significativas com produtos e serviços relacionados com a energia, bem como novos produtos que não eram anteriormente oferecidos pela Volvo Cars. Ao fazê-lo, a Energy Solutions está destinada a acrescentar valor ao negócio principal, ao quotidiano dos clientes e ao meio ambiente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)