Fundador da NIO percorre 1044 km utilizando 97% da energia da bateria de um NIO ET7
NIO pretende lançar marca dedicada exclusivamente à Europa com veículos com preço até 25 mil euros

Novo SUV eléctrico Nio ES8, todas as capacidades de um Tesla por metade do preço

By on 18 Dezembro, 2017

A start-up Nio lançou um novo SUV eléctrico de sete lugares com uma autonomia de 354 km, o ES8. 

A empresa sediada em Xangai deu início à comercialização do ES8 no mercado chinês. Beneficiando de incentivos públicos, a Nio definiu um preço inicial de cerca de 56.835 euros, quase metade do preço de um Tesla Model X.

Apesar da Nio ter sido fundada há apenas 3 anos, o ES8 está finalizado e exibe prestações muito semelhantes às do Model X. Todas as versões contam com chassis e carroçaria em alumínio, suspensão pneumática e tracção integral.

O sistema motopropulsor eléctrico é constituído por dois motores eléctricos, um em cada eixo. O ES8 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos, um tempo semelhante ao exibido pelo Tesla Model X 90D. A bateria de 70 kWh permite uma autonomia de 354 km de acordo com o ciclo NEDC, uma versão com um alcance de 500 km também está disponível. Tempos de recarregamento não foram divulgados.

Os proprietários do Nio ES8 podem trocar de bateria em 3 minutos em estações específicas ou recarregá-la via veículo de serviço que se descola ao local. O novo SUV está equipado com um sistema de condução autónoma parecido com o da Tesla, uma variedade de câmaras e sensores permitem que o veículo circule autonomamente em estradas principais e autoestradas.

Os 10.000 primeiros exemplares já foram vendidos. Não há confirmação oficial relativa ao lançamento do ES8 nos Estados Unidos e Europa, mas os responsáveis da Nio já demonstraram vontade em expandir a comercialização para além do mercado interno.

Vídeo: Nio ES8 – Nio Pilot Advanced Driver Assistance Systems (ADAS)

Vídeo: Nio ES8 Interior Design

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)